Home / Plantas / Como e Quando Podar o Hibisco? Como Plantar Hibisco Dobrado?

Como e Quando Podar o Hibisco? Como Plantar Hibisco Dobrado?

As plantas de hibisco, a fim de que prosperem, requerem bastante atenção. Podar o hibisco é uma ótima maneira de dar a essas plantas exatamente o que elas precisam. A poda ajuda a estimular o surgimento de brotos novos. Também rejuvenesce as plantas após sua longa soneca de inverno, incentivando-as a manter uma aparência atraente e um crescimento saudável e vigoroso.

Quando podar o hibisco geralmente depende de onde você mora. No entanto, a maioria das podas de hibisco ocorre durante a primavera. Na maioria das vezes, as plantas de hibisco podem ser podadas levemente no final do verão ou início do outono, mas nenhuma poda de hibisco deve ser feita durante o final do outono ou inverno.

Uma das desvantagens de esperar a poda no final da temporada é que as plantas podem não desenvolver tantos galhos e produzirão menos flores. Portanto, muitas vezes é melhor podar o crescimento morto ou fraco completamente depois que as plantas começam a brotar na primavera. De fato, a primavera deve ser o único momento para um corte completo. A poda de plantas de hibisco ajuda a rejuvenescê-las para o verão. As pontas dos galhos podem ser picadas ou podadas durante toda a temporada, no entanto, para incentivar um crescimento mais acidentado.

Como Podar o Hibisco?

Antes de podar o hibisco, verifique se suas tesouras de poda estão afiadas e limpas, de preferência esterilizadas com álcool gel, para evitar a propagação de qualquer doença pelos galhos afetados. Ao podar as plantas de hibisco, elas devem ser cortadas cerca de um terço do caminho de volta, deixando pelo menos dois a três nós nos galhos para o surgimento de um novo crescimento. Esses cortes devem ser feitos logo acima dos nós, deixando cerca de um quarto de polegada.

Remova qualquer crescimento fraco, doente ou morto, bem como galhos cruzados ou com pernas. Ramos que estão crescendo em direção ao centro da planta também devem ser removidos. Uma vez que as temperaturas tenham esquentado o suficiente no final da primavera, você pode ajudar a dar um impulso extra às flores, aumentando a quantidade de fertilizante

Uma poda leve em partes do hibisco incentiva a planta a criar mais galhos, o que resulta em uma amostra mais completa. Mais galhos equivalem a mais lugares para as flores desabrocharem, resultando em um hibisco exuberante e de aparência saudável. Podar o hibisco para remover galhos mortos ou doentes também ajuda a planta a se manter saudável. É também a melhor maneira de incentivar a forma geral do hibisco.

Como Limpar a Planta de Hibisco?

O deadheading,  ou seja, o processo de remoção de folhas e flores murchas e desbotadas – beneficia muitos tipos de flores, incluindo o hibisco, pois ajuda a planta a redirecionar sua energia para criar mais flores. Inspecione a planta a cada dois dias em busca de folhas e flores que terminam de florescer.

O objetivo é eliminar antes que as vagens emerjam, pois esse é outro estágio da vida útil da flor. Pegue o caule da flor murcha individual e encaixe-o onde se junta à planta, sem causar danos a esse ramo ou caule maior. Se você preferir usar ferramentas, as podadoras manuais são ideais, agilizando o processo ao eliminar muitas folhas e flores.

Características da Planta de Hibisco

Um hibisco pode ser uma planta tropical tenra ou uma planta perene resistente, dependendo da variedade. As variedades de hibisco tropical não toleram bem o frio.  Mesmo assim, um hibisco tropical pode ser mantido ao ar livre em um vaso em climas mais frios e depois levado para dentro de casa quando as estações do tempo frio se aproximam. As variedades perenes de hibisco toleram os invernos e morrem de novo todos os anos.  As folhas de um hibisco perene tendem a ser de cor mais clara do que em seus parentes tropicais. Surpreendentemente, as flores em uma variedade perene resistente também são geralmente maiores do que no hibisco tropical.

Planta de Hibisco

As plantas de hibisco tendem a ficar altas e esbeltas, às vezes tanto que a planta se torna pesada com caules inclinados em direções diferentes, fazendo com que o hibisco pareça escasso no meio. A poda seletiva é a chave para o preenchimento de áreas esparsas em um hibisco no estilo arbusto, além de ajudar uma planta alta e fina demais para se ramificar para fora. Identificar os nós das folhas é a chave para orientar o novo crescimento à medida que você poda a planta.

Podas no Hibisco Perene

A poda não é recomendada para o hibisco perene, pois isso pode afetar seriamente o crescimento da planta na primavera seguinte, causando a morte de galhos. Em vez disso, deve-se esperar até quando as temperaturas começarem a subir para podar a planta.

Isso pode até ser feito quando o novo crescimento começar a se formar, mas certifique-se de cortar apenas o crescimento antigo. Apare virtualmente toda a planta (que não seja um crescimento novinho em folha) até cerca de quinze centímetros acima do solo, mantendo as hastes aproximadamente do mesmo comprimento.

Podas no Hibisco Tropical

As variedades tropicais podem ser podadas a qualquer momento durante a estação de crescimento para ajudar a moldá-las e remover galhos mortos. Um hibisco tropical também pode ser cortado no final do outono, quando a estação de crescimento se aproxima do fim e a planta entra em dormência. Como nas variedades perenes, nunca remova mais de 1/3 da planta de cada vez.

Hibisco Tropical

Podas do Hibisco em Vasos

Ao lidar com hibiscos em vasos trazidos para dentro do inverno, quando podá-los, depende de onde você guarda a planta. Se você o colocar em um local fresco e escuro, como um porão, guarde a poda até o final do inverno ou o início da primavera. Se você o mantiver em um ambiente ensolarado e quente em estilo estufa  sinta-se à vontade para podar as hastes no outono depois de levar a panela para dentro de casa.

Como Plantar Hibisco Dobrado?

O hibisco dobrado pode ser propagado muito bem por estacas. Isso se aplica ao hibisco interno, bem como ao arbusto de hibisco. Durante a propagação por estacas, uma planta completamente idêntica se desenvolve, por assim dizer um clone. Por outro lado, você também pode usar sementes para semear.

Como o hibisco produz frutos de pequenas cápsulas, você também pode coletar sementes. Muitos amantes de plantas trazem sementes de seus destinos de férias. Ao semear, lembre-se de que, desde a germinação da semente até o crescimento de uma planta elegante, pode levar vários anos.

Hibisco Dobrado Vermelho

Ao plantar, haverá um buraco grande o suficiente no chão. Antes do plantio, é recomendável colocar a bola de raiz em um balde cheio de água morna.  Depois, a bola é inserida no chão, amontoada com terra fresca do jardim e pressionada com firmeza. Regue-o bem, para que as raízes possam crescer adequadamente com o novo solo. A drenagem da água ainda deve ser garantida.

Veja também

Qual Planta Serve Para Inflamação?

As plantas são usadas, desde muito tempo atrás, para curar diversos problemas de saúde. Assim, …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *