Home / Plantas / Como Usar o Alecrim? Pra Que ele Serve? Qual a Utilidade?

Como Usar o Alecrim? Pra Que ele Serve? Qual a Utilidade?

Usado como tempero e como remédio desde os tempos antigos, o alecrim é originário da região do Mediterrâneo e tornou-se umas das ervas mais conhecidas e usadas no mundo todo, inclusive no Brasil.

Da mesma família da hortelã, da menta e do orégano, o alecrim é usado para dar cheiro a comida e também a aromatizantes. Pode ser usado seco ou fresco, em pó, óleo ou chá. Independente do modo como é usado, ele tem diversas propriedades importantes para saúde e para que o corpo funcione bem.

De nome científico Rosmarinus officinalis, o alecrim é encontrado em lojas de produtos naturais, supermercados, feiras e farmácias de manipulação. Você também pode comprar uma muda e plantá-lo em sua casa. Neste artigo apresentamos suas principais características e as melhores formas de usá-lo, confira.

Propriedades e Nutrientes do Alecrim

O alecrim possui folhas estreitas e pontiagudas. Seu caule é lenhoso, muito ramificado e tem o formato de arbustos. Mede em média 1,2 metros, mas a planta pode chegar até 2 metros de altura. suas folhas são verde-acinzentado na parte de baixo e verde brilhante em cima, enquanto suas flores são azuis.

A planta não precisa de cuidados especiais e floresce durante todo o ano. Além disso possui um aroma agradável e forte e tem diversos nutrientes e vitaminas:

  • Vitamina A: importante para a pele e para os olhos, é antioxidante e ainda ajuda a prevenir infecções.
  • Vitamina C: melhora a imunidade, tem ação antioxidante, previne derrames, evita envelhecimento da pele e ajuda na resistência dos ossos.
Rosmarinus Officinalis
  • Vitamina K: ajuda na coagulação do sangue e na fixação de cálcio nos ossos.
  • Vitaminas B1 e B2: ajudam o corpo a usar a glicose, os aminoácidos e os ácidos graxos de forma eficiente.
  • Compostos fenólicos: que exercem atividades antioxidantes, anti-carcinogênicas e anti-inflamatórias.

O alecrim é ainda uma ótima fonte de cálcio, ferro, magnésio, potássio, fosforo e vitamina B6, todos essências para nosso organismo.

Onde Encontrar Alecrim

O alecrim é uma planta que tem produção durante todo o ano, sendo assim está sempre disponível nos mercados e feiras.

O alecrim fresco é o que mais possui nutrientes e sabor. Para escolher, opte por aqueles que tem folhas verde clara e que não tenha manchas. Inclusive, é possível guardar o alecrim em potes ou sacos por várias semanas. Se optar pela planta seca, dá para armazenar por vários meses em casa se deixar em um ambiente livre de umidade.

Você também pode plantá-lo em vasos ou na horta. Além disso, o alecrim pode ser mantido dentro ou fora de casa. O que ele mais precisa é de um local iluminado, com pouco vento e ser molhado algumas vezes na semana.

Como Usar o Alecrim

O alecrim pode ser usado para fazer temperos, chás, óleos e aromatizantes. No tempero, pode ser usado alecrim fresco ou seco. Porém, é bom tomar cuidado para não exagerar no alecrim seco, pois ele tem sabor mais concentrado.

Como possui sabor intenso e um aroma bastante particular, o alecrim combina com peixes, frango e carne suína. Também pode ser usado em molhos a base de tomate, sopas ou ainda para aromatizar azeite de oliva.

O chá dessa planta apresenta inúmeros benefícios:

  • Melhora a digestão de forma rápida, combatendo a azia, gases, constipação e até falta de apetite.
  • Pode ser usado como antibiótico natural, sendo muito eficaz em vômitos, diarreias e infecção urinária.
  • É expectorante, auxiliando no combate a tosses e gripes, além de combater a asma.
  • É diurético e desintoxicante, podendo ser usado por quem quer emagrecer e acabar com a retenção de líquidos.
  • Combate o cansaço mental, auxiliando no funcionamento do cérebro, assim, ajuda em momentos de stress. Além disso, o alecrim ajuda evitar a perda de memória, podendo ser um aliado no combate contra o Alzheimer.
  • Auxilia no funcionamento do fígado, sendo bom para ajudar a purifica-lo.
  • Ajuda a controlar a diabete, pois baixa a glicose e aumenta a insulina.
  • Seu consumo é bom no combate de inflamações, ajudando a aliviar dores, desconfortos e edemas.
  • Melhora a circulação e evita a trombose, sendo bastante indicado para se tomar após realização de cirurgias.
  • Conforme estudos, o chá de alecrim ajuda a diminuir tumores, sendo um possível medicamento contra o câncer.
  • O chá sem açúcar pode ser usado para lavar os cabelos. Isso porque ele ajuda a fortalecer os fios e a diminuir a oleosidade. É ainda ótimo para combater a caspa e auxilia no crescimento do cabelo.

Devido ao forte cheiro e sabor cítrico e também por ser antibacteriano, o alecrim age bem contra mal hálito. Para aproveitar esse benefício, basta fazer gargarejo com água quente e algumas folhas da planta, assim ele mata as bactérias da boca e deixa o hálito refrescante.

Além disso, o alecrim pode ser usado em banhos por quem tem reumatismo e ainda em óleos para aromaterapias e massagens. Também é usado para fins religiosos e na perfumaria, pois contém princípios ativos com propriedades tônicas, excitantes e estimulantes.

Efeitos Colaterais

Apesar de ser benéfico para saúde e saudável, se consumido em doses muito grandes, o alecrim pode causar alguns problemas, como:

  • Vomito
  • Espasmos
  • Líquidos nos pulmões
  • Irritação nos rins
  • Vermelhidão na pele
  • Maior sensibilidade ao sol
  • Reações alérgicas
  • Sangramento no útero
  • Coma

Além disso, mulheres grávidas ou que estão amamentando devem evitar seu uso, pois ele causa aborto espontâneo e estimula a menstruação. Também quem possui alergia a aspirina deve evitar o uso, pois o alecrim possui o salicilato, que é uma substancia parecida com ela.

Seu consumo deve ser evitado por quem sofre com convulsões e também por quem tem pré-disposição a hematomas, pois ele aumenta os riscos de sofrer com isso. Além disto, por ser diurético, o alecrim pode afetar no funcionamento de medicamentos.

O consumo excessivo do chá de alecrim pode causar intoxicação, problemas gastrointestinais e nefrite. Por isso, não é recomendado consumir mais que 4 xicaras do chá por dia.

 

 

 

Veja também

Como Usar a Canela Para Emagrecer?

A canela, assim como o cravo, noz-moscada, gengibre, açafrão, pimenta-do-reino, cúrcuma e outros, é considerada …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *