Home / Plantas / O Que é Hibisco e Para que Serve?

O Que é Hibisco e Para que Serve?

Você sabe o que é o hibisco? Para que serve? A planta é muito cultivada no Brasil, mas possui suas origens no Sudeste asiático. 

Devido a sua pele e as propriedades medicinais, o hibisco foi amplamente difundido pelo mundo todo. A planta ficou famosa pelo chá de seus botoes secos e hoje é cultivada em muitos países de clima tropical. 

Continue acompanhando e veja o que é o hibisco, a histórias da planta, para que serve e como fazer um delicioso chá para aumentar sua imunidade e elevar sua saúde. 

O Que É O Hibisco?

Muito conhecido pelo seu chá, o hibisco é uma planta que pode facilmente ser cultivada na sua casa. Ele se adapta muito em diferentes ambientes e temperaturas.

O hibisco é uma planta, conhecida sobretudo pelos seus poderes medicinais. Mas além disso, é uma bela flor e dá um lindo aspecto visual ao ambiente.

A planta é oriunda da China, mais precisamente do Sudeste Asiático e começou a ser utilizada de modo medicinal nesta região. Quando está em regiões com temperaturas mais quentes, ela é capaz de florescer o ano todo. 

Com o passar dos anos, a planta logo foi difundida por diferentes regiões do globo, sobretudo com climas tropicais. 

Sendo assim, aqui no Brasil ela teve excelente adaptabilidade é amplamente cultivada em diferentes regiões do país. Seja para o consumo chá ou mesmo fins ornamentais, devido a rara beleza de suas plantas. 

Na região Norte do continente africano, a flor do hibisco também é muito cultivado, mas por lá, ela é utilizada sobretudo para refrescar a temperatura com banhos por meio da essência da flor. 

A flor do hibisco é um símbolo para o povo do Havaí. A planta também é muito cultivada por lá. Além desses decorrentes usos, ela ainda é utilizada pelas indústrias de cosméticos. 

O hibisco está dentro da família Malvaceae e é classificada dentro do gênero hibiscus, onde há diversas variações da planta. 

Estima-se que dentro dessa família de angiospermas, estão presentes mais de 700 espécies e subespécies, dividas em 9 gêneros. 

O hibisco chama atenção de todos devido as suas belíssimas e exuberantes flores. Elas possuem as pétalas enrugadas nas extremidades, são grandes se comparadas com outras e podem possuir diferentes colorações, a mais comum é vermelho ou rosa. 

Sua árvore, forma-se como arbusto e se tiver espaço para crescer, pode facilmente ultrapassar os 2 metros de altura. Como foi dito acima, as flores são grandes, porém, existem variações que florescem com mais frequência e apresentam flores menores e mais enrugadas.

Porém, a mistura de cores é algo muito recorrente, tendo em vista as diferentes colorações que a planta pode apresentar, desde vermelho, rosa e roxo até amarelo e branco. 

Mas afinal, para que serve o hibisco? Qual a sua real função dentro do organismo humano? Confira a seguir! 

Para Que Serve O Hibisco?

O hibisco é uma planta muito utilizada para fins medicinais. Isso porque ela é capaz de controlar e reduzir o colesterol do organismo humano, além de curar depressão e outros sintomas. 

O hibisco é consumido sobretudo a partir do chá da planta, ele pode ser feito com muita facilidade e em alguns minutos, você já pode estar usufruindo dos benefícios que ele oferece. 

Ele cura diferentes tipos de enfermidades. É rico em propriedades, como cianidina, hibiscina, delfina, também conhecidas como antocianinas. E mais, ela contém ácido cítrico, flavônicos, hibisco que ajudam e a auxiliam a circulação sanguínea. 

Chá de Hibisco
Chá de Hibisco

Então para que serve o hibisco? Veja a seguir alguns benefícios e principais usos da planta! 

Colesterol

Devido aos seus antioxidantes, o hibisco consegue reduzir o nível de colesterol no corpo. São suas propriedades que agem no organismo humano e refletem na saúde. 

O chá de hibisco pode ser consumido por pessoas que apresentam diabetes, ou variações de açúcar no corpo, pois ele reduz os níveis. Porém, para quem já possui nível baixo de açúcar no sangue, não é indicado.

Pressão Arterial

Medindo a Pressão Arterial
Medindo a Pressão Arterial

Como o hibisco possui propriedades extraordinárias, além do colesterol, ele também reduz os níveis da pressão arterial, e deve ser consumido sobretudo por pessoas que possuem hipertensão. 

O chá é muito indicado, pois possui propriedades cardioprotetoras e mantém a pressão arterial com o nível ideal e auxilia quem sofre com problemas cardiovasculares. 

Antidepressivo

O hibisco é rico em propriedades que auxiliam a ansiedade e a depressão, são conhecidas como flavonóides e causam sensações de relaxamento e tranquilidade no corpo. 

Ajuda Emagrecer

O chá de hibisco é poderoso, ele é capaz de inibir a absorção de glicose no corpo e como consequência, auxilia o emagrecimento, já que reduz a quantidade de açúcar no sangue. 

Além disso, o chá ajuda o corpo a eliminar toxinas. Que tal fazer um delicioso chá de hibisco e usufruir dos benefícios citados acima? Veja abaixo a receita e os passos para fazê-lo.

Tomando Chá de Hibisco Para Emagrecer
Tomando Chá de Hibisco Para Emagrecer

O Chá De Hibisco: Como Fazer?

O hibisco é uma planta rica em propriedades e auxilia a saúde de diferentes maneiras. Para fazer o chá da planta é simples, você vai de precisar de: 

  • 2 colheres ou sachês de hibisco seco
  • 1 litro de água
  • peneira

Modo De Preparo:

  1. O primeiro passo é colocar a água para ferver, quando notar que as primeiras bolhas já estão subindo, desligue. Evite deixar muito tempo a água fervendo.
  2. Então coloque as folhas ou sachês de hibisco, tampe o recipiente e espere cerca de 10 minutos. 
  3. Abra e passe pela peneira todo o líquido até que as folhas sejam removidas e fique apenas o chá. 

Pronto! Seu chá de hibisco já pode ser consumido. Lembre-se de não esquenta-lo novamente para que suas propriedades sejam preservadas. 

É muito simples fazer um chá de hibisco e aproveitar todos os benefícios que a planta oferece. Se você gosta de cultivar plantas e flores, por que não realiza plantios de hibisco? Suas flores são muito bonitas e muito agradáveis. Elas podem ser plantadas tanto em vasos, quanto em jardins, desde que recebam grande quantidade de iluminação solar. 

Gostou do artigo? Agora que você já sabe as maravilhas do hibisco, compartilhe com seus amigos e amigas nas redes sociais!

Veja também

Cactos no Vaso

Para Que Serve o Cacto? O Que Simboliza Cacto?

O reino das plantas prospera onde a luz do sol e a água se interligam. …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *