Home / Plantas / Para Que Serve a Flor de Hibisco?

Para Que Serve a Flor de Hibisco?

O hibisco é amplamente conhecido por suas flores atraentes que não têm fragrância.  O hibisco pertence à família Malvaceae, e seu nome científico é Hibiscus rosa-sinensis. As flores de hibisco e a planta têm propriedades medicinais. Na maioria das partes da Índia, nenhum jardim é completo sem pelo menos uma planta de hibisco.A maioria dos jardins e parques públicos têm uma variedade de plantas de hibisco com flores coloridas.

Características da Planta

É uma planta sempre – verde com aproximadamente 150 a 270 cm de altura . Possui galhos e tronco fortes; as folhas são verde-escuras, brilhantes, lisas e ovais.  Esta planta não produz frutos. As flores são encontradas em vários tons, como vermelho, branco, amarelo e laranja.  As flores de hibisco vermelho são muito comuns e amplamente utilizadas para fins medicinais. As flores de hibisco vêm em todas as variedades, formas, tamanhos e cores. Eles parecem muito ornamentais em qualquer jardim e são resistentes, durando muitos anos.

Cuidados com a Planta

Planta de hibisco prospera com a umidade. É essencial pulverizar levemente a planta todos os dias para fazer com que ela pareça saudável e no seu melhor. A planta de hibisco também precisa de muito fertilizante durante as fases de crescimento e, uma vez que a planta amadureceu, ela não exige muito fertilizante. Algumas plantas de hibisco crescem selvagens, as plantas cheias de flores deslumbrantes com absolutamente nenhum cuidado especializado, exceto o que a natureza fornece na forma de luz e água e elas parecem prosperar e crescer ainda melhor do que as encontradas em jardins bem cuidados.

Para Que Serve a Flor de Hibisco?

As pessoas usam o hibisco para condições como pressão alta, colesterol alto, aumentar a produção de leite materno, infecções e muitas outras condições, mas não há boas evidências científicas para apoiar a maioria desses usos.

Os ácidos da fruta no hibisco podem funcionar como um laxante. Alguns pesquisadores pensam que outros produtos químicos no hibisco podem reduzir a pressão sanguínea; reduzir os níveis de açúcar e gorduras no sangue; diminuir espasmos no estômago, intestinos e útero; reduzir o inchaço; e trabalhar como antibióticos para matar bactérias e vermes.

Hibisco promove o crescimento do cabelo e evita o envelhecimento prematuro do cabelo, reduzindo o calor excessivo do corpo , estimulando a circulação sanguínea no couro cabeludo e aumentando o suprimento de nutrientes essenciais para os folículos capilares.

Óleo de Hibisco

Ferva flores de hibisco e sementes de feno – grego em óleo de coco . Deixe esfriar, coe e guarde em uma garrafa. Use este óleo regularmente para massagear o couro cabeludo.  Uma aplicação da pasta de folhas de hibisco macias e frescas com água cura problemas de pele do couro cabeludo, como coceira, queimação, etc.

Mergulhe 10 pétalas de flores de hibisco em 500 ml (2 xícaras) de água durante a noite.

Na manhã seguinte, aperte as flores com as mãos e retire da solução.

Aplique o líquido filtrado no seu cabelo.

Cubra o cabelo com uma touca de banho.

Enxague com água morna após 20 minutos.

Óleo de Hibisco
Óleo de Hibisco

Tratamento da Calvície

As raízes do cabelo são danificadas devido ao calor excessivo do corpo. Para tratar essa condição, cole 6 a 8 folhas e flores de hibisco e aplique na cabeça (principalmente nas partes afetadas do couro cabeludo). Deixe a máscara por 3 horas e lave com água morna . Repita isso duas vezes por semana. Ajuda a reabrir os poros, fornece nutrição ao couro cabeludo e promove o crescimento do cabelo.

Ação Anti-Hemorrágica

Devido  às propriedades anti-hemorrágicas, as flores de hibisco são amplamente utilizadas no tratamento de espinhas, distúrbios hemorrágicos ou gengivas hemorrágicas. Eles são bons para o coração e eficazes na redução da pressão arterial.  O hibisco é amplamente utilizado em condições ginecológicas, como sangramento menstrual excessivo (menorragia, polimenorreia, polimenorragia e metrorragia). O hibisco também é útil no tratamento da menstruação dolorosa .

Tratamento da Anemia

O hibisco tem muitas propriedades medicinais, serve para aumentar a contagem sanguínea entre pessoas anêmicas . A variedade vermelha brilhante que é comumente encontrada em países tropicais é a melhor. As flores são fervidas em um pouco de água e misturadas em uma batedeira com sementes de cominho torrado e sal e consumidas após a diluição até o nível necessário, para aumentar a quantidade de hemoglobina .

Como Preparar o Chá de Hibisco

Adicione 5 pétalas de hibisco a um copo de água fervente. Após 2 minutos de ebulição, retire do fogo. Coe e deixe esfriar para aquecer. Adicione açúcar orgânico, se desejar.

Se as flores de hibisco não estiverem disponíveis com facilidade, uma colher de chá de pó de flores secas pode ser usada.

Chá de Hibisco
Chá de Hibisco

Após vários meses de uso regular, o calor do corpo restaurará seu equilíbrio. Qualquer perda de sangue no passado será corrigida e o nível sanguíneo aumentará sem efeitos colaterais.

Em caso de depressão e alterações de humor durante a menopausa, pegue as pétalas de hibisco branco e ferva-as por 3-4 minutos. Tome uma xícara da decocção por dia. Ao equilibrar os hormônios naturalmente , o hibisco ajuda a superar as mudanças de humor e a fraqueza mental .

Combate a Acne

O hibisco cura áreas inchadas e outros tipos de problemas de pele, como prurido, queimação, etc. Prepare a pasta de folhas de hibisco macias e frescas moendo-as com água. Aplique a pasta em áreas inchadas . O alívio pode ser esperado em alguns minutos.

Acne
Acne

Adicione pó de hibisco ou pasta de flores frescas de hibisco às máscaras faciais para ter uma pele clara e radiante. Foi demonstrado que o extrato de hibisco funciona como um agente anti-solar absorvendo a radiação ultravioleta , reduzindo os sinais de envelhecimento topicamente.

Beneficia as Funções Hepáticas

O chá de hibisco pode ter um efeito diurético refrescante no corpo . Também beneficia o fígado e ajuda a aliviar a constipação. O sabor doce do hibisco, a potência fria e as propriedades adstringentes proporcionam um alívio refrescante do calor do verão . O hibisco esfria o fígado e reduz o calor do sangue expurgando a bile quente da vesícula biliar. Com seus altos níveis de antioxidantes, o hibisco reduz a inflamação sistêmica de baixo grau quando o sistema linfático está congestionado .

O hibisco é um remédio tradicional para pressão alta devido à sua ação diurética e propriedades para afinar o sangue, o hibisco pode  desintoxicar o fígado e a bílis, combater a inflamação e o congestionamento linfático , melhorar a circulação sanguínea e diminuir a pressão sanguínea naturalmente . Uma xícara de chá de hibisco por dia é suficiente.

As propriedades adstringentes e refrescantes do hibisco acalmam o estômago, reduzindo o apetite a níveis naturais. As qualidades diuréticas e de afinamento do sangue do hibisco o ajudarão a obter uma cintura menor e a melhorar o humor.

Veja também

Hibiscus Sabdariffa

Qual é o Hibisco Comestível? Qual Serve Para Fazer Chá?

Muitas flores são muito boas para a produção de chás e de outros produtos naturais, …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *