Home / Plantas / Quando o Amendoim foi Introduzido no Brasil? Onde Foi?

Quando o Amendoim foi Introduzido no Brasil? Onde Foi?

O amendoim é originário da América do Sul, de países como o Brasil, Bolívia, Paraguai e também do norte da Argentina. E existe a milhares de anos, tendo desempenhado um papel fundamental na alimentação dos Incas, e também de outros índios nativos do México e da América do Sul.

A propagação do amendoim teve início pelas várias regiões da América do Norte, América Latina e do México. Foi introduzido na Europa no séc. XVIII. E, no século XIX, passou a ser difundido do Brasil em direção à África. Os responsáveis pelo descobrimento do amendoim no Novo Mundo, e por sua disseminação na África foram os portugueses e os espanhóis. Do Peru, ele foi difundido para a China, para a Índia, Filipinas e para o Japão.

Após ser plantado em vários países da África, o amendoim floresceu e, desde então, passou a integrar os hábitos alimentares locais. Inclusive, ele chegou até a ser reverenciado como um alimento sagrado. Ele era transportado, quando começou o comércio de escravos, em barcos que saíam da África em direção à América do Norte. E foi dessa forma que o amendoim foi disseminado nessa região.

Foi no século XIX que a popularidade do amendoim aumentou bastante nos Estados Unidos. E isso se deve, principalmente, a duas pessoas: Missouri, que era um médico de St. Louis. Ele plantou e produziu a manteiga do amendoim. E que também prescrevia o consumo de amendoim aos seus pacientes em virtude do seu alto poder nutritivo, e baixo carboidrato.

E a outra pessoa foi George Washington Carver. Ele sugeriu aos agricultores que plantassem o amendoim em campos de algodão que a Guerra Civil havia destruído. George Washington também descobriu mais de 300 maneiras de consumir o amendoim.

Atualmente, os principais países produtores de amendoim são a Nigéria, a China, os Estados Unidos e a Indonésia.

O Amendoim na América Latina

O país que mais produz amendoim na América Latina é a Argentina. Dentre as demais produtoras no mundo, o país figura em 9° lugar. Aqui no Brasil, é produzida a paçoca, que é um doce feito de amendoim moído, sal e açúcar. Além de muitas outras formas de usar.

Na Colômbia, esse alimento também é consumido de diversas formas diferentes. No Chile, a forma mais comum de encontrar o amendoim é como lanche, que pode ser feito de forma industrializada ou artesanal.

Em Cuba, o amendoim também é muito popular. E costuma ser vendido pelos “Maniseros” pelas ruas. Eles vendem as sementes torradas e embaladas em cones. No Equador, ele também é um alimento muito consumido, e muito presente em determinadas províncias costeiras, e também na de Manabí, em que o seu uso no preparo de alguns pratos é bem comum, como frutos do mar e misturado com banana.

Na Espanha, o amendoim é consumido tanto cru quanto assado. No Peru, ele está presente no preparo de alimentos doces e salgados.

Curiosidades Sobre o Amendoim

O amendoim é um alimento repleto de benefícios para a nossa saúde. E, como se não bastasse, ele também é muito saboroso, e pode ser usado no preparo dos mais variados pratos, principalmente doces.

Curiosidades Sobre o Amendoim
Curiosidades Sobre o Amendoim

Abaixo, listamos algumas curiosidades sobre esse alimento que, talvez, você ainda não saiba. Confira!

  • O amendoim é uma fonte rica em vitaminas do complexo B, muito importante no processo digestivo.
  • Até mesmo os diabéticos podem consumir o amendoim, pois ele contribui para o controle do índice glicêmico.
  • O amendoim também pode ajudar na dieta, pois aumenta a sensação de saciedade, devido às fibras que possui. Além do mais, ele também ajuda a acelerar o metabolismo, contribuindo para a perda de peso.
  • O amendoim é um alimento rico em fibras, que são fundamentais para o bom funcionamento do intestino.
  • É também bom para as funções cognitivas, pois ajuda a manter o nível do fluxo sanguíneo em nosso cérebro.
  • O amendoim é rico em antioxidantes também, que ajudam muito na saúde da pele, pois combate os radicais livres, que causam o envelhecimento precoce das células do nosso corpo.
  • É bom para a saúde do coração, pois ajuda a evitar que gordura se acumule nas paredes das artérias, além de melhorar o fluxo sanguíneo.
  • Para quem pratica atividade física, esse alimento também pode ser muito útil, pois fornece energia para o nosso organismo.
  • Esse alimento ajuda a evitar o mau-humor. O amendoim contém triptofano em sua composição, é uma substância que atua na produção de dos hormônios importantes para melhorar o humor.
  • O governo norte-americano usou o amendoim, como uma fonte suplementar de proteína, na 1° metade do séc. XX. Foi então que a pasta de amendoim começou a se popularizar no país, para substituir a manteiga, que era consumida no café da manhã.
  • O amendoim é muito importante economicamente, em especial na indústria alimentar. Existem algumas variedades do alimento que, devido a elevada quantidade de lipídeos que possuem, são usadas até mesmo na produção de óleo de cozinha.
  • O amendoim é rico em vitamina E e em vitamina B3. Conforme especialistas, como o amendoim possui vitamina B3, ela tem ação vasodilatadora, que promove a liberação da histamina, e atua aumentando a libido, ou secreção vaginal.

Enquanto que a vitamina E ajuda a formar os hormônios sexuais, contribuindo para o aumento do apetite sexual. É por isso que esse alimento tem a fama de ser afrodisíaco.

A Forma Certa de Consumir o Amendoim

Ainda que o amendoim seja um alimento muito nutritivo, ele não deve ser consumido sem critérios, em grandes quantidades. Ainda mais se tratando das versões industrializadas do produto, nas formas de pastas, manteigas, e etc.

Em muitas dessas formas, costuma haver muito sódio, que acaba reduzindo os benefícios que o alimento oferece ao nosso organismo, além de aumentar o risco de doenças cardiovasculares.

Se quiser, realmente, comprar o amendoim industrializado, dê preferência para aqueles que que tenham o selo da Fundação Pró-Amendoim. Essa fundação é responsável por fiscalizar todas as etapas do processo de produção do amendoim, de maneira a certificar a sua procedência. E evitando o surgimento da aflatoxina, que é uma substância que há no fungo, e que pode contaminar o amendoim.

O amendoim também não deve ser consumido cru. O ideal é torrá-lo antes.

Veja também

Cactos no Vaso

Para Que Serve o Cacto? O Que Simboliza Cacto?

O reino das plantas prospera onde a luz do sol e a água se interligam. …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *