Home / Animais / Raça de Cavalo Morgan: Características, Fotos e História

Raça de Cavalo Morgan: Características, Fotos e História

Os cavalos em geral, são animais populares. Praticamente todos já viram, já ouviram falar ou já tiveram algum contato com cavalos. Certamente, em algumas regiões, inclusive as mais rurais, cavalos são muito mais comuns, pois são mais utilizados no dia a dia das pessoas. Assim como qualquer outro ser vivo, cavalos são divididos em diversas espécies. Considerando que muitas vezes são domesticados e treinados, é importante conhecer as raças e suas características, isso porque algumas raças são mais obedientes enquanto algumas são indomáveis. Conheça mais sobre a raça Morgan.

Sobre a Raça Morgan: História

Por muitos anos essa raça não foi tão valiosa. Quando essa raça ainda era chamada de Figure, ela foi oferecida como forma de pagamento de uma dívida, pois seu valor era baixo, poderia ser usado como ‘objeto de troca’. Nesse período, seus serviços se resumiam a lavoura, movimentação de cargas, entre outros.

Com o passar do tempo, foi-se percebendo a força e coragem dessa raça. Justin Morgan foi o primeiro dono que percebeu essa força e potencial nesses cavalos, por isso ele quem batizou a raça. Além de batizar, ele cruzou essa raça com as éguas para que se fortalecessem e então iniciou a propagação da raça Morgan.

O tempo passava e o potencial dessa raça era cada vez mais percebido. Logo ele era usado para competições, guerras e grandes expedições. No século XIX os cavalos Morgan foram reconhecidos e registrados como uma raça.

Características da Raça Morgan

Assim como a maioria das raças de cavalos, os morgans são robustos, fortes e firmes. Seu corpo é musculoso, peito largo, olhos grande e orelhas pequenas. Uma das coisas que mais os distingue de outras raças é sua elegância no trote. Isso fez com que fossem utilizados muitas vezes para desfiles e corridas. Eles podem viver cerca de 30 anos, podem chegar a 170 centímetros de altura, e seu peso pode chegar até meia tonelada. Apesar de musculoso e forte, seus músculos se mostram menos que outras raças. Seu pescoço é longo, suas articulações são muito bem desenvolvidas. Suas cores podem variar entre branco, marrom, preto e caramelo. As malhas e manchas podem significar que não são raça pura.

Características da Raça Morgan
Características da Raça Morgan

Além de sua força e elegância, são mansos, resistentes, muito inteligentes e nobres. É muito conhecido por ser uma raça que ‘escolhe seu dono’. São corajosos e todas essas qualidades fizeram deles uma das principais raças nos Estados Unidos.

Preço de Cavalo Morgan

As qualidades e dotes dessa raça fazem com que ela seja muito mais valiosa. Para adquirir um cavalo é necessário entender o que o faz um cavalo de raça pura. Isso é importante para que não seja lesado na compra.

Preço de Cavalo Morgan
Preço de Cavalo Morgan

Nenhum cavalo Morgan de raça pura vai custar menos que R$15.000,00 a não ser que esteja em péssimas condições, e se esse for o caso, os cuidados totalizarão o valor para obter um Morgan de respeito. Exemplares registrados, vacinados e bem cuidados podem chegar ao valor de R$50.000,00.

Cuidado Com Cavalos: Raça Morgan

Basicamente, todos os cavalos precisam de cuidados. Quando são domesticados, adestrados ou comprados, essa responsabilidade do cuidado deve ser do dono, portanto, ao comprar, é necessário ter ciência de que os custos vão além do valor do cavalo e inclui todos os cuidados necessários para que ele se desenvolva e seja saudável.

  • Cuidados Veterinários: O primeiro e principal cuidado ao adquirir ou nascer um novo Morgan, é providenciar as vacinas. Profissionais veterinários podem aplicar e indicar remédios vermicidas, carrapaticidas, entre outros. Lembrando que, consultas periódicas e remediação preventiva pode evitar urgências e doenças graves.
  • Espaço: Cavalos precisam de espaço. É importante que tenham um estábulo para descanso e proteção, porém é necessário um espaço aberto para que se exercitem e corram. Caso fique muito tempo enclausurado, ele poderá contrair doenças e até ficar depressivo. O ideal é um espaço em que ele se movimente até 10 km por dia. Esse é o natural dele. Além disso, suas baias de descanso devem conter agua fresca, uma boa cama e bebedouros a sua altura.
  • Limpeza: Periodicamente é necessário limpar e dar banho no cavalo. Não precisam ser banhos semanais, pois isso também pode fazer mal. Mas mensalmente ou quinzenalmente, eles precisam ser limpos e escovados. No banho também se faz uma analise da pelugem e uma certificação de que não há parasitas como carrapatos.
  • Remédios preventivos: Depois dos banhos, é importante a aplicação dos remédios indicados para equinos. Eles podem prevenir que insetos indesejados subam e incomodem o cavalo.
  • Treinamento: Uma linguagem em comum entre o dono e o cavalo farão com que eles exerçam sua inteligência. Os morgans aprendem comandos com muita facilidade, portanto é importante usufruir da inteligência deles. Isso também contribui com a saúde mental do cavalo.
  • Alimentação: Assim como a maioria dos equinos, o que sustenta os morgans é o capim. Um bom pasto é suficiente para manter o cavalo, a não ser que o objetivo da criação seja para treinamento, nesse caso, existem rações com proteínas e nutrientes necessários para o desenvolvimento de força e resistência do cavalo. De qualquer forma, a suplementação é importante para qualquer cavalo.
  • Cuidados odontológicos: Assim como para os humanos, a saúde dos cavalos se inicia pela boca. Periodicamente é necessária uma consulta odontológica para a manutenção dos dentes. Caso não seja feita, eles podem apodrecer e isso causará um dano muito sério na saúde do cavalo. Sua alimentação será prejudicada, ele poderá perder peso e ficar desnutrido.
  • Casco e ferraduras: Um conhecimento popular é que os cavalos precisam de manutenção em suas ferraduras e cascos. O bom cuidado nesse aspecto pode prevenir complicações em suas articulações.

Benefícios do Contato com Cavalos

Muitos não sabem, mas o cavalo é utilizado para tratamentos terapêuticos. Além do uso científico, andar a cavalo periodicamente ou aprender mais sobre equitação, pode aumentar a autoconfiança, relaxar e esvaziar a mente, pode aproximar o contato com a natureza, estimular as articulações e músculos, além de ser um novo aprendizado, ou seja, um novo exercício mental.

Benefícios do Contato Humano com os Cavalos
Benefícios do Contato Humano com os Cavalos

Cavalos são usados para tratamento de autismo, ansiedade, stress, entre outros. O convívio pode acalmar e liberar químicas necessárias no nosso organismo.

Veja também

História do Jegue e Origem do Animal

Também conhecido como burro ou asno, o jegue é um animal presente praticamente em todos …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *