Home / Animais / Ficha Técnica do Dogue Alemão: Peso, Altura, Tamanho e Imagens

Ficha Técnica do Dogue Alemão: Peso, Altura, Tamanho e Imagens

Uma das raças de cachorro que mais despertam atenção dos criadores de cães é o dogue alemão. Mesmo possuindo um porte grande, o dogue alemão é uma das raças mais gentis e amorosas que existem. Vamos conhecer um pouco mais sobre ele?

Características do Dogue Alemão

A raça, que também pode ser conhecida como cão alemão, foi criada a partir do cruzamento da raça English Mastiff e Greyhound. São cães pesados e que podem chegar a atingir o peso de seres humanos.

São animais calmos e que precisam ser socializados o mais cedo possível. Com essa atitude, eles podem se adaptar completamente com o convívio com os homens. Pela sua gentileza são amplamente utilizados como cães para auxiliar pessoas que possuem alguma deficiência.

O dogue alemão não gosta de ficar sozinho e deve ser criado com muito espaço para um desenvolvimento pleno. Quando se sentem presos pode fazer alguns estragos e destruir alguns objetos. Ainda que possuam essas características ele pode ser criado em apartamento, pois não costumam latir muito e necessitam apenas de duas caminhadas diárias. O pelo dessa raça é curto, grosso e deve ser escovado semanalmente.

Hábitos do Dogue Alemão

São cães carinhosos e muito amáveis. Podem se adaptar facilmente ao convívio com as crianças, mas podem se zangar com algumas brincadeiras mais intensas. Também se adaptam bem com o convívio com outros pets e podem ser uma excelente opção para ter em sua casa.

Quando adestrados cedo os cães respondem bem aos treinamentos. Lembre que levá-lo para uma caminhada diária pode ser essencial para a manutenção da sua saúde. Eles podem chegar a viver até oito anos de idade e são cães muito observadores.

Os principais problemas de saúde que o dogue alemão apresenta são: problemas no coração, problemas na visão (como glaucoma e catarata), além de enfermidades ósseas.

Peso e Altura do Dogue Alemão

De forma geral, os machos medem por volta de oitenta centímetros, enquanto as fêmeas são menores e muitas vezes não chegam a atingir setenta e cinco centímetro. São animais leais e que costumam defender com muita coragem os seus donos e a sua casa.

Os dogues podem pesar mais de setenta quilos e sua pelagem não é difícil de ser cuidada, já que não costumam soltar muito pelo. Pode aparecer nas cores: preta, tigrada e branca com algumas manchas escuras.

É um pet com o comportamento muito tranquilo, equilibrado e demonstra muita confiança com os seus tutores. As fêmeas podem iniciar o ciclo do cio apenas com um ano de idade. Alguns especialistas indicam que a reprodução aconteça apenas depois do terceiro ciclo de cio, quando a cachorra tem aproximadamente dois anos de idade.

Os olhos do dogue alemão são expressivos e vivos. Geralmente apresentam uma coloração escura e muito bonita.

Dogue Alemão Com  uma Bola na Boca
Dogue Alemão Com uma Bola na Boca

Existem dados que apontam que mil anos antes de Cristo já existiam escritos feitos na China e que descrevem boa parte das características dessa raça. Mas foi somente nos séculos XIX que começaram as primeiras aparições do que hoje conhecemos como dogue alemão. Mesmo sendo muitas vezes chamado de Dogue dinamarquês, a origem da raça aconteceu na Alemanha.

Anos depois da primeira aparição foi criada um padrão sistematizado de características da raça que tem se expandido ao longo dos anos.

Curiosidades Sobre o Dogue Alemão

Separamos algumas curiosidades sobre a raça. Para conhecer as informações é só continuar acompanhando. Veja:

  • Um dogue alemão já foi parar no livro dos recordes como o cachorro mais alto do mundo. O cão media nada mais nada mesmo que um metro e cinco centímetros. Inacreditável, não é mesmo?
  • A força do dogue é grande e ele é capaz de arrastar um homem adulto.
  • São cães pacientes e demoram muito para ficarem irritados e agressivos. São muito apegados com seus tutores e apresentam características muito equilibradas.
  • Alguns dados destacam que o dogue alemão era utilizado ainda na Idade Média como cão de companhia. Já na época da primeira Grande Guerra Mundial eles eram usados para auxiliar os soldados. Nos dias de hoje, a raça é sinônimo de equilíbrio e agilidade.
  • Infelizmente, a raça tem tendência a desenvolver alguns tipos de enfermidades. Portanto, fique muito atento para os sinais que seu amigo transmite e procure sempre a ajuda de um veterinário caso desconfie de alguma anormalidade. A orientação de um profissional é essencial para a saúde do seus animal.
  • Lembre-se de cortar os pelos e efetuar o aparo das unhas do seu dogue alemão.

Ficha Técnica do Dogue Alemão

Conheça o resumo das informações sobre a raça:

Seu nome científico é Canis lupus familiaris

Popularmente são conhecidos como: dinamarquês e cão alemão.

Possuem origem na Alemanha.

Podem chegar a pesar quase noventa quilos e medir quase oitenta centímetros.  Em geral, vivem oitos anos.

Nosso artigo acaba por aqui e esperamos que não tenha ficado nenhuma dúvida sobre o dogue alemão. Apesar do seu porte físico grande, eles são animais extremamente companheiros e dóceis podendo ser indicados para as famílias e proteção domiciliar. Além disso, duas caminhadas de trinta minutos por dia podem ser suficientes para que o cão se desenvolva bem. E aí? Que tal escolher essa raça proteger a sua casa?

Não deixe de acompanhar novos artigos sobre cães aqui no Mundo Ecologia. Você também pode deixar um comentário, sugestão ou dúvida logo abaixo.  Seja sempre bem-vindo ao nosso site e não deixe de compartilhar as novidades com seus amigos e nas suas redes sociais. Até mais!

Veja também

Camaleão Rhampholeon

Camaleão Rhampholeon: Características, Nome Científico e Fotos

Entender mais sobre os animais que habitam o nosso planeta é entender mais sobre nós …

2 comentários

  1. inaldo ramos dos santos

    legal de mas essa raça

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *