Home / Animais / Armadilha Infalível para Ratos: Passo a Passo de Como Fazer

Armadilha Infalível para Ratos: Passo a Passo de Como Fazer

Os ratos são roedores comumente associados à falta de higiene e possibilidade de transmissão de doenças, sendo a leptospirose a mais comum delas.

Os ratos podem ser encontrados em ambientes insalubres como o esgoto e os lixões, quando algum deles é avistado em ambiente doméstico, isso se torna um verdadeiro terror.

A ratoeira ainda é a armadilha para ratos mais utilizada, contudo existem outras estratégias para captura desses animais e algumas delas são praticamente infalíveis.

Neste artigo você conhecerá o passo a passo de algumas dessas armadilhas.

Então venha conosco e boa leitura.

Diferentes Tipos de Ratos: Camundongo, Ratazana e Rato de Telhado

O camundongo (nome científico Mus musculus) também é conhecido como rato doméstico, com peso compreendido entre 12 a 30 gramas e comprimento entre 70 a 95 milímetros. Algumas características físicas permitem a distinção dos camundongos em relação às outras espécies, tais como as patas e cabeça pequena, assim como olhos e orelhas grandes. Normalmente vivem na terra, na qual escavam tocas; contudo, também são bons escaladores.

A ratazana (nome científico Rattus novergicus) também é conhecida como rato de esgoto, com aproximadamente 40 centímetros de comprimento e cauda mais curta do que o restante do corpo. O peso está compreendido entre 350 a 500 gramas. Entre as características físicas, é possível notar o nariz grosso e as orelhas pequenas.

O rato de telhado (nome científico Rattus rattus) também pode ser conhecido como rato negro e possui comprimento estimado entre 16 a 24 centímetros. A cauda é mais longa o que a cabeça e o corpo juntos. O corpo é estreito, o nariz é pontudo, as orelhas são grandes e o corpo é estreito. Essa espécie é conhecida por ser bastante ágil e possuir uma fantástica capacidade de escalada.

 Armadilha Infalível para Ratos: Passo a Passo de Como Fazer- Armadilha Adesiva

Estas armadilhas geralmente utilizam uma placa base (feita de papelão ou plástico) e um adesivo aderido à placa. No centro da armadilha, há cola (muitas delas com sabor agradável ao rato).

Não é recomendável colocar essas armadilhas nas áreas externas, uma vez que condições naturais como a cola e a umidade tornam a armadilha inútil.

Neste primeiro exemplo, as armadilhas não precisam ser confeccionadas de forma caseira, uma vez que são encontradas à venda; contudo, uma forma de incrementar essas armadilhas é inserindo na placa comidas com cheiro forte e agradável ao rato (a exemplo de manteiga de amendoim e bacon).

Armadilha Infalível para Ratos: Passo a Passo de Como Fazer- Armadilha do Balde com Colher

Esta armadilha é totalmente caseira, e, na realidade, é conhecida como a melhor armadilha caseira.

Os itens necessários são um balde grande, uma colher e uma isca com comida (a sugestão é manteiga de amendoim, por ser viscosa).

Armadilha do Balde para Ratos
Armadilha do Balde para Ratos

Basta espalhar a manteiga no cabo de uma colher e coloca-la em todo o balde, e quando o rato subir para pegar a manteiga, este cairá dentro do balde com uma colher, a qual pesará sobre o animal.

Esta armadilha parece ser meio grotesca e anti-higiênica, mas permite adaptações. Ao invés da colher, pode ser utilizada uma plan adesiva no fundo do balde ou mesmo água.

Armadilha Infalível para Ratos: Passo a Passo de Como Fazer- Armadilha da Garrafa de Leite

Para esta armadilha, é importante pegar uma garrafa de leite vazia e limpa e despejar óleo em seu interior, de modo que fique escorregadia. Também é importante inserir uma isca no interior desta garrafa.

Para que o rato consiga subir até alcançar o gargalho, recomenda-se inserir algum trilho na porção exterior da garrafa.

Armadilha de Garrafa para Ratos
Armadilha de Garrafa para Ratos

Esta armadilha deverá ser mantida durante a noite inteira. É uma excelente pedida, porém não funciona com ratos grandes e gordos.

Venenos para Ratos

Os venenos para ratos ou rodenticidas se diferenciam das opções apresentadas acima, visto que incluem elementos tóxicos.

Após ingerirem o veneno, os ratos morrem em um determinado período de tempo que pode ser de algumas horas a algumas semanas. O tamanho do rato, assim como a potência do veneno são elementos determinantes para a velocidade de ação deste tóxico.

Nestes casos, é válida uma recomendação extra, pois as iscas venenosas são tóxicas e podem matar qualquer animal, inclusive animais domésticos, pássaros, entre outros. Caso haja alguma criança pequena em casa, os venenos para rata nunca devem ser utilizados.

Repelentes eletrônicos de roedores podem ser uma opção química sem tantos riscos.

Os ingredientes presentes nos venenos de rato convencionais incluem  anticoagulantes tais como a Varfarina, Bromadiolona e Difenadiona, os quais causam intenso sangramento interno do animal.

Alguns venenos podem não apresentar substâncias anticoagulantes, fato que não indica que sejam prejudiciais, uma vez que são capazes de causar outras reações fatais, tais como afetar o sistema nervoso ou aumentar os níveis de Cálcio no sangue, resultando em falência múltipla dos órgãos.

Ratos e camundongos podem aprender a identificar iscas tóxicas, muitas vezes manifestando uma certa timidez à isca. Nestes casos, a sugestão é criar uma “pré-isca”, ou seja, alimentos de verdade próximos ao veneno ou misturados a ele.

Armadilha para Ratos
Armadilha para Ratos

Caso não haja crianças ou animais no recinto, a utilização de veneno acaba sendo uma alternativa mais barata e relativamente menos trabalhosa do que a confecção de armadilhas. O uso de veneno geralmente é mais utilizado em grandes áreas, tais como construções e galpões.

*

Agora que você já conhece bastante sobre as armadilhas e venenos para rato, a sugestão é que continue conosco e visite também outros artigos do site.

Aqui há muito material de qualidade nos campos da zoologia, botânica e ecologia de um modo geral, com artigos especialmente produzidos pela nossa equipe de redatores.

Provavelmente você encontrará temas de seu interesse por aqui.

Divirta-se e até as próximas leituras.

REFERÊNCIAS

DUALIBE, S. O Imparcial. Aprenda a fazer armadilhas para pegar ratos em casa. Disponível em: < https://oimparcial.com.br/policia/2018/03/aprenda-a-fazer-armadilhas-para-pegar-ratos/>;

Rentokil. Espécies de ratos. Disponível em: < https://www.rentokil.com.br/ratazanas/especies-de-ratos/>;

Stop Pest info. Armadilha Caseira para Ratos e Camundongos. Disponível em: < https://stoppestinfo.com/pt/275-armadilha-caseira-para-camundongos.html>;

Stop Pest info. Melhores Venenos para Ratos e Camundongos. Disponível em: < https://stoppestinfo.com/pt/264-matando-ratos-com-veneno-para-rato.html>;

Veja também

Camaleão Rhampholeon

Camaleão Rhampholeon: Características, Nome Científico e Fotos

Entender mais sobre os animais que habitam o nosso planeta é entender mais sobre nós …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *