Home / Plantas / Como Age o Óleo de Cártamo no Organismo?

Como Age o Óleo de Cártamo no Organismo?

A planta Carthamus Tinctorius L – nativa de regiões secas e áridas da Índia – tem uma rica substância que é extraída das suas sementes oleaginosas: é o óleo de cártamo. Esse componente é comercializado em forma de cápsulas como também em extrato do óleo comestível – que pode ser adicionado em saladas e outros alimentos.

Este óleo contém gordura de natureza poli-insaturada que seria:

  • 80 % de ômega 6, que seria o ácido linoleico
  • 12% ômega 9, ácido oleico, sendo gordura monoinsaturada

Atualmente, ele é utilizado em várias partes do mundo que descobriram seus benefícios medicinais.

Óleo de Cártamo: Como Ele Age no Organismo

Este óleo tem um alto teor de ácido graxo essencial. O óleo de cártamo, como descrito anteriormente, possui o ômega 6, ácido linoleico responsável pela criação do ácido gama linolênico (GLA) – sendo associado diretamente no processo de biossíntese de prostaglandinas, mais especificamente, na produção da prostaglandina E1 (PGE1) e da prostaglandina E2 (PGE2).

Saiba que as prostaglandinas auxiliam na diminuição de inflamações diversas, atua na prevenção da trombose, equilibra os níveis de colesterol no sangue, proporciona fortalecimento das paredes de vasos sanguíneos e ademais benefícios.

Óleo de Cártamo
Óleo de Cártamo

No momento em que a transformação do ácido linoleico em GLA é reduzido, acontece o aumento na formação do ácido araquidônico e também de seus metabolitos pró-inflamatórios.

Benefícios do Óleo de Cártamo Para o Organismo

O óleo de cártamo é versátil com propriedades que promovem saúde e potencializam o sistema funcional do nosso organismo:

  • O óleo tem ação anti-inflamatória
  • Contém propriedades antioxidantes
  • Previne e combate problemas de aterosclerose
  • Equilibra os níveis de triglicerídeos, nas taxas de colesterol no sangue, principalmente diminui o colesterol ruim (LDL)
  • Ajuda a equilibrar a pressão arterial
  • Traz saúde para o coração
  • Estabiliza e controle o nível de açúcar no sangue
  • Fortalece o sistema imunológico
  • Promove a sensação de saciedade quando consumido
  • Age com eficácia na redução de peso
  • Evita e combate a retenção de líquidos como também reduz o quadro de celulite

Afinal, o Óleo de Cártamo Emagrece Mesmo?

A ação benéfica do óleo de cártamo mais conhecida é promover com eficácia o emagrecimento. Ele é capaz de acelerar o metabolismo das gorduras do corpo, prevenindo, controlando e combatendo a obesidade

O processo acontece da seguinte maneira:

  • O óleo trabalha no metabolismo dos lipídios, forçando o organismo a usar a gordura estocada para gerar energia que o corpo precisa. Esse processo queima não só a gordura localizada como também, a gordura visceral

O óleo de cártamo consegue bloquear a ação da enzima LPL, Lípase Lipoproteica que tem a função de passar a gordura existente no sangue para o interior de nossas células adiposas, ou seja, de gorduras.

Isto quer dizer que quanto mais esta enzima trabalha, mais gordura será armazenada dentro dessas células adiposas, o que posteriormente, vai fazer a pessoa engordar.

Óleo de Cártamo em Cápsula
Óleo de Cártamo em Cápsula

Vários estudos já foram realizados para comprovar a “mágica” que o óleo de cártamo promove em relação a perda de peso. Uma dessas sérias pesquisas foi publicada no The American Journal of Clinical Nutrition em 2009.

Esse estudo foi feito na Ohio State University onde foi constatado que o óleo de cártamo reduziu os níveis de gordura no abdômen e fez com que a massa magra aumentasse nos voluntários que participaram da experiência.

O óleo de cártamo também incentivaria a ação da adiponectina, causando a redução da absorção de gorduras no intestino e proporcionando a melhora da sensibilidade a insulina – e, assim, ajudando no emagrecimento.

Além disso, o óleo de cártamo acelera o metabolismo, fazendo com que o organismo gaste as reservas de gordura, principalmente no abdômen para gerar energia para suprir as necessidades das células.

Como Usar o Óleo de Cártamo Adequadamente

Os benefícios que o óleo de cártamo disponibiliza realmente são impressionantes mas se não for consumido de forma correta, nada vai surtir efeito, pelo contrário, pode até fazer mal.

É indicado tomar óleo de cártamo 2 x ao longo do dia, uma porção de manhã e outra no horário que desejar sendo melhor consumir antes do café da manhã, do almoço ou do lanche.

A dose é de 1000 ml, sendo assim, tomar em cápsulas vai facilitar o tratamento. Tome cápsulas de 500 mg, tomando 2 x durante o dia.

Contraindicações do Óleo de Cártamo

Saiba que o suplemento do poderoso óleo de cártamo não deve ser consumido por mulheres grávidas, em fase de amamentação e pessoas com menos de 18 anos. Além disso, pessoas com problemas na tireóide devem consultar um especialista, já que o óleo atua sobre o metabolismo.

Atenção!

Antes de usufruir dos benefícios do óleo de cártamo, verifique se ele não tem substâncias de caráter termogênico como, por exemplo, o café (cafeína). Isso porque algumas pessoas não podem consumir produtos com essa composição.

Mas, se acaso o óleo de cártamo ser disponibilizado com vitaminas ou óleo de coco em sua fórmula, não tem problema nenhum em consumi-lo.

Receita Com o Óleo de Cártamo

Como já fora mencionado, o óleo de cártamo pode ser usado como suplemento alimentar, mas também é um excelente e saudável ingrediente na alimentação. Assim, confira uma receita deliciosa que é preparadas com ele e tomate

Creme De Tomate Com Óleo De Cártamo

Ingredientes:

  • 2 colheres de chá de Óleo de Cártamo;
  • 4 tomates grandes picados e sem as sementes;
  • ¼ de xícara de chá de molho de tomate;
  • 1 cebola pequena picada;
  • 2 dentes de alho amassados;
  • 1 colher de sopa rasa de tomilho (fresco ou seco);
  • 1 xícara de chá de caldo de galinha (dissolver 1 tablete em água, conforme instruções);
  • 3 xícaras de chá de leite desnatado;
  • 1 pitada de pimenta do reino;
  • Sal (de preferência marinho ou rosa) a gosto.

Modo de preparo:

1 – Leve o óleo de cártamo em uma panela antiaderente e deixe aquecer, sem fritar.

2 – Adicione o alho amassado e a cebola picada e deixe refogar por uns 5 minutos, mexendo.

3 – Agora, adicione os tomates picados, o tomilho, o sal, a pimenta e o caldo de galinha.

4 – Tampe a panela e espere ferver. Deixe ferver por 5 minutos.

5 – Retire a mistura do fogo e deixe esfriar.

6 – Leve a mistura no liquidificador e bata até formar um creme.

7 – Leve a mistura de volta para a panela e reserve.

8 – Enquanto isso, em um refratário, bata o leite com o molho de tomate, até misturar bem.

9 – Despeje a mistura acima na panela e deixe cozinhar por uns 15 minutos, mexendo com freqüência e sem deixar ferver.

10 – Espere esfriar e sirva morno com o que desejar!

Veja também

Frutas que Começam Com a Letra o: Nomes e Características

Essa lista com algumas das espécies frutíferas que começam com a letra O revela-nos algumas …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *