Home / Plantas / Ficha Técnica da Flor Jasmim Manga: Raiz, Folhas e Caule

Ficha Técnica da Flor Jasmim Manga: Raiz, Folhas e Caule

Flor Jasmim manga ou Pluméria (nome comum Frangipani) é um pequeno gênero de 7 a 8 espécies nativas das Américas tropicais e subtropicais. O gênero consiste principalmente em arbustos e árvores decíduas. Do México e da América Central, Pluméria se espalhou para todas as áreas tropicais do mundo, especialmente o Havaí, onde cresce tão abundantemente que muitas pessoas pensam que é nativa por lá.

Nada evoca tanto sentimento tropical como a Flor Jasmim Manga.  Seu aroma doce e pura beleza os tornam universalmente amados e as flores parecem sensacionais na árvore e como uma flor de corte. Pegue algumas flores recém caídas e as flutue em um banho ou em uma tigela de água e é fácil sentir que você está relaxando em um fabuloso spa tropical!

Branca e amarela são as cores mais populares, mas eles também vêm em várias cores tropicais e do pôr do sol, ficando mais coloridos quanto mais perto do equador. Flor Jasmim Manga também são plantas resistentes que podem sobreviver à negligência, ao calor e à seca e ainda encher o jardim com um perfume maravilhoso.

Características da Flor Jasmim Manga 

As flores do Jasmim Manga são altamente perfumadas durante a noite e são frequentemente usadas em buquês . As flores têm uma maravilhosa essência tropical. A flor é em forma de hélice, com um delicado centro amarelo derretendo nas pétalas externas branco-creme. O umbel, como aglomerados de flores, no final dos galhos terminais, abre por várias semanas e, a cada dia, o chão é coberto de flores de frescas.

A flor jasmim manga, cujo nome científico é Pluméria rubra, pode ser dividida em dois grupos principais, a obtusa e a rubra. As obtusa plumérias têm folhas brilhantes e arredondadas, enquanto a rubra possui folhas pontiagudas e opacas. A Obtusa frangipani geralmente tem flores brancas e uma fragrância forte, enquanto a rubra tem flores coloridas, mas com menos perfume.

Flor Jasmim Manga Branca
Flor Jasmim Manga Branca

Sabe-se que  plumérias possuem uma seiva leitosa e venenosa, bastante semelhante à do eufórbio.  As plantas podem crescer para se tornar grandes arbustos ou até pequenas árvores. Nas regiões tropicais, o plumérias podem atingir uma altura de até 12 m. e crescer metade da largura.

As plantas de plumérias têm couro longo, folhas carnudas em cachos perto das pontas dos galhos.  As plantas de plumérias têm galhos suculentos grossos e espaçados, redondos ou pontudos. As folhas de frangipani tendem a cair no início do inverno.

A madeira da árvore de plumérias é branca, leve e macia e pode ser usada na fabricação de instrumentos musicais, utensílios de mesa e móveis.

O Cultivo de Flor Jasmim Manga

Quando as mudas forem grandes o suficiente para serem manuseadas, transplante-as individualmente em orifícios de 7,5 cm. de profundidade. Coloque-os em vasos com adubo semelhante. Cultive as plantas em temperaturas de 15 a 18 graus, em boa ventilação e luz. Plante plumérias em solo de drenagem rápida. Se o solo existente for argila, altere com composto orgânico e rocha de lava esmagada.

Podar o plumérias em qualquer época do ano serve para manter a forma e as plantas compactas.  Plantas com folhas grossas de cera, como o plumérias, podem suportar mais calor e vento do que plantas com folhagem delicada. Use um fertilizante do tipo liberação lenta para fornecer uma fonte contínua de nutrientes para a planta e florescer em abundância.

Flor Jasmim Manga Rubra-Rosa
Flor Jasmim Manga Rubra-Rosa

Regue-os cuidadosamente até que as raízes cresçam rapidamente através do composto. Coloque a seção de corte em um local protegido e seco por cinco dias, permitindo que as feridas fiquem insensíveis. Se insetos forem vistos na parte inferior das folhas, trate com sabão inseticida e óleo de horticultura.

Depois de plantar o plumérias, mantenha-o em um local ensolarado. As plantas podem passar o inverno em uma garagem protegida, mas não continuarão florescendo se a temperatura cair abaixo de zero. Plumérias deve ser protegido da geada. As hastes carnudas perecerão ao primeiro sinal de temperaturas congelantes.

Ficha Técnica da Flor Jasmim Manga: Raiz, Folhas e Caule

As flores individuais são tubulares, com 5 cm. de diâmetro e têm 5 lóbulos ovais largamente estreitos, com amarelo na base. Os caules das flores, botões de flores e a parte externa das pétalas são avermelhados ou tingidos de vermelho. As flores emergem antes das folhas na primavera.

Às vezes, as flores são seguidas por folículos secos, marrons, cilíndricos, com 12 cm. de comprimento, contendo sementes aladas. As folhas são verdes foscas, coriáceas e de formato estreito elíptico, com uma ponta pontiaguda distinta. As folhas estão dispostas em espiral e agrupadas nas pontas dos galhos grossos, carnudos, nodosos e marrons. As plantas têm uma forma aberta e ramificada.

Árvore com Flor Jasmim Manga
Árvore com Flor Jasmim Manga

As plumérias são árvores relativamente pequenas, mas o que lhes falta em altura elas compõem a largura, muitas vezes se tornando tão largas quanto altas. Eles têm um sistema radicular bem comportado, o que os torna ótimos para a horta e para o cultivo em vasos. Eles também são decíduos, permitindo o máximo sol de inverno, proporcionando sombra no verão.

Com seus galhos retorcidos, folhas longas e flores distintas, o plumérias é facilmente uma das árvores mais comuns e identificáveis. A casca é cinza e verde com uma aparência escamosa. A descamação é formada quando as folhas caem no inverno, deixando pequenas marcas semicirculares na casca. Os galhos têm uma aparência inchada e as folhas, verde escuro na parte superior e um tom mais claro de verde embaixo. Um corte feito em qualquer parte da árvore exala uma seiva leitosa e pegajosa que é venenosa para humanos e animais.

Variedades de Flor Jasmim Manga

As flores de plumérias têm um perfume distinto. As pétalas são cerosas, com o centro da flor em uma cor diferente do resto. Por exemplo, o frangipani mais comum tem flores brancas com um centro amarelo. Existem muitas variedades que variam de vermelho profundo a laranja, amarelo e branco (e todas as tonalidades intermediárias). Ao contrário de algumas árvores floridas que florescem por alguns dias ou semanas, os frangipanis continuam florescendo.

A Pluméria Obtusa é uma árvore principalmente sempre-verde (decídua em estações secas) com galhos espalhados e uma cúpula arredondada. Embora seu nome comum seja “Cingapura”, é originário da Colômbia. Altura até 8 m. e extensão até 4 m. As folhas são pontiagudas e ovais, com até 18 cm. de comprimento. Flores perfumadas tubulares ocorrem no verão – outono.

Pluméria Obtusa
Pluméria Obtusa

A Pluméria Rubra (e variação Pluméria Acutifólia ), também conhecido como Frangipani comum ou Frangipani vermelho, é nativo do México, América Central e Venezuela. É uma árvore ou arbusto decididamente espalhado e pouco ramificado, com altura de 4 m. e extensão de 4 m. e mais. Produz flores perfumadas com 5 pétalas espalhadas, variando de amarelo a rosa, dependendo da forma ou cultivar, no verão ao outono. As folhas têm formato de lança para oval e 20 a 30 cm. de comprimento.

Veja também

Frutas que Começam com a Letra H: Nome e Características

As frutas são alimentos extremamente populares. Variam entre os sabores adocicado, cítrico, travoso e amargo. …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *