Home / Plantas / Nectarina Árvore: Como Fazer Mudas, Raiz, Folha, Tronco e Fruto

Nectarina Árvore: Como Fazer Mudas, Raiz, Folha, Tronco e Fruto

A variedade das espécies é uma das coisas mais bonitas do nosso ecossistema. Mas isso só ocorre por conta de algo que geralmente não é bem-visto em nossa sociedade: as mutações. E se você logo se lembra dos X-Men ou de indianos com anomalias um tanto estranhas, fique sabendo que esse fenômeno é simplesmente um sinal de evolução das espécies, como a falta de um membro ou a coloração ocular, por exemplo. Uma das mutações genéticas mais curiosas é a fruta Nectarina. Mas no que consiste essa mutação?

Características da Nectarina

Da família das rosáceas, a Nectarina (Prunus persica var. nucipersica) é originária de uma mutação do pêssego ocorrida na China, mas que foi aperfeiçoada na América do Norte. A diferença entre as duas frutas está no fato de que sua casca é completamente lisa e sem pelos. Ela também é bastante confundida com a ameixa.

Três Nectarinas em meio as Folhas

Árvore da Nectarina 

Semelhante aos pessegueiros, a Nectarineira tem o porte médio, variando de 4 a 6 metros de altura. Seu tronco é fino, de coloração marrom, com manchas claras e de casca texturizada. Suas raízes são ramificadas e pouco profundas, porém suas ramificações são maiores que a copa. Seus ramos contêm flores, folhas e frutos. São abundantes e muito ramificados, crescendo em posição vertical.

Árvore de Nectarina

Folhas

Suas folhas são caducas (costumam cair no inverno), oblongas (longas), estreitas e com margem serrilhada. Têm uma coloração verde clara bastante viva.

Folhas de Nectarina e Cheio de Frutos

Flores

As flores são hermafroditas, porque têm os dois sexos na mesma flor. Logo, suas flores são autoférteis. Elas costumam florescer no ano anterior à frutificação, em meados de junho ou julho. Semelhante às flores do pessegueiro, são de coloração rosa.

Flor de Nectarina

Fruta

A nectarina apresenta diferenças marcantes do pêssego pela ausência total de pelos, casca lisa, coloração amarela esverdeada (quando “verde”) ou vermelha (quando madura). Existem dois grupos de nectarina segundo a cor da polpa (os amarelos e brancos), cada qual com o caroço solto ou aderente, de forma oval ou redonda.

Uma Nectarina Inteira e Uma Pela Metade

Plantio da Muda de Nectarina

As nectarinas são frutas de clima frio ou temperado, mas se dão bem em climas quentes e secos. Logo, a melhor época para realizar o plantio é durante o inverno. O solo para o plantio deve ser profundo, bem drenado, permeável e de natureza ácida.  O local do plantio necessita de bom recebimento de luz solar. A quantidade e qualidade de luz, são fatores importantíssimos para seu crescimento, pois estão diretamente ligadas a fotossíntese da planta e qualidade dos frutos. 

Ao plantar, deve-se cavar um buraco de cerca de 30 cm. Instale cuidadosamente a muda e espalhe as raízes. Encha o buraco com uma mistura de 15 quilos de esterco de curral bem curtido; um quilo de calcário magnesiano e 200 gramas de Pentóxido de difósforo. Deve haver um espaçamento de 6 × 4 metros ou 5 × 3 metros. Após isso, regue a muda recém plantada com menos 2 baldes de água.

Cultivando a Árvore de Nectarina

A medida de seu crescimento, é necessário que o solo ao redor seja coberto todos os anos com composto ou húmus. A árvore começa a produzir dois anos após o plantio. Por ser uma planta que gosta de muito sol,  é preciso atentar-se para possíveis insolações, caso não tenha a devida quantidade de rega. É necessário regar a muda apenas 3 vezes a cada estação.  Deve ser podada durante o inverno, de modo a eliminar ramos e frutas podres, melhorando a quantidade e distribuição de ramos e a qualidade dos frutos. O controle de pragas deve ser feito com a aplicação de inseticidas, mas é recomendado somente quando necessário. Além disso, pode ser realizado o ensacamento dos frutos e a construção de armadilhas, como as do tipo delta. 

Benefícios da Nectarina

A melhor maneira de consumi-la é ao natural e com a casca, pois assim, é possível aproveitar das qualidades nutricionais dessa fruta e usá-la em benefício de uma dieta mais saudável. Primeiramente, estas rosáceas são ricas em:

  • betacaroteno;
  • zinco;
  • luteína;
  • vitaminas A, C e do complexo B
  • cálcio;
  • potássio;
  • ferro;
  • fósforo e
  • pectina 

Por isso oferecem benefícios como a facilidade na digestão, pois têm ação diurética e são pouco calóricas (50 kcal/fruto); auxiliam no emagrecimento; têm ação antioxidante; atuam contra a diabetes e doenças cardíacas; previnem cataratas e outras doenças relacionadas ao envelhecimento.

São ricas em ácido clorogênico e antocianinas, que mantêm a saúde cardiovascular, inibindo a oxidação do colesterol LDL e o endurecimento das artérias. E apresentam ácido clorogênico em sua formação, que também atua na prevenção de tumores e câncer (cólon e pulmão).

Contudo, é preciso atentar-se que apesar de estes benefícios, a nectarina não é própria para pessoas com intestino frágil, pois pode provocar irritação da mucosa e diarreias. Caso aconteça, é imprescindível a assistência de um médico.

Dicas de Receita com a Nectarina

A nectarina é quase sempre destinada para o consumo in natura, mas também é possível que seja consumida em forma de doces, geleias e sucos. Veja abaixo, dicas de algumas receitas utilizando a fruta:

Suco

Um Copo de Suco de Nectarina Com Varias Delas em Volta

O suco feito com essa fruta traz mais vitamina A ao corpo, além de outros nutrientes importantes para o corpo. Para fazê-lo, é necessário:

  • 3 nectarinas maduras
  • 1 copo de água
  • Açúcar a gosto

Descasque as nectarinas, removendo todos os caroços. Após isso, coloque os pedaços descascados, junto ao açúcar e a água, batendo todos no liquidificador. Sirva-os a seguir e, caso preferir, acrescente cubos de gelo à bebida.

Compota ou Geleia

A compota de nectarina é uma receita bastante fácil de se fazer e tem um sabor muito agradável ao paladar. Seus ingredientes são:

  • 4 nectarinas maduras e bem firmes
  • 2 xícaras (chá) de água
  • 2 xícaras (chá) de açúcar
  • 4 cravos da Índia
  • 1 pau de canela pequeno

Primeiramente, descasque as nectarinas, removendo todos os caroços. Coloque água, os quatro cravos, pau de canela e o açúcar em uma panela, e em seguida, leve-os ao fogo. Assim que o açúcar dissolver completamente, acrescente as nectarinas descascadas à mistura. Espere ferver e deixe até que a calda fique encorpada e as nectarinas fiquem macias, transformando-a em compota. Caso prefira que fique ao ponto da geleia, deixe mais tempo ao forno. 

Depois de pronto, coloque o conteúdo em vidros próprios, que devem ser esterilizados antes com água quente. Você pode servir esta sobremesa com creme de leite, leite condensado ou um saboroso sorvete de creme.

Veja também

Tudo Sobre a Planta Cíclame: Características da Flor e Fotos

Cíclame, também conhecida como cyclamen ou cíclame-da-pérsia, é uma planta que tem origem nos continentes …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *