Home / Plantas / Quais São as Propriedades Medicinais do Gengibre?

Quais São as Propriedades Medicinais do Gengibre?

O gengibre não apenas adiciona sabor delicioso aos alimentos, mas também é cheio de nutrientes. As pessoas usam a raiz para cozinhar e curar há milhares de anos.  Escritos antigos de Roma, Grécia, China e países árabes descrevem os usos do gengibre como remédio.

Foi especialmente popular na medicina asiática como tratamento para problemas estomacais, incluindo náusea e diarreia . Outros usos médicos tradicionais para o gengibre incluem o tratamento de dores musculares e articulares, sintomas de gripes e resfriados , dor de estômago, cólicas menstruais e queimaduras na pele.

Hoje, as pessoas ainda consideram o gengibre uma maneira natural de aliviar uma dor de estômago, e há pesquisas para comprovar seus benefícios à saúde. O gengibre também é usado em toneladas de receitas modernas.

Características da Planta

O gengibre é uma planta tropical que cresceu originalmente no sudeste da Ásia, mas agora está amplamente disponível entre os produtores de todo o mundo. É classificado como um membro da família Zingiberaceae, tornando-o um parente próximo de açafrão. O nome científico do gengibre é Zingiber officinale , que se pensa provir do nome sânscrito do tempero (singabera).

A planta frondosa cresce até cerca de um metro e meio e produz cachos de flores roxas esverdeadas. A raiz ou o rizoma do gengibre é a parte usada como tempero ou auxiliar de cura. Dependendo da variedade, o interior da raiz pode ser amarelo, vermelho ou branco. É colhida puxando a planta inteira para fora do solo, removendo as folhas e limpando a raiz.

Gengibre Características da Planta

O gengibre pode ser consumido fresco, seco e armazenado como tempero, ou transformado em comprimidos, cápsulas e extratos líquidos. Há cerca de 2% do óleo essencial na raiz, usado na indústria de cosméticos como fragrância em sabonetes e produtos de beleza.

Composição Química

O gengibre contém mais de 400 compostos químicos, mas os pesquisadores acreditam que os compostos de gingerol são os responsáveis ​​pelos benefícios à saúde da raiz. Eles também são responsáveis ​​por seu cheiro e sabor. Gingerol tem poderosas propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias que podem ajudar o corpo de várias maneiras diferentes.

Os cientistas associaram alguns compostos ativos ao gengibre com melhorias na insulina e no metabolismo . Dito isto, se você corre o risco de ter diabetes , adicionar mais a biscoitos açucarados de gengibre não fará nenhum favor a você! Mantenha o gengibre seco e fresco à mão para dar sabor a smoothies e salteados e sopas à base de vegetais . Enquanto alguns compostos químicos no gengibre podem diminuir com o tempo, o processo de secagem melhora outros benéficos.

Como outros produtos, nozes, sementes, feijões e grãos integrais, o gengibre contém compostos semelhantes a antioxidantes chamados fitonutrientes que podem reduzir os danos às células. A raiz também pode impedir o início da inflamação , reduzindo a atividade de sinalização celular. Com isso em mente, adicionar gengibre a refeições já boas para você e densas em nutrientes é a chave para desbloquear essas propriedades .

Quais São as Propriedades Medicinais do Gengibre?

  • Melhora a Digestão – A ideia de que o gengibre pode ajudar com alguns problemas leves na barriga não é nova. De fato, a pesquisa associou vários benefícios digestivos ao gengibre, agindo especificamente em partes do trato gastrointestinal responsáveis ​​por sentimentos de náusea, dor de estômago e vômito. Também pode ajudar a mover os alimentos do estômago para o intestino delgado para digestão e absorção. Dito isto, o gengibre não pode impedir intoxicação alimentar ou neutralizar a ingestão de uma substância nociva;
  • Alivia as Dores – E por falar em dor de estômago, as mulheres grávidas devem tomar nota: o gengibre pode ajudar a reduzir os sintomas da doença da manhã ! De fato, a pesquisa apóia a segurança e a eficácia do gengibre durante a gravidez, com algumas melhorias nos sintomas quando comparadas ao placebo. De todas as pesquisas realizadas sobre as propriedades para aliviar a dor do gengibre , os resultados mostram que ele ajuda mais na dor menstrual . Beber chá de gengibre também pode aliviar a náusea durante essa época do mês. No entanto, se você costuma tomar paracetamol ou ibuprofeno, pode não funcionar tão bem;
  • Reduz a Atividade Cancerígena – As propriedades protetoras das células do gengibre podem diminuir o risco a longo prazo de certos tipos de câncer. Isso porque o tempero e outros aromas podem reduzir a atividade celular que causa alterações no DNA, morte celular e proliferação de células cancerígenas. Também poderia ajudar a sensibilizar tumores para tratamentos como quimioterapia e radiação. Embora o gengibre não seja um remédio para todas as doenças crônicas, usá-lo regularmente com muitas outras especiarias e alimentos à base de plantas pode ajudar a beneficiar a saúde em geral;
  • Auxilia no Controle do Peso – Alguns pequenos estudos relacionaram a ingestão de gengibre – quando combinada com outros extratos vegetais – a alguns benefícios na perda de peso . Definitivamente, existem algumas pesquisas com animais promissoras que ligam o gengibre ao controle de peso . Mas, como em qualquer outra coisa, o gengibre não é uma pílula mágica para perda de peso! Outros componentes de uma dieta saudável e equilibrada são igualmente importantes quando se trata de perder peso e mantê-lo.

O gengibre pode ser uma maneira deliciosa de dar sabor a qualquer plano de dieta anti-inflamatória . Além disso, trocar o tempero por mais sal, açúcar ou gordura saturada pode nos ajudar a perder quilos indesejados! Use gengibre para temperar refeições e lanches pesados ​​para vegetarianos, não apenas para obter benefícios à saúde.

Como Utilizar o Gengibre

Existem muitas maneiras diferentes de desfrutar do gengibre – desde tomar um chá até incorporá-lo ao prato principal. Na verdade, você pode usá-lo para dar sabor a alimentos doces e salgados.  Ao comprar gengibre para uma receita, é mais saudável optar pela raiz fresca, em vez da forma seca e em pó. Você obterá mais do gingerol dessa maneira. A raiz deve ser lisa e firme, sem enrugamento ou mofo. Retire a camada marrom da pele com um descascador de legumes ou uma faca e, em seguida, corte ou pique da maneira que desejar.

O gengibre em conserva é frequentemente acompanhado de sushi ou encontrado em pratos de ramen. Também vai bem em saladas ou sopas. Você pode comprá-lo em uma jarra ou fazer você mesmo em casa.

Se você não conseguir gengibre fresco, o tempero em pó funcionará como um substituto. Nesse caso, o sabor e o cheiro serão diferentes e você precisará usar menos. O gengibre em pó é mais comumente usado ao assar.

A Dieta Equilibrada

Os mesmos compostos anti-inflamatórios no gengibre também podem reduzir o risco de doença crônica. Uma revisão de 2016 até ligou a ingestão regular de gengibre com menor colesterol e açúcar no sangue em comparação com um placebo.

Gengibre Dieta Equilibrada

Mas, assim como o diabetes, comer gengibre não pode compensar uma dieta pobre em gorduras saturadas e açúcar adicionado. Você ainda precisará consumir mais vegetais, 100% de grãos integrais, proteínas magras, peixes, legumes e feijões para reduzir seu risco e derivar de todos os benefícios propostos pelo gengibre.

Veja também

Árvore da Glicinia

Qual a Época De Floração Da Glicinia? Qual Estacão Do Ano?

Existem muitos tipos de plantas ornamentais, dentre as quais, a trepadeiras ganham bastante destaque por …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *