Home / Plantas / Camélia Branca: Fotos, Características, Cheiro e Nome Científico

Camélia Branca: Fotos, Características, Cheiro e Nome Científico

Nada fala mais sobre a primavera do que as camélias. Estes arbustos perenes produzem uma abundância de flores vistosas medindo até 15 centímetros de diâmetro no final do inverno ou início da primavera.

As cores variam de branco a amarelas, de rosa a vermelhos e roxos com muitas variações entre eles. As camélias fazem uma exibição dramática dentro de casa, especialmente quando você inclui algumas de suas folhas verdes brilhantes.

O que iremos falar hoje é sobre as camélias, especificamente as brancas. Mesmo que essa cor esteja no assunto principal, a maioria delas é parecida. Portanto, grande parte das informações descritas serve, também, para outros tipos de cores. Certo?

Agora que você já tem um mínimo de informações para ler com excelência, que tal continuar a leitura deste artigo? Tenho a total convicção de que você irá se surpreender muito mais com tudo o que for apresentado! Vamos lá?

Características Botânicas Significativas da Camélia

Embora as camélias sejam tipicamente ornamentais nos Estados Unidos, elas têm outros usos valiosos.

  • Camellia sinensis é usada para fazer chá de camélia. Segundo uma lenda, o chá foi descoberto quando um antigo imperador chinês ordenou que toda a água da terra fosse fervida antes de beber para evitar doenças.  Algumas folhas secas de camélia caíram em seu copo e começaram a ficar íngremes. Ele ficou tão impressionado com o sabor que o chá da camélia nasceu;
  • Outras variedades de camélias são usadas em remédios fitoterápicos chineses para tratar infecções bacterianas, doenças cardíacas e asma;

  • O óleo de chá feito de algumas variedades de plantas de camélia é usado como óleo de cozinha na China;
  • O óleo de camélia também é usado para afiar facas e outras lâminas de corte.

Com isso, podemos concluir que a mensagem da camélia é: Amor e pensamentos positivos. Há uma abundância de cores disponíveis para você misturar e combinar em grande estilo para enviar apenas a mensagem certa para o que você ama.

Existe Algum Significado na Camélia Branca?

A flor da camélia fala ao coração e expressa sentimentos positivos. Os significados mais comuns são:

  • Desejo ou paixão;
  • Refinamento;
Bela Camélia Branca
  • Perfeição e Excelência;
  • Fidelidade e Longevidade.

Significado Etimológico da Camélia

Como muitas flores, a camélia é o nome comum e científico para essas flores vistosas. Eles foram nomeados em homenagem ao padre Georg Joseph Kamel quando pai da taxonomia, Carl Linnaeus padronizou nomes de plantas em 1753. Ironicamente, Kamel era um botânico, mas ele não trabalhava com camélias.

Um Pouco mais Sobre a Flor

Além das lendas em que ela está envolvida, existem muito mais informações à respeito dela.No que se referem as Camélias, o brasileiro está intimamente ligado com esta flor. Mesmo que ela não seja nativa e, muito menos, presente em grande parte do país, ainda sim a Camélia atinge uma popularidade pouco vista entre as flores.

O cheiro característico da planta faz com que ela seja muito usada em chás. Essa informação está um pouco mais adiante no texto, mas vale dar um dado muito interessante: O seu cheiro é tão inconfundível que, em pouco tempo de descobrimento, ela já era muito usada em chás.

O grande fator que contribuiu para isso não são apenas os seus fatores terapêuticos, mas o seu aroma. Este cheiro agradável que a camélia possui precisava ser adicionado ao paladar humano e, com isso, foram criados os chás feitos a partir desta planta.  Outra curiosidade a respeito disso é que, na china, o nome camélia não é muito utilizado.

Caso você vá viajar para este país e queira consumi-la, procure pelo nome “Chá”. Com toda certeza você irá encontrá-la! Por último, mas não menos importante, o que é usado para fazer os chás são as folhas e não as pétalas! Mesmo que o aroma esteja — principalmente — na flor, as suas folhas são igualmente aromáticas.

Simbolismo da Camélia

A flor da camélia tem uma rica história, incluindo a sua inclusão nos jardins secretos dos imperadores chineses.

  • China – A flor da camélia é altamente considerada na China e até é considerada a flor nacional do sul da China. A flor da camélia simboliza jovens filhos e filhas;
  • Japão – No Japão, a flor da camélia é chamada “Tsubaki” e simboliza o divino. É frequentemente usadas em cerimônias religiosas e sagradas. Também representa a chegada da primavera;
  • Coreia – Na Coreia, as flores das camélias são um símbolo de fidelidade e longevidade. Eles fazem parte de cerimônias tradicionais de casamento coreano desde 1200 a.C;
  • Inglaterra vitoriana – Na Inglaterra vitoriana, a flor da camélia enviou a mensagem secreta de que o receptor era adorável;
  • Estados Unidos – A flor da camélia é a flor do estado do Alabama e, normalmente, representa a beleza do sul.

Infelizmente, ela não tem nenhum simbolismo cultural no nosso país!

Alguns Fatos Sobre Essa Flor tão Deslumbrante

A flor da camélia, originária do Japão e da China, faz parte de suas culturas há milhares de anos. De fato, os chineses cultivavam camélias em 2737 a.C. Essas flores não alcançaram a Europa até meados de 1700 e chegaram à América do Norte pouco antes da virada do século.

Estes arbustos perenes produzem uma abundância de flores coloridas contra a folhagem verde escura. Os arbustos normalmente atingem alturas de 1,5 a 3 metros, mas podem atingir alturas de 4 metros ou mais, se não aparados regularmente. As flores lembram as de uma rosa e podem ser flores simples ou duplas.

Significados da Cor Branca e Outras Cores da Camélia

Muito se fala sobre os significados que as cores trazem por trás de cada flor. Uma que desperta curiosidade entre as pessoas é a camélia. Saiba mais!

O que uma flor de camélia significa depende em parte de sua cor. Aqui estão os significados comuns de cor para flores de camélia.

Camélias Brancas

Branco: Camélias brancas significam várias coisas. Eles podem significar pureza, amor entre mãe e filho ou luto quando usados ​​em flores funerárias. Quando apresentado a um homem, acredita-se que uma camélia branca traga sorte.

Camélia Rosa

Rosa: Camélias rosa simbolizam saudade.

Camélias Vermelhas

Vermelho: Camélias vermelhas simbolizam paixão ou desejo.

Vermelho e rosa: Pentear camélias vermelhas e rosa expressa amor romântico.

Referências

Artigo “Camélia” do site Jardim de Flores;

Texto “Glossário de Flores”, do site Mundo das Flores;

Artigo “Significado das Camélias”, do site Teoria das Flores.

Veja também

História da Framboesa e Origem da Fruta

Você é um apreciador das frutas vermelhas? Elas são utilizadas em diversos produtos alimentícios e …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *