Home / Plantas / Para Que Serve o Chá da Folha da Corama?

Para Que Serve o Chá da Folha da Corama?

O saião é uma planta muito comum no Brasil, sendo o chá dessa planta bastante conhecido em todo o país. Porém, é provável que algumas pessoas não saibam de qual planta se trata ao ler a palavra saião. Isso porque muitos conhecem essa variedade vegetal como corama, que é um outro nome para a mesma planta.

A corama é usada na produção de chás medicinais com extrema frequência, servindo muito bem para curar muitas doenças e problemas de saúde. Na região Norte do país, onde os remédios industrializados demoram mais a chegar, a corama surge como uma alternativa fundamental para os cidadãos locais.

Na verdade, em muitos locais do Norte brasileiro a corama é indicada até mesmo por médicos, pois seus efeitos tendem a ser rápidos. Mas, dito isso, você conhece realmente os principais efeitos do saião? Sabe para que serve o uso do chá da folha da planta? Se não, é muito importante prestar atenção logo abaixo para entender mais sobre o assunto. Além disso, você verá que a produção do chá de corama não é tão complicada, bastando ter água e folhas dessa planta.

Boa leitura!

Corama Contra Lesões e Infecções Pulmonares

A corama é uma planta muito comum no Brasil e, assim, acaba por ser utilizada para diversos objetivos no país. Porém, vale lembrar que o verdadeiro chá de corama é feito a partir das folhas da planta, que se mostram muito eficazes contra os problemas do corpo. Assim, uma das finalidades da corama é tratar de lesões na pele, como queimaduras ou dermatites.

Assim, o chá pode ser feito e logo em seguida passado sobre a lesão em questão, com a solução servindo para acelerar o processo de recuperação da pele. O chá ainda pode ser ingerido, já que ajuda a tratar de úlceras e, assim, manter a saúde do estômago. Vale lembrar que o chá da folha da corama não altera de forma significativa os níveis de ácido no estômago, o que quer dizer que esse chá não previne as úlceras. Todavia, a bebida serve para acabar com problemas já existentes.

Corama

Ademais, o chá da folha da corama serve ainda para tratar de infecções pulmonares, tão comuns em muitos brasileiros. Esse tipo de problema gera diversas consequências para a respiração, podendo acelerar a morte. Portanto, o chá de corama faz com que a circulação sanguínea se dê de maneira homogênea pelo corpo, o que facilita as trocas gasosas e mantém os pulmões fortes o bastante para superar infecções oportunistas.

Chá de Corama Para Eliminar Cálculo Renal

O chá de corama é muito eficaz quando se trata de acabar com o cálculo renal, já que a bebida acaba por melhorar a circulação do sangue pelo corpo. Como consequência disso, urinar se torna mais frequente e o corpo passa a ser capaz de eliminar possíveis resíduos que antes se juntavam pelas vias de eliminação.

No fim das contas, o que se tem é o fim do cálculo renal, sobretudo quando o chá de corama é ingerido com frequência. É importante deixar claro que esse chá, além de acabar com a famosa pedra nos rins, também atua de forma a evitar o surgimento do cálculo.

Vale lembrar que o chá de corama também pode diminuir o inchaço em partes específicas do corpo, pois, com o sangue circulando mais facilmente, tem-se chances muito menores de partes do corpo incharem. O chá da folha da corama pode ajudar a diminuir não apenas os inchaços naturais do dia a dia, mas também aqueles gerados por picadas de insetos. Portanto, a dica do dia é: tome o chá de corama.

Fazendo Chá de Corama. Quer Aprender?

A parte mais usada para a produção do chá de corama é a folha, e esse é método mais eficiente de preparar a bebida. Dessa forma, você será capaz de acumular todos os benefícios desse tipo de chá. A produção do chá é muito simples, assim como acontece com a grande maioria das bebidas naturais. Nesse caso em especial, é necessário ter:

  • 250 mililitros de água fervente;

  • 3 colheres de sopa de folhas de corama picadas.

Você ainda pode colocar mel ou açúcar a gosto, mas isso é pessoal. É possível também misturar outros chás ao chá de corama, fazendo uma mistura que pode ser muito boa para o corpo. Todavia, tudo isso é bastante pessoal e não segue regras específicas.

Quanto ao modo de preparo, basta colocar as folhas em água fervente e deixar em repouso por cerca de 5 minutos. Em seguida, é só coar o chá, adoçar como quiser e beber. Outros ingredientes adicionais podem fazer com que o chá fique ainda mais saboroso, já que a bebida, em condições naturais, não possui sabor tão agradável. Porém, tudo isso depende muito do que você quer e dos ingredientes que mais gosta.

Contraindicações Para o Chá da Folha da Corama

O chá de corama possui algumas contraindicações, como acontece com qualquer tipo de bebida ou remédio natural. Porém, vale lembrar que o chá pode ser ingerido todos os dias por longos períodos, sem causar qualquer problema para o corpo.

Portanto, se você quiser beber o chá de corama por tempo indeterminado, fique à vontade. Ademais, o consumo do chá não é recomendado para gestantes e mulheres em fase de amamentação. Como não se sabe ao certo qual é o efeito do chá sobre essas mulheres, é mais aconselhável evitar o consumo do saião em tais ocasiões. Porém, se você tiver ingerido o chá por acidente enquanto grávida, ainda que em doses maiores, não se desespere.

Vá até o médico assim que possível e faça uma revisão geral do bebê, pois dessa maneira será possível entender melhor como se deu a reação do organismo ao chá. Além disso, fora a restrição do chá de corama para algumas mulheres, também, não é muito aconselhável que crianças com menos de 3 anos consumam essa bebida. Pelo fato de a resposta do organismo ainda não ser tão boa nessa idade, os efeitos podem ser adversos. Assim, é melhor evitar, ao menos por algum tempo.

Veja também

Papel de Fibra de Algodão: Vantagens e Desvantagens

O papel é famoso pela sua origem através da madeira, ou melhor, das fibras de …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *