Home / Plantas / Como Fazer Água e Pasta de Ameixa Para Soltar o Intestino. Qual Usar?

Como Fazer Água e Pasta de Ameixa Para Soltar o Intestino. Qual Usar?

Um terço da população brasileira sofre com alguma gravidade de constipação intestinal ou, como comumente conhecemos, de prisão de ventre. O problema atinge a todos, tanto homens como mulheres (embora as mulheres sejam historicamente mais propensas a desenvolver o problema). E hoje em dia aparentemente tem se tornado mais frequente devido a situações externas que acabam por contribuir para o problema, como vida sedentária, estresse e alimentação inadequada.

Qual a solução então para soltar o intestino? É muito comum nesses casos as pessoas logo buscarem em farmácias e drogarias remédios laxantes para seu socorro, mas não é o mais recomendado. O melhor a fazer mesmo deveria começar por prevenção como melhores hábitos de alimentação e atividades, a preocupação em se hidratar e abolir a ingestão determinados alimentos. No caso de solução para remediar, vejamos a opção tema de nosso artigo: água e ameixa.

Água para Soltar o Intestino

A constipação é frequentemente um sinal de que você não bebe água suficiente durante o dia. É hora de mudar esse mau hábito para estimular melhor o peristaltismo intestinal. O alimento ingerido se move melhor nos intestinos quando a quantidade de água no corpo é suficiente.

Embora nem todos precisem de 2 litros de líquido por dia, aqueles que sofrem de constipação não podem correr o risco de beber pouca água ao longo do dia. Beba cerca de 5 ou 6 copos (copos de 200 ml) de água mineral todos os dias e, se possível, um pouco morna. De acordo com a medicina tradicional chinesa, a água morna estimula ainda mais o funcionamento do sistema digestivo.

Então, agora tente tomar 2 litros de água levemente aquecida todos os dias para melhorar a digestão e ajudar a eliminar o desperdício de alimentos. Lembre-se que são exatos 2 litros de água, não refrigerante, chá gelado, suco, café, etc. Além de que, a melhor hora para beber água é quando você acorda. Tome um copo de água morna com o estômago vazio e espere 30 minutos antes de tomar o café da manhã.

Pasta de Ameixa para Soltar o Intestino

As ameixas em si são ótimas frutas para digerir ao ter o intestino preso, tanto que essas frutas são preparadas com água junto e usada como uma receita natural, a pasta de ameixa,  que remediará relaxando o intestino e combatendo a constipação. Muito usado, por exemplo, para bebês com mais de seis meses de idade.

Pasta de Ameixa para Soltar o Intestino

E isso ocorre porque a fruta é um alimento rico em fibras, um nutriente conhecido por beneficiar a saúde do sistema digestivo e colaborar na luta contra o intestino obstruído ou constipação. No corpo, as fibras não são meros fragmentos energéticos atravessando o sistema digestivo. Em vez disso, o nutriente absorve a água, depois suaviza e libera as fezes. Além disso, as fibras adicionam volume às fezes, o que facilita sua eliminação durante as visitas ao banheiro. E a ameixa hidrata e melhora a consistência dos excrementos.

As Fibras na Ameixa, Quais Usar?

Apesar de acabar de explicar que a ameixa solta o intestino graças ao seu alto teor de fibras, no entanto, é bom avisar que o exagero do consumo de fibras que também está associado à constipação. As fibras podem interceptar o intestino.

O conselho para indivíduos adultos é consumir 25 a 35 g do nutriente por dia. Quando esse limite é excedido em muito, especialmente quando a pessoa ingere muita fibra em um curto período de tempo, a imagem do intestino aprisionado pode ser agravada e o que acontece é um estímulo para a constipação.

A recomendação para consumir fontes de fibras alimentares em conjunto com a água não é importante apenas para os bebês, mas deve ser seguida por indivíduos de todas as idades. Misturar ameixa com água é parte importante da receita se quiser melhorar e não piorar o problema. O excesso de fibras em ameixas secas farão o contrário do desejado, piorando ainda mais o quadro de constipação.

Isso é necessário porque as fibras roubam a água do corpo quando o suprimento de nutrientes não é acompanhado pelo líquido e o intestino é secado. Portanto, é importante ter sempre um copo de água quando você consome a fibra durante as refeições, especialmente quando o ingrediente que é a fonte do nutriente não é misturado com o líquido, como na receita pasta de ameixa. A recomendação é tomar pelo menos cinco copos da pasta.

O consumo excessivo de fibras durante a alimentação também pode resultar em efeitos como má absorção de minerais e problemas abdominais, como gases, inchaço e cãibras. Outro problema importante no conhecimento do excesso de ingestão de fibras é que a prática pode causar liberação excessiva do intestino, além do que é desejável e, eventualmente, causar diarreia.

Isso ocorre porque o corpo extrai a água que o corpo precisa para eliminar a fibra que foi consumida. O problema é que essa diarreia pode causar desidratação. Uma vez que a ameixa solta o intestino quando é misturado com água, que tal aprender a preparar a receita para a pasta de ameixa? Veja como fazer isso:

Fibras na Ameixa ou Farinha de Ameixa

(Ingredientes: 6 ameixas sem caroço; 1 copo de água.) Método de preparação: Coloque as ameixas sem caroço em um copo de água. Deixe repousar durante a noite na geladeira antes de comer. A ameixa hidratada também pode ser usada na preparação de vitaminas ou batida com leite no liquidificador.

Outros Benefícios da Ameixa

Ameixas também também possui o nutriente conhecido como sorbitol, cujas propriedades também são laxantes e contribui na evacuação ao consumir moderadamente. Forma-se um bolo alimentar que será empurrado até ser eliminado na forma de fezes por meio dos chamados movimentos peristálticos intestinais.

No entanto, para obter um efeito laxante, é necessário consumir 50 g de sorbitol, que não é tão simples com as ameixas, porque uma porção de 10 unidades da fruta transporta apenas 12 g da substância, e a pasta de ameixa mais concentrada, trará um máximo de 15 g do componente em cada porção de cerca de 200 ml.

Ameixas contêm potássio, cálcio, ferro e magnésio. Todos estes minerais são excelentes para o corpo e têm um efeito positivo na saúde. Neste caso, as ameixas são especialmente indicadas para aqueles que sofrem de anemia ou tendem a ter baixos níveis de minerais.

É uma fruta com muito poucas calorias, 100 gramas de ameixas contêm apenas 36 calorias, o que contribui para a perda de peso. Por outro lado, é um alimento rico em potássio, por isso é bastante saciante. As ameixas contêm vitaminas do grupo C e E. São, portanto, muito ricas em antioxidantes. Este tipo de comida ajuda a nos manter jovens e previne o envelhecimento prematuro.

Veja também

Lírios Orientais: Características, Significado, Especies e Fotos

Estas plantas são derivadas dos resultados do cruzamento de lírios orientais com representantes tubulares. As …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *