Home / Plantas / O Que É Um Champignon? Em Conserva, Comestível e Benefícios

O Que É Um Champignon? Em Conserva, Comestível e Benefícios

Os cogumelos são alimentos considerados exóticos por muitas pessoas, o que pode acabar por fazer com que eles fiquem esquecidos quando o assunto são receitas que podemos fazer. Porém, isso não é a realidade de todas as variedades de cogumelos.

A verdade é que alguns cogumelos são mais famosos que outros e, consequentemente, também são mais famoso na hora de serem utilizados na culinária. Isso ocorre principalmente porque alguns cogumelos estão mais presentes em nosso país do que outros, possuem um gosto melhor, são de mais fácil acesso e etc.

Alguns exemplos de cogumelos utilizados no Brasil com não tanta frequência, mas ainda assim com mais frequência do que os outros existentes, são os cogumelos, shitake, shimeji e champignon, os 3 são as variedades mais usadas em nosso país.

O champignon pode ser considerado o cogumelo mais utilizado no Brasil, mas mesmo assim algumas pessoas ainda ficam em dúvida com relação à utilização desse alimento em nossa culinária, e é exatamente por isso que fizemos esse artigo.

Neste artigo falaremos especificamente sobre o champignon, como ele é em conserva, se ele é comestível ou não e até mesmo quais são os benefícios que o consumo desse alimento no dia a dia pode te trazer.

O Que É Um Champignon?

O champignon nada mais é do que uma espécie de cogumelo muito utilizada na culinária antiga e moderna. Diferentemente de alguns outros cogumelos existentes no mundo, essa espécie não possui propriedades alucinógenas e o seu uso é tanto culinário quanto medicinal, já que ele possui diversas utilidades diferentes.

A verdade é que o uso desse cogumelo vem ganhando cada vez mais fama por conta de receitas simples que acabam levando cogumelos em sua composição, já que isso facilita a acessibilidade das pessoas e também acaba fazendo com que fique mais atraente cozinhar.

Assim, isso significa basicamente que quanto mais pessoas postarem receitas que possuem champignon em sua composição, muito provavelmente mais famosa essa variedade de cogumelo ficará com o passar do tempo.

Portanto, agora você já sabe exatamente o que é o champignon, como ele pode ser utilizado e também se ele possui propriedades alucinógenas ou não, já que a quantidade de cogumelos que possuem essas propriedades é muito grande e por isso é bom estar sempre atento para não passar por efeitos indesejados ao consumir a variedade.

O Champignon É Comestível?

Champignon nas Mãos de uma Mulher
Champignon nas Mãos de uma Mulher

Como você já deve ter percebido pelo tópico anterior, a resposta é sim. O champignon é uma variedade de cogumelo comestível, inclusive tendo o seu uso na culinária cada vez mais importante e interessante para a nossa cultura.

É normal que as pessoas tenham medo de consumir alguns cogumelos pois as propriedades desse alimento vão muito além dos efeitos alucinógenos, já que algumas variedades de cogumelos podem até mesmo levar à morte, e por isso é sempre bom se questionar e estar atento antes de comer qualquer tipo de cogumelo.

Porém, podemos te garantir que o champignon não possui esses efeitos controversos encontrados em alguns cogumelos. Principalmente porque ele é aquele cogumelo utilizado nas receitas de estrogonofe, e por isso pode ser considerado 100% seguro para todas as pessoas que não são alérgicas, assim como qualquer outro alimento no mundo.

Portanto, agora você já sabe que pode consumir cogumelos sem ter medo! Basta cozinhá-lo da maneira correta, já que o único risco que você corre fazendo champignon é cozinhá-lo da maneira errada e ele acabar ficando ruim.

Benefícios Do Champignon Para a Saúde

Como já dissemos anteriormente, além de ser uma variedade comestível esse cogumelo também apresenta diversos benefícios diferentes para a saúde de quem o consome, e essa é a parte mais interessante que podemos citar com relação a esse alimento.

Por isso, é interessante que você saiba exatamente quais são esses benefícios oferecidos pelo cogumelo ao ser utilizado na alimentação. Assim você saberá também qual é a motivação que você tem para consumir esse alimento no dia a dia.

  • É uma excelente fontes de proteínas vegetais, vitamina B12 e também de zinco, todos muito importantes para o funcionamento do nosso corpo da maneira correta e saudável;
  • É um alimento com um baixo nível de calorias e carboidratos, podendo ser consumido por está fazendo dietas, inclusive aquelas pessoas que são adeptas da dieta low carb (com baixo número de calorias);
  • É um alimento excelente para estimular o aumento da imunidade, já que ele possui propriedades antioxidantes que combatem os radicais livros no corpo, organismos causadores de doenças;

Portanto, esses são apenas alguns dos benefícios que você irá encontrar ao consumir o cogumelo champignon, especialmente quando ele está in natura.

O Champignon Em Conserva

Champignon Em Conserva
Champignon Em Conserva

A verdade é que, apesar do alimento in natura ser muito benéfico para o corpo, a maioria dos brasileiros consome o champignon quando ele está em conserva. Isso ocorre principalmente porque ele custa menos dessa forma e também porque ele é muito mais simples de ser encontrado assim, já que a tendência é que o cogumelo in natura seja mais difícil de achar.

Apesar de estar em conserva, ainda vale muito a pena consumir o champignon dessa forma. É claro que ele possui menos nutrientes do que os que citamos anteriormente no tópico de benefícios, mas ele continua sendo um excelente alimento para o organismo e ainda dá um saber muito bom para a comida.

Porém, lembre-se de não consumir o champignon em excesso em praticamente todas as refeições do seu dia a dia, como algumas pessoas acabam fazendo achando que ele irá fazer muito bem para a saúde. Como sempre, qualquer coisa em excesso faz mal, e não é porque esse é um bom alimento que ele deve ser consumido em todas as refeições, já que dessa forma ele acaba se tornando um alimento ruim para o corpo.

Quer saber ainda mais informações sobre outras variedades de cogumelo, mas não sabe muito bem encontrar materiais úteis na internet? Sem problemas, aqui no Mundo Ecologia sempre temos o texto certo para você! Por isso, leia também aqui em nosso site: Qual o Melhor Cogumelo? Qual Cogumelo é mais Saboroso?

Veja também

Como Fazer Champignon Em Conserva?

O champignon, por mais que não pareça, é um cogumelo da família dos cogumelos comestíveis. …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *