Home / Plantas / Adubo Para Manacá Da Serra: Qual O Melhor? Como Fazer?

Adubo Para Manacá Da Serra: Qual O Melhor? Como Fazer?

O chamado manacá da serra é uma árvore que, em outras peculiaridades, possui uma flor composta por três cores distintas. E, pra quem descobre a beleza dessa planta, logo quer ter uma no seu jardim.

Mas, qual será o adubo ideal para que ela cresça e se desenvolva da forma mais adequada possível? É o que vamos mostrar a seguir pra você, e pra quem mais se interessar.

Algumas Características Do Manacá Da Serra

De nome científico Tibouchina Mutabilis, esta típica planta da Mata Atlântica tem como puma de suas características principais ter flores de três cores distintas.

Isso, na verdade, é um fenômeno no qual as flores dela vão mudando a sua coloração com o passar do tempo, desabrochando brancas, tendo uma tonalidade rosa quando estão mais maduras, e indo a uma coloração mais lilás quando estão quase murchas.

Quando é cultivado livre na natureza, essa árvore pode chegar a 12 metros de altura, pelo menos. Contudo, para aqueles que não dispõem de muito espaço, existe uma variedade chamada de manacá da serra anão, que pode chegar a, no máximo, uns 3 metros de altura, podendo até ser cultivada em vasos.

Trata-se de uma árvore ótima também para a ornamentação de calçadas, visto que suas raízes não crescem muito, além de não terem grande força para romper ligações subterrâneas (um dos grandes problemas em se ter árvores de grande porte nesses lugares).

Plantando O Manacá Da Serra

Aqui temos uma planta que tanto pode cultivada em jardins, quanto em vasos, e para se fazer diretamente no solo, o ideal é que, primeiro, você abra uma grande vala, enriquecendo o local com adubo orgânico simples, como húmus de minhoca. É também aconselhável acrescentar um pouco de areia para facilitar a areação das raízes.

Colocando a muda num ponto central onde você cavou o buraco e colocou o adubo, o procedimento seguinte é somente acrescentar mais terra até cobrir a base.

Plantando O Manacá Da Serra
Plantando O Manacá Da Serra

No entanto, se o plantio for feito em em vaso, é importante que se providencie um dos grandes, até mesmo porque é um tipo de árvore que cresce muito, até mesmo a sua variação anã. é preciso também usar pedras para garantir um bom sistema de drenagem, além de uma manta específica que sirva para esse objetivo.

E quanto ao solo ideal para o plantio desse manacá em vasos é aquele que recebe uma parte formada por substrato, outra de terra comum, e duas feitas de areia.

O vaso, inclusive, precisa ficar em local iluminado, e que seja bem arejado, além de ser sem a incidência direta da luz solar (pelo menos, até 1 semana após a muda ter sido plantada, pois ela precisa pegar resistência). Já após esse período de 1 semana, o vaso pode ficar em local ensolarado.

Durante os três primeiros meses é importante que a planta seja regado com frequência. O solo precisa, portanto, ficar sempre úmido. Após esse tempo, as regas podem ficar mais espaçadas, porém, ainda assim, devem ser constantes.

E, Qual O Tipo De Adubo Ideal Para Essa Árvore?

No que se refere à adubação em si, o mancá da serra é um tanto quanto criterioso, e exige certos tipos de produtos para florir com mais força. Portanto, o recomendável é que seja um adubo orgânico simples, podendo complementar com fertilizante de fórmula NPK 10-10-10. Isso caso a planta seja de vaso.

Se o mancá estiver no jardim, o ideal é que a adubação seja feita com produtos como húmus de minhoca, mais fertilizante com formula NPK 4-14-8.

Só lembrando ainda que há uma diferenciação também quanto ao tempo entre uma adubação e outra a depender do local de plantio. Se for em vaso, o procedimento tem que ser feito a cada 15 dias, e se for no solo, a cada três meses.

Porém, além de produtos comprados em lojas e já prontos, existe algum adubo caseiro que possa ajudar essa árvore a se desenvolver bem? É a dica que daremos agora.

Adubo em Formato de Coração
Adubo em Formato de Coração

Como Fazer Adubos Naturais Para O Manacá Da Serra?

Para adubos caseiros, o manacá da serra se dá muito bem com vários produtos naturais. A seguir, vamos ensinar como fazer alguns deles.

Sementes De Abóbora E Cascas De Ovos

Um desses adubos perfeitos para o manacá da serra é feito com sementes de abóbora (um produto riquíssimo em fósforo) e casca de ovo (esta, rica em cálcio). Lembrando que o fósforo é essencial para a floração das plantas.

Nesse caso, você vai pegar o equivalente a uma mão cheia de sementes de abóbora, mais duas cascas de ovos, e bata no liquidificador com cerca de 400 ml de água.

Depois, acrescente três colheres de sopa de farinha de osso, que é rica em fósforo, potássio e cálcio. Junte tudo numa garrafa pet de 2 litros e acrescente mais água até encher. Balance bem pra misturar e deixe curtir por cerca de uns 2 dias. Depois desse tempo, coe metade acrescentando 1 litro de água, e a outra metade com mais 1 litro.

O ideal é usar esse adubo a cada 60 dias nas plantas. Deixe a terra úmida, e coloque esse adubo ao redor da planta, jogando 1 litro de cada vez.

Casca De Banana

Outro produto que serve bem para fazer adubos caseiros é a casaca de bana, tão desperdiçado por aí aos montes pelas pessoas. Para fazer um bom adubo com ela, basta triturar a casca dessa fruta junto com a sua polpa e enterrar ao redor da planta, sem que o produto toque no manacá.

É preciso destacar que a banana é uma fonte rica em potássio, essencial para o bom desenvolvimento de plantas em geral. A parte interna da casca dessa fruta, inclusive, pode ser usada para limpar e lustrar as folhas do manacá da serra, deixando-as mais brilhantes.

Borra do Café

Borra do Café
Borra do Café

Para fazer este adubo aqui são necessários cerca de 100 granas dessa borra (que dá umas 3 colheres de sopa), mais 1 litro de água. Depois, é deixar descansar por cerca de 1 semana. Após esse tempo, é pegar essa água e regar como se fosse um fertilizante, já que o material é rico em nitrogênio e carbono.

Inclusive, dá até pra borrifar essa água nas folhas, e isso servir como uma espécie de repelente para pragas de todos os tipos.

Veja também

Como se Faz Saião com Leite? Para que Serve?

O saião (nome científico Kalanchoe brasiliensis) é uma planta medicinal que também pode ser conhecida …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *