Home / Plantas / Como Fazer Mudas de Manacá da Serra com Galhos

Como Fazer Mudas de Manacá da Serra com Galhos

Ter um jardim bonito nem sempre é uma tarefa fácil, já que cada planta possui uma forma diferente de ser cultivada e por isso você sempre precisa dar uma atenção especial a cada uma delas. Além disso, o processo tende a ficar ainda mais difícil quando resolvemos adicionar alguma espécie à nossa plantação.

No caso, fazer mudas pode ser uma parte bem complicada no cultivo de qualquer planta, já que nem sempre a gente sabe exatamente como isso pode ser feito ou até mesmo SE isso pode ou não ser feito, não é mesmo?

A manacá da serra é uma espécie bem famosa e cada vez mais pessoas estão fazendo a plantação dessa espécie, e é por isso que cada vez mais pessoas possuem dúvidas também com relação à maneira que o plantio deve ser feito.

Por isso, vamos te ensinar agora como fazer para plantar mudar de manacá da serra por meio dos seus galhos com o método da estaquia. Assim, leia até o final para entender tudo sobre o método e qual é o processo para colocá-lo em ação!

O Que É Estaquia?

Cultivar plantas demanda cada vez mais conhecimento por parte de quem planta, principalmente porque o conhecimento é essencial para que seja possível ter uma plantação saudável e bem forte. Por isso, consideramos muito importante que você saiba o que é estaquia.

Basicamente, podemos definir a estaquia como um método de enraizamento da planta no solo por meio de sua raiz, de seu caule e até mesmo de um galho que possua folhas, já que a planta precisa ter alguma dessas partes para se constituir com o passar do tempo.

Exemplo de Estaquia
Exemplo de Estaquia

Dessa maneira, quando você pensa em plantar a muda de manacá da serra com galhos você está pensando em como fazer o processo de estaquia da maneira correta para que tudo saia da melhor maneira possível, e é por isso que devemos estudar sobre isso de uma maneira mais profunda.

Portanto, vamos ver agora como você pode fazer a estaquia da manacá da serra utilizando galhos que você tem e também quais são os cuidados extras que você deve ter ao fazer essas mudas utilizando galhos e não plantas inteiras, já que o segundo método é justamente o mais comum e mais simples de se fazer também.

Como Fazer Mudas De Manacá Da Serra Com Galhos?

Basicamente, você deve seguir o passo a passo que daremos a seguir, além de se atentar que essa estaquia deve ser feita na água já que você possui apenas o galho com algumas folhas, e nesse caso a água é o melhor meio para fazer com que a espécie se desenvolva.

  1. Na hora de escolher a planta, pegue o galho de alguma que já está bem saudável e também adulta, assim ela terá mais nutrientes e, consequentemente, será mais forte para conseguir crescer;
  2. Regue a planta de onde você irá arrancar o galho para que ela fique bem hidratada e armazene umidade, depois de cerca de 1h arranque o galho cortando na diagonal com uma tesura própria;
  3. Pegue o galho (de preferência um que possua folhas) e então coloque na água, de preferência em um vaso que seja claro para que ela consiga obter luz do sol facilmente. Nesse caso, o melhor recipiente é um feito de vidro;
  4. Ao colocar o galho na água perceba quais folhas presentes nele estão embaixo da água, e então retire o galho e corte essas folhas que ficam dentro da água. Isso porque quando elas ficam em contato direto com a água a tendência é que apodreçam;
  5. Então, pegue o seu vaso de vidro e coloque em um local bem claro mas sem contato direto com os raios solares, já que nesse caso a tendência é que a sua planta queime e não cresça;
  6. Não deixe a água parada e troque o seu conteúdo a cada 2 ou 3 dias de acordo com a necessidade. O importante é não deixar que a água do recipiente fique turva, ou seja, sem brilho, já que isso significa basicamente que ela já está velha e não está nutrindo a planta, além de ser um prato cheio para mosquitos que trazem doenças.

Logo, esse é o passo a passo mais simples de como fazer mudas de manacá da serra utilizando galhos.

Cuidados Para Se Ter Ao Fazer Mudas

Muda de Manacá da Serra
Muda de Manacá da Serra

Demos anteriormente o passo a passo de como fazer essas mudas, mas devemos relembrar mais uma vez alguns cuidados que são necessários e devem ser levados em consideração na hora de fazer suas mudas.

Em primeiro lugar, é interessante que a água utilizada no recipiente da estaquia seja potável, já que assim ela possui um pH mais alcalino e, consequentemente, é mais saudável para a planta.

Em segundo lugar, você deve trocar a planta de recipiente assim que ela começar a crescer muito, pois dessa forma ela terá mais espaço para se desenvolver com o passar do tempo.

Em terceiro lugar, a parte de pegar uma planta saudável para fazer a sua estaquia é essencial, já que uma espécie que esteja velha e fraca com certeza dará muito mais trabalho e na verdade pode nem crescer.

Por fim, podemos afirmar que é importante ter paciência: esse processo pode ser um pouco mais lento do que plantar uma muda toda, mas com o tempo você verá seus resultados!

Conclusão

Portanto, agora que você já leu sobre todo o processo provavelmente está se perguntando se conseguirá fazer com que sua planta cresça da maneira correta, não é mesmo?

Mas a verdade é que a manacá da serra é uma espécie de caule macio, e esse tipo de caule é perfeito para plantios feitos na água dessa maneira.

Por isso, não se preocupe pois o passo a passo que te demos com certeza dará resultado se você seguir tudo à risca!

Gostou das informações desse texto e quer aprender ainda mais sobre mais espécies vegetais que temos em nosso país? Confira aqui mesmo no site: Qual É a Importância do Potássio Para as Plantas?

Veja também

Tudo Sobre Jasmim Manga: Características e Nome Científico

O jasmim manga encontrou no Oriente (especialmente na Índia) um lugar de proeminência. Para budistas …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *