Home / Plantas / Arroz Preto Selvagem ou Negro: Nome Científico e Como Fazer

Arroz Preto Selvagem ou Negro: Nome Científico e Como Fazer

Apesar de ser menos popular que o arroz branco integral, o arroz selvagem preto ou negro, também conhecido como “arroz proibido” ou “arroz do imperador”, é um antigo grão médio, não glutinoso, de cor preta-arroxeada escura, com um sabor aveludado e ligeiramente adocicado, cujos benefícios à saúde são ainda mais impressionantes, do que muitas outras variedades de arroz.

Arroz Preto Selvagem ou Negro:

Manejo

O arroz preto selvagem ou negro tecnicamente não é arroz, mas um membro da família das gramíneas ou uma variedade domesticada de arroz integral, nativa da Ásia, que era tradicionalmente “selvagem” em locais isolados em lagos e leitos de rios.. É cultivada nos métodos tradicionais do arroz integral branco. mas muitas delas ainda são colhidas na natureza. Após a colheita é geralmente encharcado por um curto período de tempo, depois é seco, levemente tostado e peneirado para remover a casca, embora, ao contrário do arroz branco integral, o resto do arroz permanece inteiro sem mais polimento ou moagem, mas o tamanho do grão, a cor e o perfil do sabor diferem significativamente.

Como Fazer

Por não ser refinado e mais denso que arroz branco integral, cozinhar o arroz preto leva mais tempo. Se você puder planejar com antecedência e deixar seu arroz de molho, por algumas horas, reduzirá a quantidade de tempo necessário para cozinhar e também tornará os nutrientes do arroz mais absorvíveis. Enxague o arroz e coloque-o para cozinhar com duas xícaras de água para cada xícara de arroz. Ferva o arroz por pelo menos meia hora se você tiver deixado de molho ou por uma hora, se você não o fez. Verifique a textura do arroz depois desse tempo para ver se ele é mastigável e cozido. Se não, continue fervendo até atingir a textura que você está procurando.

O Arroz preto selvagem ou negro mantém sua forma longa após o cozimento.É comumente misturado com outros tipos de arroz para criar misturas ou misturado como um ingrediente adicionado a vários pratos, como saladas. O grão é levemente adocicado com uma textura de noz e pode ser usado como uma farinha de base de arroz em muitos pratos. É um substituto fácil para o arroz branco e integral nas refeições.

Arroz Preto Selvagem Como Fazer

Benefícios à Saúde

A cor escura do grão é principalmente devido ao seu conteúdo de antocianina densa, que são os pigmentos antioxidantes que dão ao arroz sua coloração única. O Arroz preto selvagem ou negro é  rico em antioxidantes , como a vitamina E , que é útil para manter a saúde dos olhos, da pele e do sistema imunológico, além de outras funções importante,  contém fibras alimentares que auxiliam no combate ao desenvolvimento de diabetes, câncer e até mesmo o excesso de peso.

Estudos epidemiológicos também demonstram que as antocianinas consumidas na dieta têm um efeito preventivo no desenvolvimento de doenças cardiovasculares. As antocianinas no arroz preto podem ajudar a manter os níveis de colesterol saudáveis, reduzindo o colesterol total , bem como o colesterol “ruim” do LDL.

Na Medicina Tradicional Chinesa , é até considerado um tônico de sangue. Os fito nutrientes encontrados no arroz preto ajudam o organismo a reduzir a inflamação e a limpar o corpo de substâncias nocivas que podem contribuir para uma ampla gama de condições.

Dieta

Arroz proibido preto é uma excelente opção para aqueles que seguem uma dieta sem glúten , entretanto seu consumo na dieta cetogênica não é recomendável.  As calorias do arroz negro não são muito altas. Uma porção de arroz preto selvagem ou negro, contém apenas cerca de 160 calorias, mas oferece uma quantidade muito elevada de fito nutrientes flavonoides. É também uma boa fonte de fibra importante, conteúdo mineral substancial e até uma boa fonte de proteína à base de plantas . Além disso, apenas o casco externo do grão tem um dos níveis mais altos de antocianinas antioxidantes de qualquer alimento.

Valores Nutricionais:

156 calorias

32 gramas de carboidratos

4 gramas de proteína

1,5 gramas de gordura

2,3 gramas de fibra

0,7 miligramas de ferro

Receitas

Arroz preto selvagem ou negro pode ser consumido com um pouco de sal e pimenta, mas você também pode adicioná-lo em frituras, sopas e ensopados, ou polvilhe-o em cima de uma salada. Adicione o arroz preto cozido aos hambúrgueres vegetarianos caseiros, em burritos em vez de arroz branco ou servido com vegetais assados.

Algumas pessoas até optaram por moer os grãos secos de arroz em um moedor de café ou processador de alimentos e depois usar o arroz moído para assar, revestir ou simplesmente polvilhar com outros alimentos para um aumento extra de antioxidante.

O arroz proibido faz parte de muitas sobremesas e lanches chineses tradicionais, como mingau de sobremesa, bolos de arroz preto ou pães, macarrão e muito mais.

Outra aplicação interessante para o arroz proibido é usá-lo como corante alimentar natural. Atualmente, alguns pequenos fabricantes o adicionam em pó ou em forma de extrato a bebidas e alimentos, a fim de evitar o uso de corantes artificiais que prejudicam a saúde.

Arroz Preto Selvagem ou Negro: Nome Científico

Arroz preto selvagem ou negro inclui uma variedade de tipos de arroz que pertencem todos à espécie Oryza sativa , alguns dos quais são arroz glutinoso. O arroz preto tailandês, por exemplo – também chamado de arroz preto ou arroz glutinoso preto – tem uma textura pegajosa e é freqüentemente usado em sobremesas da culinária tailandesa. Arrozes glutinosos ou pegajosos têm maiores quantidades de amilopectina , o que os torna muito pegajosos quando cozidos. O arroz japonês preto é uma mistura de arroz asiático de grão curto preto e um arroz de mogno de grão médio cultivados juntos no mesmo campo.

O arroz preto tem sido consumido nas regiões da Ásia há milhares de anos. Na verdade, durante séculos, foi reservada apenas para a realeza chinesa. Hoje, esse tipo de arroz está ganhando popularidade e surgindo em mais lojas de alimentos saudáveis ​​nos Estados Unidos, Austrália e Europa, à medida que as pessoas descobrem os inúmeros benefícios à saúde que esse arroz integral tem a oferecer.

Veja também

História da Flor Ave do Paraíso, Origem da Flor e Fotos

Flores. São sempre sinônimo de muita beleza e cor! Uma das flores mais exóticas, diferentes …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *