Home / Plantas / Como Plantar a Haste da Orquídea

Como Plantar a Haste da Orquídea

Criar uma plantação com diversas flores com certeza é uma atividade que agrada muitas pessoas e está ganhando cada vez mais visibilidade ao longo do tempo; já que durante a rotina corrida as pessoas tendem a buscar hobbies que acalmam e dão algum fruto, nesse caso, literalmente.

Com isso, o hábito de plantar orquídeas está cada vez mais comum e, consequentemente, as dúvidas com relação a essa prática também vem crescendo muito, e nem sempre as pessoas conseguem encontrar as informações necessárias para fazer o plantio adequado.

Portanto, neste artigo iremos falar um pouco mais sobre a plantação de orquídea – especificamente sobre como plantar a haste da orquídea para obter uma nova muda saudável e forte. Continue lendo para aprender essas técnicas de plantio e entender um pouco mais sobre as orquídeas.

A Orquídea – Classificação Científica

Entender a flor que você está cultivando é essencial para que o cultivo seja bem sucedido e você tenha uma bela flor no fim do processo. Isso porque é sabido que ter uma relação com a planta faz com que ela cresça mais saudável e estimulada, o que é perfeito para quem quer ter muitas flores bonitas em seu jardim.

Por isso, vamos ver um pouco mais sobre a orquídea de maneira geral de acordo com sua classificação científica ou também chamadas classificações inferiores.

Orquídea é qualquer planta que está inserida na família Orchidaceae, e podemos dizer que existem muitas espécies de orquídeas diferentes, já que a família Orchidaceae é uma das maiores famílias de plantas do planeta.

Com isso, citar a classificação científica da orquídea pode ser essencial para os estudos, já que é extremamente necessário especificar qual espécie está sendo estudada para que não haja confusões.

Domínio: Eukaryota
Reino: Plantae
Divisão: Magnoliophyta
Classe: Liliopsida
Ordem: Asparagales
Família: Orchidaceae

Como podemos perceber, após a classificação de “família”, cada orquídea irá se dividir em gêneros e espécies diferentes, o que será muito importante para simplificar e especificar os estudos e, ao mesmo tempo, para separá-las de acordo com suas características.

Por conta de todas essas divisões, podemos declarar que não existe um padrão de cuidado para todas as orquídeas e por isso vale a pena tentar descobrir qual espécie você tem para que os cuidados sejam mais específicos.

Porém, nesse texto listamos de maneira geral cuidados que podem ser tomados com praticamente todas as orquídeas para trazer benefícios para sua planta; e caso você não saiba qual espécie de orquídea possui, com certeza nossas dicas ajudarão na hora de fazer seu plantio.

O Que É a Haste Da Orquídea?

Haste da Orquídea
Haste da Orquídea

Antes de mais nada, é importante que você entenda do que se trata uma haste de orquídea, já que ela será o tema central de nosso texto.

A haste da orquídea nada mais é do que a base necessária que nascerá do caule para que as flores nasçam, por isso ela é chamada popularmente também de haste floral e está diretamente ligada à saúde da planta.

Quanto mais saudável for sua planta, mais hastes florais ela terá, e consequentemente, mais flores ela terá. Por isso, é muito importante cuidar bem de sua planta; assim ela terá muitas hastes florais (ou algumas hastes bem resistentes) e as flores serão mais bonitas e bem desenvolvidas.

O conceito é bem simples, mas a partir dele algumas pessoas começaram a ter algumas dúvidas, como por exemplo: como plantar a haste de uma orquídea?

Como Plantar a Haste Da Orquídea

Plantar a Haste Da Orquídea no Vaso
Plantar a Haste Da Orquídea no Vaso

Com o aparecimento desse questionamento, diversos experimentos caseiros começaram a ser feitos; já que muitas pessoas arrancavam as hastes de sua orquídea e tentavam dar vida a novas mudas.

Por isso, podemos citar uma prática que deu certo dentre todos esses experimentos. Assim, você poderá reproduzi-la em casa e isso fará com que você consiga plantar a haste de sua orquídea de maneira muito simples.

Para plantar sua haste de orquídea, você precisará de poucos materiais e pouca experiência com plantio. Basta acompanhar nosso passo a passo e utilizar os materiais que listaremos.

Materiais Necessários:

  • Garrafa pet;
  • Água;
  • Hastes florais.

Modo de fazer:

  • Pegue uma garrafa pet limpa e encha com água corrente até mais ou menos a metade da garrafa;
  • Coloque as hastes florais dentro;
  • Coloque essa garrafa em um ambiente com luz média e umidade média;
  • Troque essa água a cada 2 dias para que ela não fique suja e isso não afete negativamente a planta.
  • Pronto!

Com esse método, em pouco mais de uma semana você começará a ver as folhas nascendo em sua haste floral, e com um tempo você terá uma bela muda de orquídea que não existia anteriormente, completamente criada e cultivada por você.

Como Plantar a Muda Da Orquídea

Como já dissemos, após plantar sua haste floral você irá cultivar uma nova muda com o passar do tempo. E por isso é muito importante saber cuidar de sua muda de orquídea para que o processo de cultivo não seja interrompido e a flor morra.

Para plantar sua muda, você precisará de poucos materiais; seguindo nosso passo a passo será impossível errar seu plantio.

Materiais necessários:

  • Vaso de barro;
  • Muda de orquídea;
  • Terra;
  • Substrato.

É importante destacar que o vaso não precisa ser obrigatoriamente de barro, mas ajudaria muito no desenvolvimento da planta se ele fosse, já que esse é o tipo de material mais utilizado no plantio de orquídeas por conta de seus benefícios.

Você deverá montar o seu vaso com terra e substrato, e depois inserir a muda de orquídea de maneira bem firme no vaso. A adunação deve ser feita com adubos orgânicos cerca de uma vez na semana durante a fase de desenvolvimento inicial da muda.

Alguns adubos que podem ser utilizados: NPK 20-20-20, farinha de osso, torta de neem e torta de mamona; assim como qualquer outro de sua preferência que seja bom para as orquídeas.

Você se interessa por esse assunto e quer saber um pouco mais sobre as hastes florais? Não se preocupe, pois nós temos o conteúdo certo para você em nosso site! Por isso, leia também: Como nasce a haste floral da orquídea

Veja também

Arroz Branco na Tigela

Arroz Branco Tem Açúcar? Quais os Seus Nutrientes?

O arroz é um grão rico em amido usado como ingrediente básico por mais da …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *