Home / Plantas / Como Nasce a Haste Floral da Orquídea

Como Nasce a Haste Floral da Orquídea

As orquídeas são flores que estão ganhando cada vez mais popularidade no Brasil. Bonitas, fáceis de cuidar e perfeitas para decorar ambientes, ela são o novo alvo das pessoas viciadas em jardinagem e decoração de ambientes.

Por esse motivo, as curiosidades e dúvidas quanto ao seu cultivo crescem cada vez mais; o que é extremamente comum, especialmente quando levamos em consideração que cuidar de uma flor diferente nem sempre é tão fácil na primeira vez.

Portanto, neste artigo vamos falar um pouco mais sobre as hastes florais da orquídea: o que são, como elas nascem e muito mais! Continue lendo para entender tudo sobre esse assunto e para não ter mais dúvidas na hora de cuidar da sua nova orquídea.

Orquídea- Características

O nome orquídea diz respeito a toda planta que pertence à família Orchidaceae e está presente em praticamente todos os países do mundo; o que significa que ela pode ser encontrada em todos os continentes do planeta, o que explica grande parte da sua fama e toda a sua utilização.

O mais interessante sobre a família Orchidaceae é que as suas plantas são utilizadas para decoração de ambientes há mais de 2500 anos, o que explica o imenso uso dela até os dias atuais, inclusive por pessoas que não gostam de plantas ou ainda não têm grande experiência com plantações.

Orquídea Característica

Essa é uma planta que pode ter cachos, que são nada mais do que hastes suspensas com flores que chamam a atenção. Porém, não são todas as espécies dessa família que possuem esses cachos. Isso porque a família Orchidaceae possui cerca de 20.000 espécies e 850 gêneros; o que faz dela uma das maiores famílias de plantas que existem.

O que é uma Haste Floral?

Em primeiro lugar, é importante que você entenda do que se trata uma haste floral. Ela nada mais é do que uma haste que nasce na planta para ser a estrutura para novas flores. Por isso, a tendência é que plantas mais fortes deem mais hastes florais.

Porém, a verdade é que nem sempre a sua planta estará forte gerando várias hastes florais e florescendo, tudo isso irá depender de quais são as condições de saúde dela.

Portanto, geralmente plantas mais saudáveis possuem mais hastes florais; o que mostra de maneira significativa como você deve cuidar bem da sua planta para que ela seja bonita, principalmente se a sua ideia é usá-la para ornamentar o ambiente como um objeto decorativo.

Como Nasce a Haste Floral da Orquídea?

Você já entendeu que a planta precisa estar forte para que ela dê hastes florais da maneira correta e de maneira saudável. Porém, como funciona o processo de nascimento de uma haste floral na orquídea?

O crescimento da orquídea é formado por 3 fases que se desenvolvem em ordem cronológica ao longo da vida da planta: crescimento, floração e dormência.

Durante a etapa de crescimento ela, obviamente, cresce; ou seja, é a fase de fortalecimento e também desenvolvimento da haste floral, já que ela está diretamente conectada com o desenvolvimento e força da orquídea.

Logo, a haste floral da orquídea tende a crescer entre o meio da fase de crescimento e o início da fase de floração; o que significa que ela utiliza os nutrientes da planta para crescer e, depois, florescer na fase de floração.

Já na fase de dormência a planta não se desenvolve. Isso porque, como dissemos anteriormente, após a floração a planta tende a ficar sobrecarregada e para as suas atividades por um tempo, e é exatamente isso que acontece com a haste.

A haste na fase de dormência pode ser cortada ou não, e tudo dependerá de algumas características da sua planta e de como ela está após a floração.

Caso você não saiba se deve ou não cortar a haste da sua planta no momento de dormência, vamos te explicar agora qual o critério de avaliação para você decidir cortar ou não. Assim, não restarão dúvidas e o plantio será muito mais fácil, já que você vai saber exatamente o que fazer na hora da jardinagem.

A Haste Floral – Cortar ou não?

Na hora de cuidar de flores, algumas dúvidas são recorrentes e várias pessoas e por isso é importantes que elas sejam sanadas para que o cuidado com as plantas seja cada vez mais consciente e profissional.

Muitas vezes as pessoas não sabem muito bem se devem ou não cortar as hastes florais das plantas, e isso é extremamente comum, já que a resposta correta é “depende”; causando muita confusão até mesmo entre floriculturistas e jardineiros.

Para saber se você deve cortar a haste floral ou não, o recomendado é que você observe o desenvolvimento da sua planta e acompanhe a saúde dela. Geralmente, quando a haste floral não é cortada as orquídeas tendem a continuar florindo após o período de floração.

E é nesse momento que você precisa decidir o que fazer: se a sua flor estiver saudável e forte, é possível deixar a haste floral para que ela floresça novamente e deixe seu ambiente ainda mais bonito. Porém, se a sua flor estiver seca e enfraquecida, com certeza a melhor opção é cortar a haste floral para que a planta gaste energia se regenerando, e não produzindo novas flores.

Por isso, observe bem a sua planta. O período de floração pode desgastá-la bastante e, da mesma forma que ela poderá continuar a dar flores lindas quando a haste não é cortada, ela poderá morrer se a planta não possuir mais força para crescer.

Com certeza após ler esse texto você entende bem mais sobre como nasce a haste floral de uma orquídea, o que ela é e quando você deve ou não cortá-la para que sua planta dê bons frutos ao longo do tempo. Portanto, coloque todo esse novo conhecimento na sua flor e com certeza ela irá crescer muito mais saudável.

Você se interessa por flores e quer saber mais algumas informações sobre as orquídeas? Sem problemas! Leia também em nosso site: Catálogo de orquídeas com nomes e fotos grandes

 

 

Veja também

Arroz Branco na Tigela

Arroz Branco Tem Açúcar? Quais os Seus Nutrientes?

O arroz é um grão rico em amido usado como ingrediente básico por mais da …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *