Home / Plantas / Amora-Branca: Benefícios, Características, Comprar e Fotos

Amora-Branca: Benefícios, Características, Comprar e Fotos

Amora-branca, cujo nome científico é Morua alba, é uma árvore de crescimento rápido e tamanho médio. A fruta madura é comestível e é amplamente utilizada em tortas, vinhos e chá e as folhas são usadas medicinalmente.

A amoreira branca é nativa do norte da China e é o alimento dos bichos-da-seda. Foi introduzido nos Estados Unidos nos tempos coloniais durante uma tentativa de estabelecer uma indústria da seda e é amplamente cultivado e naturalizado em outros lugares.

História do uso Medicinal das Amoras

Os frutos das árvores cultivadas selvagens em outras áreas que não a China são de cor púrpura profunda, mas nas plantas cultivadas varia de branco a rosa. A amoreira branca é doce, mas branda, ao contrário do sabor mais intenso da amoreira vermelha e preta. A variedade vermelha e preta é melhor para uso culinário, enquanto o branco é usado medicinalmente.

Na China, as folhas de amoreira são apreciadas como remédio herbal desde os tempos antigos. O livro mais antigo da China, “Huang Di Ba Shi Yi Nan Jing”, um livro dedicado à prática médica chinesa, que é a Bíblia para todos os medicamentos à base de plantas, registra o primeiro uso da planta.

Na medicina tradicional chinesa, a amoreira tem sido usada como uma erva “refrescante” para remover calor e toxinas excessivas do corpo. No entanto, foi somente nos últimos anos que começou a ganhar atenção por médicos e cientistas por suas promissoras propriedades de gerenciamento de açúcar no sangue. Estudos demonstraram, entre outras coisas, que alcaloides e açúcares contendo N isolados de folhas de amoreira são inibidores potentes da alfa glicosidase, uma enzima chave nas vias de metabolismo de carboidratos e açúcar.

Benefícios Terapêuticos do Consumo de Amoras

Estudos clínicos em andamento há décadas tem incluído um segmento com chá de folhas de amoreira branca e investigado sua capacidade de prevenir picos de açúcar no sangue e inibir a digestão de açúcar.  O estudo reconhece que a folha de amoreira, tradicionalmente usada para tratar o diabetes por várias culturas ao redor do mundo, reduz significativamente o aumento de açúcar no sangue que ocorre após uma refeição. O estudo recomenda uma xícara de 6 onças de chá de folhas de amoreira antes de cada refeição do dia.

Existem alguns produtos químicos na amoreira branca que funcionam de maneira semelhante a alguns medicamentos usados ​​para o diabetes tipo 2. Eles diminuem a quebra de açúcares no intestino para que sejam absorvidos mais lentamente no sangue. Isso ajuda o corpo a manter os níveis de açúcar no sangue na faixa desejável, as folhas de amoreira podem ajudar a prevenir o diabetes em adultos saudáveis, suprimindo o aumento dos níveis de glicose no sangue e secreção de insulina após as refeições.

Ensaios clínicos demonstram que a folha de amoreira pode ajudar a estabilizar os níveis de açúcar no sangue e inibir a absorção de carboidratos nos diabéticos tipo 2, fornecendo suporte adicional que lhes permite melhorar escolhas alimentares e de estilo de vida. Nesses estudos, o uso de folhas de amoreira mostrou conclusivamente reduzir a absorção de açúcares e outros carboidratos pelo corpo e diminuir os picos de açúcar no sangue após as refeições e estabilizar os níveis de açúcar no sangue.  Um desses estudos relatou uma redução média de 44% nos picos de elevação de açúcar no sangue após as refeições.

Características das Folhas e Bagas de Amoreira

As folhas contêm uma potência de ingredientes altamente ativos e minerais benéficos, como beta-caroteno, GABA-1, aminoácidos, carotenoides, flavonoides, clorofila, vitamina C, B1, B2, B6, A e são ricos em fibras.

As folhas contêm seis vezes mais cálcio que o chá verde, 25 vezes mais que o leite e 40 vezes mais que o repolho. Em relação ao ferro, ele contém 2,5 vezes mais que o chá verde e 10 vezes mais que o espinafre.

A taxa de ingestão da fibra das folhas é 8 solúvel a 45 insolúvel. Além disso, em 100 g. de folhas secas de amoreira, você pode encontrar 230 mg. de aminoácido gama, que se acredita reduzir a pressão sanguínea, 100 g. das folhas também contêm 46 mg. de sitosterol, que controla a absorção do colesterol no intestino, enquanto a mesma quantidade de chá verde fornece 14 mg. de sitosterol.

Os benefícios nutricionais das amoras brancas secas também são impressionantes: uma onça de frutas contém 16 % da fibra diária recomendada, 3 gramas de proteína, 130 % da vitamina C diária, 20 % de ferro e apenas 90 calorias. Também é rico em resveratrol, um antioxidante comprovado encontrado no vinho tinto.

O Substrato 1-Desoxinojirimicina

De particular interesse é um ingrediente chamado 1-desoxinojirimicina (DNJ), que só pode ser encontrado nas folhas de amoreira. A estrutura química da 1-desoxinojirimicina é muito semelhante à glicose. Se a porção de oxigênio na estrutura química da glicose fosse substituída por nitrogênio, a composição seria exatamente a mesma que a composição química do DNJ. Por esse motivo, o DNJ inibe os dissacarídeos (alfa-glucosidase) e pode reduzir a absorção intestinal da quantidade no corpo, ajudando essencialmente a estabilizar o nível de açúcar no sangue.

Simplesmente falando, a ingestão de dissacarídeos (alfa-glucosidase / açúcar) é imediatamente dissolvida, decomposta e absorvida pelo organismo. Mas se o DNJ é introduzido no corpo e por causa de suas semelhanças com a glicose, o DNJ é absorvido preferencialmente. Durante o processo, o excesso de glicose se move para o cólon sem ser decomposto em monossacarídeo e não é absorvido pelo sangue.

Folhas de Amoreira
Folhas de Amoreira

Em vez disso, é descarregado. Com efeito, isso maximiza a absorção do corpo de qualquer nutrição restante, porque os dissacarídeos tendem a deslocar ou inibir a capacidade do corpo de absorver os nutrientes necessários. É por isso que as folhas de amoreira, particularmente o substrato DNJ, agora são altamente reconhecidas como uma erva promissora que pode ajudar a controlar a absorção de carboidratos.

O Controle da Diabetes

Novas  pesquisam estimam que a prevalência de diabetes  está crescendo a uma taxa alarmante.  Isso significa que quase 8% da população mundial tem diabetes e aproximadamente 90% desses pacientes têm diabetes tipo 2, muito relacionado à obesidade, má alimentação e falta de exercício.

A pesquisa atual  mostra a folha de amoreira, um ingrediente natural simples derivado de uma árvore, pode ajudar nutricionalmente a melhorar os níveis de açúcar no sangue em diabéticos tipo 2, que lutam diariamente para seguir uma dieta equilibrada e manter um peso saudável, essencial para o gerenciamento do diabetes tipo 2.

Veja também

Historia da Flor Gardênia, Significado e Origem da Planta

A gardênia é uma flor que todos conhecemos. É frequentemente usado em decoração e como …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *