Home / Plantas / Como Germinar Sementes de Peônias? Passo a Passo

Como Germinar Sementes de Peônias? Passo a Passo

Com ampla distribuição nas porções temperadas do Hemisfério Norte, as peônias são vegetais correspondentes a um quantitativo de 25 a 40 espécies, conhecidas pelas suas flores exuberantes e até mesmo exóticas.

Entre as espécies e híbridos, é possível contabilizar um quantitativo ainda maior (no caso, 80 representantes). Tais vegetais são originários da Ásia, Sul da Europa, assim como do Canadá e Oeste dos Estados Unidos.

Embora o grande quantitativo de espécies implique na grande variedade de cores, formas e tamanhos, o perfume das flores é descrito de uma maneira quase unanime por amantes da botânica e da jardinagem: no caso, doce e suave na medida exata, sem ser considerado enjoativo. Nos países asiáticos, além de outros significados, tais flores também podem simbolizar riqueza e nobreza.

Neste artigo, você conhecer importantes informações sobre as peônias, em especial relacionadas ao plantio e processo de germinação de sementes.

Então venha conosco e boa leitura.

Peônia: Classificação Botânica

A classificação científica para as peônias obedece à seguinte estruturação:

Reino: Plantae;

Clado: Angiospermas;

Clado: Eudicots;

Ordem: Saxifragales;

Família: Paeoniaceae;

Gênero: Paeonia.

Peônias

Na botânica, entende-se por clado, um grupamento de espécies com um ancestral comum e exclusivo.

A ordem Saxifragales é considerada a principal ordem de plantas com flores do clado Eudicots, uma vez que possui 15 famílias, aproximadamente 100 gêneros e 2.470 espécies.

Peônias: Características

A maioria das espécies de peônias é considerada herbácea (no caso, aproximadamente 30), sendo que há uma pequena parcela (no caso, 8), classificadas como lenhosas.

Os vegetais são perenes e possuem entre 0,5 a 1,5 metros de altura; sendo que há espécies que não são consideradas arbustivas e possuem entre 1,5 a 3 metros de altura. As flores são volumosas, redondas e com disposição de pétalas em ‘fileiras’ concêntricas.

Peônias: Um Pouco Mais Sobre a História e a Simbologia

Símbolo da riqueza no Oriente, tal vegetal assumiu pela primeira vez o seu espaço na realeza no ano 600, no qual o imperador chinês Suiyang ordenou o plantio de peônias em um de seus jardins.

O cultivo de peônias, particularmente, tornou-se bastante popular na China, durante e após a dinastia Tang.

Além de remeter à riqueza e realeza, no Japão, sua simbologia também está relacionada à sorte, fortuna, prosperidade e felicidade. É comum que a flor seja bastante encontrada em obras literárias e artísticas da cultura oriental milenar.

Dentro do Feng Shui, acredita-se que a peônia tenha potencial energético para suavizar problemas sentimentais e amorosos.

Dentro da mitologia grega, há vários contos que fazem alusão a esta flor. Em um deles, as ninfas corriam para trás dos arbustos de peônias para encobrir a sua nudez e evitar os olhares dos homens. Neste contexto, a peônia ganhou associação com a timidez, e surgiu a frase que diz que a beleza se esconde na peônia.

Outro conto grego, diz que Zeus transformou o ajudante do Deus da Medicina em peônia para salvá-lo da ira de seu mestre.

Na atualidade, as peônias podem ter significados específicos de acordo com suas cores. Peônias rosas, por exemplo, estão relacionadas ao amor, romance e vínculo afetivo. Peônias vermelhas, no Oriente, remetem à riqueza; ao passo que, no Ocidente, remetem à beleza e paixão. No caso da peônia branca, ela está relacionada à idéia de timidez, recato e pureza.

As tatuagens com peônias ganharam certa popularidade, por serem consideradas chamativas e exóticas. Muitos artistas trabalham com técnicas que permitem desenho minuciosos das pétalas, folhagem, ramo e caule.

Como Germinar Sementes de Peônias? Passo a Passo

A germinação de sementes é na realidade, a melhor forma de plantar estes vegetais. O ideal é plantar estas sementes em locais que não possua outras plantas, uma vez que as peônias exigem muitos nutrientes do solo, e não toleram competição. Caso haja outras plantas no terreno, o espaçamento ideal (considerando o potencial de expansão das raízes) é de 0,90 a 1,20. Espaçamentos menores poderão comprometer a circulação de oxigênio.

O solo escolhido deve ser úmido e fértil, possuindo pH neutro. Neste solo, recomenda-se escolher um local com incidência solar moderada (no caso, com condições de meia-sombra). Também é ideal que o solo possua boa drenagem.

Observada estas recomendações, segue abaixo, o passo a passo para o plantio:

  1. Deve-se cavar um buraco com aproximadamente 5 centímetros de profundidade, nele depositando as sementes que serão cobertas com terra ou adubo. Tais sementes apenas deverão ser plantadas quando estiverem com casca levemente rachada.
  2. Pronto. Agora, é só regar de forma moderada. Na verdade, estas sementes devem ser regadas apenas 1 vez após o plantio e quando o solo parecer estar seco. Este cenário é diferente de outras plantas perenes, conhecidas por demandar regas contínuas, como é o caso das roseiras;
  3. A cada estação, é necessário fazer uma espécie de ‘manutenção’ no local em que as sementes foram plantadas, isto porque os arbustos costumam surgir dentro de 1 a 2 anos, ao passo que algumas espécies de peônias podem demorar de 4 a 5 anos para aparecer e começar a florir.

Plantio de Peônias: Dicas Adicionais

Mesmo possuindo certa resistência ao frio, é fundamental que alguns cuidados sejam realizados durante o inverno (especialmente durante os invernos mais acentuados). É importante que o solo acima da raiz seja coberto com folhas secas de pinheiro. A parte aérea da planta também deverá ser coberta, deixando apenas 2 centímetros de haste; juntamente, recomenda-se ebitar as regas, de modo a prevenir contra o aparecimento de fungos.

Em termos de curiosidade, o período de florescimento das peônias é entre os meses de Maio e Junho.Agora que você já conhece um pouco mais sobre as características, simbologia, história e dicas para p plantio de peônia; nossa equipe o convida a continuar conosco para visitar também outros artigos do site.

Aqui há muito material de qualidade nos campos da botânica, zoologia e ecologia de um modo geral.

Plantio de Peônias

Sinta-se à vontade para digitar um tema de sua escolha em nossa lupa de pesquisa, no canto superior direito. Caso não ache o tema desejado, você poderá sugeri-lo abaixo em nossa caixa de diálogos.

Se esse artigo foi útil pra você, deixe o seu comentário abaixo também. Aguardamos o seu feedback.

Até as próximas leituras

REFERÊNCIAS

AUR, D. Green Me. Peônia, a Majestade do Jardim, planta de tantos Símbolos e Significados. Disponível em: < https://www.greenme.com.br/significados/7612-peonia-simbolos-significados/>;

Sementes raras. Como germinar sementes de peônia. Disponível em: < https://sementesraras.com/inicio/329-como-germinar-sementes-de-peonia.html#:~:text=As%20pe%C3%B4nias%20se%20desenvolvem%20melhor,2%20por%201%2C2%20m.&text=Cave%20um%20buraco%20de%20cerca,cubra%20com%20terra%20ou%20adubo.>;

Wikipédia. Paeonia. Disponível em: < https://pt.wikipedia.org/wiki/Paeonia>;

Veja também

Quais os Males que a Chia Pode Causar?

A chia (nome científico Salvia hispanica L.) é uma semente que vem se tornando bastante …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *