Home / Plantas / Peônia Curiosidades e Fatos Interessantes Sobre a Planta

Peônia Curiosidades e Fatos Interessantes Sobre a Planta

Todas as flores e plantas de todo o planeta possuem a sua importância para o mundo, já que, sem elas, seria impossível haver vida na Terra como a conhecemos. Entretanto, as funções das plantas são muito diferentes e variadas, havendo muitas possibilidades quando se trata do reino vegetal.

Dessa forma,as plantas podem ter funções ligadas, por exemplo, à produção de remédios ou chás medicinais. Nesse caso, a sua beleza não importante e, na verdade, o mais importante é como a planta em questão pode ser útil para a resolução de problemas de saúde.

Ademais, as plantas também podem servir para a produção de óleos essenciais, que podem ser utilizados também para muitos fins, como a famosa aromaterapia. Contudo, há ainda a possibilidade de as plantas serem usadas para o paisagismo, mostrando como a ornamentação pode ser um fator de beleza sem igual para mudar o panorama de diversos ambientes.

Assim, as peônias são um grande exemplo de como as plantas podem servir muito bem para tornar os ambientes mais bonitos e sofisticados.

No caso, esse é um gênero de flores que engloba uma série de espécies vegetais, sendo um tipo muito comum de se ver no Hemisfério Norte. Isso porque a peônia se adapta muito bem a climas amenos, onde as temperaturas são mais baixas e os ventos podem ser um pouco mais escassos. Essa planta, portanto, é um gênero muito comum em grande parte da Europa e grande parte da Ásia.

Com características herbáceas ou arbustivas, as plantas em questão jamais ultrapassam os 3 metros de altura, embora o mais comum seja ver a peônia medindo entre meio metro e 1 metro. Em linhas gerais, apesar de haver diferenciações entre espécies diferentes dentro do próprio gênero, a peônia é uma planta perene e pode dar flores ao longo de todo o ano quando cuidada da maneira correta.

Características da Peônia

O gênero de plantas peônia é bastante vasto, com muitas espécies de plantas. Porém, em geral essas plantas possuem diversos detalhes em comum, o que faz com que seja mais simples entender todo o funcionamento do gênero. Assim, é possível afirmar que a peônia possui período de florescimento entre maio e junho, por exemplo, já que a grande maioria das espécies realmente dá flores nessa época do ano.

Não por coincidência, é quando, no Brasil, o inverno está para chegar e as temperaturas já começam a cair. Dessa maneira, com um clima mais suave e temperaturas mais baixas, a peônia encontra o ambiente perfeito para se desenvolver como gosta e dar muitas e belas flores. Ademais, as flores da peônia são grandes e têm muitas variedades de cores, o que faz com que essa planta seja ainda mais realçada pela natureza.

Além disso, a variedade de cores dá ainda mais valor às plantas. O perfume da peônia costuma ser bastante delicado, sendo que pode variar um pouco, sempre a depender do tipo de flor em questão. Porém, de uma maneira geral, é possível dizer que a peônia possui aroma doce e saboroso.

Como Plantar a Peônia

A melhor maneira de plantar as flores do gênero peônia é a partir de sementes. Dessa forma, é interessante que você consiga sementes da planta para que, a partir de então, seja capaz de fazer desenvolver a sua peônia. Uma vez plantada, com solo de boa qualidade e rico em matéria orgânica, a peônia não exige grandes cuidados em relação ao seu cultivo.

Portanto, a planta não é muito complexa em termos de cultivo. O pH do solo, contudo, pode ser uma questão a ser considerada quando se planta a peônia. Isso porque muitas pessoas apreenderam a dizer que o pH do solo em que se planta a peônia deve ser levemente ácido, mas isso está longe de ser uma verdade. Portanto, a peônia deve estar em um solo de pH neutro, que não enfrente os problemas da falta de nutrientes.

Ademais, o solo da peônia deve ser bem úmido, de forma a fazer com que a planta seja capaz de se desenvolver como deseja. Uma dica de ouro é plantar a peônia em um local em que a planta esteja sozinha, já que esse tipo de flor costuma roubar os nutrientes das outras plantas ao redor.

Mais Detalhes Sobre a Peônia

Caso você opte por plantar a peônia em um jardim aberto, onde a planta estará em contato com outras, pode ser interessante manter um espaço de 90 centímetros a 1 metro de distância entre a flor e outras culturas de plantas.

O melhor lugar para plantar a peônia, de qualquer maneira, é onde o sol incida apenas de forma leve. No caso, a peônia deve ser mantida à meia sombra, apenas com alguns poucos raios solares batendo nela. Isso porque, por mais que a peônia goste do sol e precise da luz para realizar as suas reações mais simples, como a parte clara da fotossíntese, essa flor é típica de regiões frias da Europa e, como tal, não gosta tanto assim do sol forte.

Um ponto interessante sobre a peônia é que esse tipo de flor costuma gostar muito do frio, mas, ainda assim, é preciso adotar medidas preventivas. Entre essas medidas está recobrir o solo como folhas secas, para impedir que as geadas possam danificar a planta de alguma maneira. Além disso, pode ser importante evitar as regas para impedir a proliferação de fungos no local.

As Flores da Peônia

A peônia é uma planta conhecida pela beleza das suas flores. Portanto, como não poderia deixar de ser, é preciso ressaltar as flores desse gênero de plantas tão famoso. Assim, as flores da peônia são sedosas, sendo boas de passar a mão (por mais que não seja recomendado), além de delicadas e muito cheirosas.

Flores da Peônia

Com muitas pétalas, a peônia pode ser colocada em locais abertos da casa, para dar um aroma mais doce ao ambiente. Porém, evite ter a planta em ambientes fechados, pois, dessa forma, a peônia pode causar irritação nas pessoas, sobretudo naquelas que têm mais propensão a ter problemas respiratórios.

Veja também

Tudo Sobre a Planta Cíclame: Características da Flor e Fotos

Cíclame, também conhecida como cyclamen ou cíclame-da-pérsia, é uma planta que tem origem nos continentes …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *