Home / Plantas / Paisagismo Com Jasmim Manga: Como Fazer?

Paisagismo Com Jasmim Manga: Como Fazer?

A utilização de plantas para o paisagismo tem sido cada vez mais comum em todo o mundo, fazendo com que as pessoas retomem alguns dos conceitos mais clássicos quando se trata do uso de flores.

Na verdade, as flores já eram usadas para fins de ornamentação há bastante tempo, algo bastante útil para enfeitar ambientes ou até mesmo melhorar o aroma de algum local para as sociedades mais antigas. Assim, as pessoas rapidamente aprenderam que as plantas podem melhorar muito a beleza de qualquer ambiente, deixando-o mais charmoso e delicado.

Portanto, é bastante interessante notar como variados tipos de plantas estão cada vez mais fazendo parte do dia a dia da sociedade, quase sempre com o intuito de servir como ferramenta de paisagismo. Esse é o caso, por exemplo, da jasmim manga, um tipo de jasmim bastante especial que pode possuir flores nas cores branca, rosada e até mesmo avermelhada.

Paisagismo com Jasmim Manga
Paisagismo com Jasmim Manga

A jasmim manga, dessa maneira, é um tipo de planta que encaixa muito bem para o paisagismo, já que a sua utilização pode fazer de qualquer lugar mais bonito, dando um toque de charme e beleza ao ambiente.

Em geral, as pessoas gostam de ter esse tipo de planta na calçada, já que a sombra também acaba por ser bastante útil. Contudo, nem só de sombra vive a jasmim manga, um tipo de planta que também possui no aroma um dos seus grandes diferenciais. Logo, a jasmim em questão é mais uma das muitas variações dessa flor tão bonita.

Como tinha de ser, há exemplares da jasmim manga com flores brancas, mas essa não é a única cor disponível. Assim, também é possível que a jasmim manga nas cores amarela, rosa e vermelha. Muitas vezes, para se ter um resultado final ainda mais belo, as pessoas misturam as cores da jasmim.

Características da Jasmim Manga

A jasmim manga é uma planta de porte médio, que pode chegar aos 8 metros de altura nos maiores casos. Contudo, o mais normal é que essa planta não se torne tão alta, ficando, em geral, por volta dos 4 ou 5 metros. De toda maneira, com tal estatura já é possível dar grande sombra para quem quer que seja. Dessa forma, muitas vezes a jasmim manga é usada com o objetivo de fornecer sombra, sendo muito comum ver essa planta nas calçadas de bairros pequenos.

O caule dessa planta é liso e grosso, em geral de cor cinza. Assim, por dar um contraste muito interessante entre o cinza do caule, o verde das folhas e o colorido das flores, a jasmim manga é bastante usada com o intuito de tornar os ambientes mais belos. Quanto às suas folhas, elas costumam ser grandes, com cerca de 30 centímetros de comprimento, adotando um padrão bastante comum das regiões mais úmidas da América do Sul.

Assim, o design dessa folha é feito justamente para que a água da chuva possa ser escoada de maneira mais simples, já que o contato com a água é bastante frequente para a jasmim manga. Vale lembrar que a jasmim manga é uma típica flor da América do Sul, sendo originária da Colômbia e da Venezuela.

Jasmim Manga No Paisagismo

A jasmim manga é uma planta muito usada para a ornamentação de ambientes, o que a torna verdadeiramente interessante, já que pode ser utilizada de inúmeras formas dentro do paisagismo.

Logo, é muito comum ver esse tipo de planta sendo utilizada das mais variadas maneiras. Uma delas se dá em locais frios, onde a jasmim manga costuma perder as suas folhas e as suas flores nos meses mais rigorosos do inverno. Nesse ponto do ano, mesmo sem as flores ou folhas, ainda assim o efeito visual criado pela jasmim manga é muito bonito e costuma chamar a atenção.

Contudo, esse tipo de jasmim pertence, de fato, às áreas mais litorâneas do continente americano. Portanto, quanto mais quente e mais úmido for o local, maior a tendência de a jasmim manga se dar bem e desenvolver plenamente.

Por consequência, é muito comum ver exemplares desse tipo de jasmim florescendo de maneira bonita e leve em regiões quentes, podendo enfeitar cidades ou praças, calçadas e muitos outros tipos de ambientes.

Cultivo da Jasmim Manga

A jasmim manga é uma planta de cultivo não muito complicado, mas, como toda planta, possui alguns detalhes que devem ser considerados no momento de realizar o cultivo dessa cultura. Assim, a jasmim manga deve ser cultivada sob sol pleno, já que essa planta depende bastante dos raios solares para absorver os seus nutrientes e ser capaz de crescer mais claramente.

Ademais, o solo da jasmim manga deve ser fértil, com bastante matéria orgânica de qualidade para que a planta possa buscar os nutrientes dos quais precisa e, dessa forma, ser capaz de se manter bonita. Além disso, outro ponto importante é que o solo onde a jasmim manga será plantada deve ter, também, boa drenagem.

Em outras palavras, isso quer dizer que deve ser adicionado areia e algumas pedras ao solo, finalizando uma mistura boa para o desenvolvimento da planta. Isso é particularmente interessante para que a jasmim manga possa evitar o apodrecimento, já que essa planta não lida muito bem com o excesso de água em sua raiz e, nesse caso, pode facilmente sucumbir e morrer. Por fim, é importante que a jasmim manga não seja colocada tão perto das pessoas, já que o seu aroma pode ser saboroso para alguns, mas irritante para outros.

A Cor das Flores da Jasmim Manga

Embora possa ser muito bonita mesmo sem as suas flores, nas épocas mias frias do ano em regiões de clima realmente ameno, as flores são parte principal da jasmim manga. Assim, elas podem variar bastante em coloração, tendo flores de cor branca, amarela, vermelha e até rosa.

Dessa maneira, as flores são um espetáculo à parte quando se trata da jasmim manga, mostrando muito bem como esse tipo de planta consegue se destacar em meio a outras. Essas flores coloridas da jasmim manga costumam ser bastante reproduzidas na criação de roupas ou de itens de cozinha, por exemplo.

Veja também

Papel de Fibra de Algodão: Vantagens e Desvantagens

O papel é famoso pela sua origem através da madeira, ou melhor, das fibras de …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *