Home / Plantas / Tipos de Ameixas e Variedades com Nomes e Fotos

Tipos de Ameixas e Variedades com Nomes e Fotos

Existem muitas variedades de árvores de ameixa e esta é uma vantagem indiscutível na escolha de ameixa. Além disso, essas árvores possuem diferentes períodos de frutificação: precoce, médio e tardio. Veremos algumas dessas variedades de ameixas:

A Ameixa Chinesa Ou Japonesa

Ameixa Chinesa no Pé
Ameixa Chinesa no Pé

A ameixa comumente conhecida como japonesa é na verdade de origem chinesa é raramente encontrada nos jardins da faixa do meio. Variedades deste tipo são resistentes à geada, raramente ficam doentes. A coroa da planta tem uma forma esférica e pode atingir 8 m de altura. A planta é muito modesta devido à composição do solo, pode suportar temperaturas até menos de 5° C.

Flores da árvore da qual se origina essa ameixa são cobertas com as inflorescências cor-de-rosa de veludo. Em uma gema, 4 flores florescem simultaneamente, como um monte. Ameixas chinesas podem ter formas diferentes: esféricas, cônicas e em forma de coração.

Ameixa Grau Danae

Variedade danae é o resultado dos criadores médios dos Urais. A árvore tem uma forma exótica e chega a três metros e meia e pode ter uma folhagem densa que cobre todos os ramos. Começa a florescer na primavera e as bagas de ameixa só aparecem em agosto.

Frutos dessa árvore de ameixa aparecem após 4 anos de semeadura. As bagas desta variedade são ovais, amarelas e a carne é saborosa, suculenta e doce.

Ameixa Em Forma De Colarinho

As ameixeiras de colônias médias-altas têm uma forma piramidal. Uma característica desta espécie é a ausência de uma coroa magnífica. Durante a frutificação, todos os ramos são cobertos com ameixas.

A árvore não traz ameixas antes do segundo ano após a semeadura. Eles são grandes, carnudos com um delicado sabor agridoce.

Ameixa Mirabelle

Ameixa Mirabelle
Ameixa Mirabelle

A ameixa mirabelle, também conhecida como ameixa – seca ou ameixa-cereja, é um grupo cultivar de ameixeiras do gênero prunus. Acredita-se que a ameixa foi cultivada a partir de uma fruta silvestre cultivada na Anatólia.

A mirabelle é identificada por sua forma pequena e oval, carne de textura lisa, e especialmente pela sua cor vermelha, ou amarelo escuro que se torna manchado na aparência. São conhecidas por serem doces e cheias de sabor.

A fruta é usada principalmente em conservas de frutas e tortas de sobremesa, e seu suco é comumente fermentado para vinho ou destilado em aguardente de ameixa.

Essas ameixas também são excelentes quando ingeridas frescas. E 90% das ameixas mirabelle são cultivadas comercialmente para serem feitas em geleia (70%) ou água de vie (20%).

A mirabelle fica madura e é colhida de julho a meados de setembro no Hemisfério Norte. O método tradicional de sacudir as árvores é agora mecanizado, mas o princípio permanece o mesmo: os frutos maduros são sacudidos e recolhidos em uma rede sob a árvore.

Ameixa Dourada Ou Ikako

Ameixa Dourada
Ameixa Dourada

Ikako ou ameixa dourada é uma planta de baixo crescimento com uma coroa exuberante. A altura varia de 1 a 3 metros e seu principal habitat são florestas tropicais ou áreas costeiras. A planta é resistente ao sal marinho, por isso muitas vezes pode ser encontrada perto das praias.

Frutas de ameixa dourada amadurecem no final da temporada de verão e são comestíveis, mas costumam ser usadas para fazer molhos ou geleias doces. Elas são encontrados em pequenos grupos em um ramo. Dos frutos de Ikako, um corante natural é obtido e eles produzem óleo de ameixa a partir de poços.

Os frutos ovais têm uma cor amarelada, às vezes é vermelho e a polpa tem um sabor suculento e amargo. A ameixa dourada é uma fruta muito termofílica. Durante pequenas geadas a árvore morre e por consequência seus frutos também.

Ameixa Renklod

Dentre outras variedades de ameixas, a chamada ameixa renklod tem o principal diferencial no seu sabor de excelência. Não é à toa que é uma das preferidas como sobremesa, graças a sua pola que praticamente derrete na boca, com uma maciez divinal. Outra característica notável está nas suas árvores de aspecto ornamental, de tão bonitas e limpas.

O tipo renklod inclui várias variedades que diferem em características semelhantes:

-Média, a altura da árvore é de 4-6 metros.
-Os pequenos desvios esféricos da coroa são permitidos.
-Filiais jovens ligeiramente pubescentes, fáceis de dobrar, pintadas de vermelho-marrom ou vermelho-verde. Com o tempo, eles endurecem e adquirem um tom acinzentado.
-Nas estrias das folhas, a pilosidade também está presente.
-Muitas vezes os frutos têm a forma de uma bola , 4-5 centímetros de longitude, a cor varia de amarelo-esverdeado a violeta de tinta. Ameixas desta família são ligeiramente ásperas.
-Pedúnculo curto, pubescente.
-Gosto (essas ameixas são consideradas sobremesa).
-O rendimento depende de quão seco e ensolarado o verão está.

Ameixa Japonesa

A ameixa japonesa (mume) também é chamada de damasco japonês. Na natureza, prefere crescer nas encostas das montanhas. Ela cresce na China, Vietnã, Coréia e Japão. A planta ama umidade, ama calor, é resistente a doenças e auto-fértil. Geralmente a árvore não passa de 7 metros.

Durante a floração, a árvore inteira é coberta por flores cor-de-rosa. A frutificação pode começar 2 anos após a semeadura. Esta variedade tem altos rendimentos. Os frutos amadurecem de julho a setembro, mas em áreas mais quentes, pode começar a dar frutos a partir de abril.

Ameixa Japonesa
Ameixa Japonesa

As ameixas japonesas são grandes e de cor amarelo claro. Elas têm um sabor amargo incomum. Como regra geral, os frutos são usados de forma elaborada (industrializados), mas podem ser consumidos frescos, in natura.

Ameixa Húngara

De origem italiana, a árvore é baixa com coroa arredondada e com folhagem moderada. Começa a dar frutos 5 anos após a semeaduras e suas ameixas são grandes, possuem uma forma oval de cor verde-amarelada e têm carne suculenta e doce.

As ameixas húngaras são resistentes ao gelo, amam a umidade, raramente ficam doentes. O amadurecimento dessas ameixas vem no início do outono, além de terem um alto rendimento.

Ameixa Húngara Após Ser Colhida da Árvore
Ameixa Húngara Após Ser Colhida da Árvore

Variedades Com Nomes

Muitas das ameixas citadas podem ser conhecidas por outros nomes comuns, dependendo da região, e sua taxonomia é muito discutível. Caso o leitor tenha maior interesse em pesquisar mais profundamente sobre os tipos de ameixas, pode fazer buscas a respeito dos seguintes nomes científicos principais:

Prunus cerasifera, prunus cocomilia, prunus japonica, prunus domestica, prunus salicina, prunus simonii, prunus spinosa, prunus alleghaniensis, prunus alleghaniensis, prunus angustifolia, prunus gracilis, prunus havardii, prunus hortulana, prunus maritima, prunus mexicana, prunus murrayana, prunus nigra, prunus orthosepala, prunus reverchonii, prunus rivularis, prunus subcordata, prunus texana, prunus umbellata e prunus armeniaca.

Veja também

Como Fazer Chá de Romã Para Gargarejo?

Punica granatum. Originária de uma região geográfica que vai do Irã até a região do …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *