Home / Plantas / Como Plantar Alecrim Em Garrafa Pet, Estaquia e Em Vasos

Como Plantar Alecrim Em Garrafa Pet, Estaquia e Em Vasos

Os alimentos, desde sempre, tiveram um papel importante na evolução da história humana, e isso é algo que ninguém pode negar.

Seja como alimento, seja como remédio, seja como um aspecto cultural, os alimentos estão presentes em nossa vida de diversas formas.

E alguns alimentos são, realmente, mais famosos ou mais benéficos do que outros. E, a nós, cabe saber quais são as propriedades e características dos principais alimentos.

Hoje iremos falar sobre uma planta que é muito conhecida, popular e muito usada para diversos fins.

O alecrim, que é uma erva com aroma muito característico, além de possuir diversos fins culinários, possui também propriedades medicinais que auxiliam no combate a várias doenças.

 

Para não ter mais dúvidas, você irá aprender tudo sobre suas características, benefícios, e também já conhecer três de formas de plantar o alecrim, em garrafa pet, estaquia e em vasos.

Características

O alecrim, com o nome científico Rosmarinus officinalis, é uma erva considerada muito aromática, e muito comum na região do Mediterrâneo.

Na maioria das vezes, ela ocorre em locais altos, que vão desde 0 até 1500m de altitude, e preferem também solos que possuem uma formação mais calcária.

Por possuir um odor muito forte e agradável, os romanos, há muito tempo atrás, começaram a chamar essa planta de rosmarinus, uma palavra do latim que significa “orvalho do mar”.

O arbusto do alecrim possui um porte médio, e sua altura varia entre 1 até 1,2 metros de altura, sendo também muito ramificado, com uma cor sempre verde, hastes lenhosas e com folhas consideradas pequenas, finas, lanceoladas e também opostas.

Na parte debaixo das folhas, o alecrim possui uma cor verde-acinzentado e na parte de cima é predominante uma cor verde e também brilhante.

Todas as flores do alecrim se juntam em espiguilhas do tipo terminais e possuem uma cor azul ou, em alguns casos, esbranquiçadas.

No jardim, o alecrim não precisa de muitos cuidados específicos ou especiais, pois é uma planta muito rústica e se adapta muito fácil ao ambiente.

A planta possui um cheiro muito agradável e característico, e desse odor, são feitos óleos essenciais, produtos de perfumaria e também de comésticos.

Além disso, o alecrim é muito utilizado no uso de medicinal, religioso, mas principalmente, é usado na culinária.

Usos Medicinais

O alecrim é muito utilizada em receitas medicinais caseiras e populares, e normalmente, ele é usado em forma de chás, óleos, cremes, banhos, ou no preparo de alimentos.

Muitas vezes o alecrim é utilizado para auxiliar pessoas que estejam passando por uma febre alta, que tenham debilidades, ou febre tifoide.

A infusão de alecrim também auxilia a melhorar os sintomas de tosses fortes, ou ainda a auxiliar na digestão, para pessoas que possuem problemas estomacais.

O alecrim possui algumas propriedades desinfetantes, aromáticas, emenagogas e também carminativas.

Com propriedades relaxantes, o alecrim também é um ótimo aliado na hora de combater e aliviar dores musculares, fortalecer os músculos e ativador de memória.

E não para por aí. O alecrim também é muito utilizado em tônicos capilares, e auxilia no combate a queda do cabelo, e também fortalece os fios e couro cabeludo.

Além disso, o alecrim é muito conhecido também como a erva da alegria, pois ele possui alguns óleos que aumentam a produção dos neurotransmissores que são responsáveis pelo nosso bem-estar.

No geral, esses são os principais usos do alecrim:

  • Redução do mau hálito
  • Alivia o stress
  • Auxilia nos gases intestinais
  • Controla a pressão arterial
  • Combate asma, gripe e tosse

Como Plantar Alecrim em Garrafa Pet

O alecrim é uma planta considerada muito rústica, ou seja, é uma planta que consegue se adaptar em ambientes diferentes e difíceis.

Para fazer mudas e plantar alecrim em garrafa pet não é uma tarefa muito difícil, e conseguimos fazer com alguns passos.

Após escolher os ramos que irá fazer a muda, você vai precisar retirar as estacas de cada ponta do ramo, e elas precisam ter todas de 10 a 15 cm.

Com as mãos, você vai remover as folhas que possuem a metade do tamanho de cada estaca, e vai puxar elas para cima, seguindo sentido da ponta de cada ramo.

Em seguida, você irá usar uma faca para raspar três pedaços nas laterais dos ramos, na parte debaixo, usando uma técnica que é chamada de “expor o câmbio”, ou seja, uma parte branca que ficam embaixo da casca.

Após fazer esses passos, você já pode fazer a plantação direto no solo ou então em um substrato com areia.

Para proteger contra os ventos, contra a chuva e também para umidade ficar no nível ideal, você irá pegar uma garrafa pet, e fazer alguns furos na parte superior e colocar em cima do alecrim que foi plantado.

Garrafa Pet com Planta Alecrim
Garrafa Pet com Planta Alecrim

A garrafa pet irá servir como uma estufa, e você pode remover ela com cerca de 20 dias depois do plantio, pois o alecrim começará a brotar.

Após isso, o alecrim pode ser levado para vasos feitos de garrafas pets, mantendo a terra e o substrato sempre úmido.

Como Plantar Alecrim em Estaquia e em Vasos

A melhor época de reproduzir o alecrim por estaquias é no verão, que no hemisfério sul ocorre entre janeiro e fevereiro, e no hemisfério norte entre julho e a agosto.

Com uma tesoura ou alicate, corte um pedaço de 8 cm de algum ramo, de preferência aqueles galhos mais macios.

Retire as folhas da parte inferior dos ramos, e deixe apenas umas 5 até, no máximo, 6 camadas de folhas na parte de cima.

Usando um palito, pedaço de madeira, ou qualquer graveto, faça um buraco na terra, e finque as mudas de alecrim junto a essa estaquia, e com o dedo, compacte a terra em volta da muda para que a mesma fique firme.

Uma vez que a muda esteja dentro do vaso, regue sempre ela, para que o solo fique umedecido, e deixe o vaso em um local que possua bastante luz, mas que não seja a luz direta do sol.

Para que a muda fique úmida, você pode usar plástico por cima do vaso, e após cerca de 4 semanas verifique se as mudas criaram raízes.

Mudas de Planta Alecrim
Mudas de Planta Alecrim

Uma vez que elas tenham criado raízes, você pode remover desse vaso e colocar no local certo do plantio.

E você, já plantou ou cultiva um alecrim? Deixe nos comentários o que você achou!

Veja também

Arroz Selvagem: Pipoca, Calorias: Combina Com o Que?

O arroz selvagem pertence a um gênero de plantas monocotiledôneas da família do poaceae (a …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *