Home / Plantas / Quais os Efeitos da Planta Comigo-Ninguém-Pode?

Quais os Efeitos da Planta Comigo-Ninguém-Pode?

A comigo-ninguém-pode, também chamada diffembachia, é vendida sem avisos como planta decorativa. Entretanto, na verdade, possui um dos mais poderosos venenos da natureza.

Foi introduzida na Europa no final do século XIX, e tem origem nas selvas virgens da América Central e do Sul, principalmente no Brasil. Chama a atenção pela cor brilhante de suas folhas grandes, nas quais as cores verde e branco se alternam.

É usada como planta interna para dar um importante toque decorativo aos ambientes. Não requer atenção muito exaustiva, embora você precise ser cauteloso, pois, como citado, as folhas possuem propriedades tóxicas.

Se você quer conhecer os efeitos dessa bonita e perigosa planta, continue lendo o artigo até o final.

Origem do Comigo-Ninguém-Pode

Esta planta é nativa da América Central, América do Sul e florestas virgens, sendo introduzida no final do século XIX na Europa. Muitos dos exemplares das espécies são cultivados como ornamentos por causa de suas folhas.

Em outros países, como México e Peru, são conhecidos como “galeta”. No Panamá é conhecido como “pita ou pito”. No Brasil, é popularmente como “comigo-ninguém-pode”.

Sua toxicidade é devida a uma proteína conhecida como asparagina e a um composto conhecido como oxalato de cálcio. Estes são agentes irritantes das membranas mucosas e da pele.

Descrição da Planta

Esta é uma planta perene, com caule herbáceo, carnudo e ereto, observado em curvas. Dependendo das condições em que for encontrada, pode atingir uma altura de 3 a 20 metros. As folhas são lanceoladas ou ovais, verde escuro, apresentando pontos de luz em quase todas as suas variedades.

Sua toxicidade deriva do fato de suas folhas terem cristais de um composto chamado oxalato de cálcio, como citado, assim como a parte de uma proteína chamada asparagina. Ela é irritante para a pele e as membranas mucosas de humanos e outros animais.

No entanto, é considerado extremamente raro que sua ação possa causar a morte. A ingestão ou contato com as folhas de comigo-ninguém-pode pode causar:

  • Queimação;
  • Inflamação na boca e garganta;
  • Voz rouca;
  • Dor nos olhos.

Em casos mais graves, pode levar a diarreia, náusea ou vômito e danos às córneas.

Como a inflamação da boca e da garganta pode efetivamente obstruir as vias aéreas, principalmente em crianças, existe a possibilidade de que causem a morte. Mas estes são casos extremamente raros. Em nenhuma situação a toxicidade é rápida e letal.

Cuidados a se Ter Com o Comigo-Ninguém-Pode

Mesmo não tendo efeitos tão graves na maioria dos casos, se você possui esta planta na sua residência ou em seu escritório, deve tomar alguns cuidados. O principal é que, se houver crianças ou animais por perto, com maior probabilidade de ingerir, tente manter fora de alcance.

Comigo-Ninguém-Pode no Vaso
Comigo-Ninguém-Pode no Vaso

Se alguém sofreu um envenenamento por comigo-ninguém-pode é recomendável limpar a boca com um pano úmido e frio. Em seguida, enxaguar abundantemente os olhos se tiver contato com a planta. É possível também dar leite à pessoa para beber. Posteriormente, você deve seguir de imediato para consultar em um centro de saúde.

Sintomas de Envenenamento

  • Edema dos lábios e boca;
  • Baba;
  • Mudez temporária;
  • Respiração prejudicada;
  • Sem reflexo de deglutição;
  • Vômitos;
  • Diarreia Grave;
  • Inflamação e irritação do órgão óptico.

Propriedades e Benefícios do Comigo-Ninguém-Pode

Esta planta contém ingredientes ativos como oxalato de cálcio e aminoácidos como asparagina, que são substâncias tóxicas. Mas nos apresenta propriedades e benefícios místicos e espirituais:

  • Protege as casas contra visitas indesejadas, ganância e invasores, adornando o pátio ou as beiradas das portas;
  • Ao comigo-ninguém-pode são creditados os efeitos protetores contra a inveja e o mau-olhado, ajudando a manter boas energias. Isso fortalece a energia e permite a limpeza, tanto no ambiente quanto nas pessoas;
  • A planta absorve as más energias das pessoas mal intencionadas, impedindo que as maldições cheguem até quem more na residência;
  • Ajuda a superar problemas;
  • Ajuda a resolver grandes complicações na vida;
  • Contribui para a remoção da inveja dos relacionamentos.

Utilizações Medicinais

Pesquisas foram realizadas nesta planta como uso na medicina do câncer. Acredita-se que seus derivados possam impedir o desenvolvimento de células cancerígenas.

Outros Usos

É usado como planta decorativa em jardins e vasos, proporcionando beleza e frescor para as residências. Também é usada como uma arma poderosa para rituais e feitiços.

Plantio e Cuidados

Comigo-ninguém-pode prefere luz solar difusa ou sombra parcial, mas tolera sombra total. Esta é a razão pela qual é adequada como planta de casa. Prospera em temperaturas entre 15 e 23° C.

Esta espécie deve ser regada regularmente, com o solo sendo permitido secar entre as regas. Pode ser plantada em qualquer meio de envasamento de boa qualidade e bem drenado. Deve ser replantada conforme necessário para permitir o melhor crescimento. Para incentivar o desenvolvimento uniforme, vire sua planta frequentemente.

Comigo-Ninguém-Pode no Jardim
Comigo-Ninguém-Pode no Jardim

Também pode ser cultivada ao ar livre, em locais com sombra, mas deve ser protegida do frio. Tenha cuidado com esta planta se você tiver filhos pequenos ou animais curiosos. Ressalta-se que a sua seiva tem qualidades tóxicas que podem causar inchaço na língua e na garganta quando ingerida.

História do Comigo-Ninguém-Pode

Há evidências de que no Brasil, na cidade natal da comigo-ninguém-pode, ela era usada para punir escravos. O infeliz que era forçado a comer um pedaço de caule tinha a língua e as mucosas da boca inchadas para que não pudesse falar por um longo tempo.

Foi dessa forma que a planta ganhou o apelido de “vara silenciosa”. O sumo de uma folha ou caule danificado pode ocasionar queimaduras e reações alérgicas na pele.

As Vantagens de Se Ter uma Planta da Espécie Dentro de Casa

O comigo-ninguém-pode é uma das aquisições mais úteis, pois é uma das mais raras plantas de uso doméstico que são capazes de ter uma absorção ativa de diversos compostos tóxicos, como:

  • Fenol;
  • Formaldeído;
  • Benzeno.

Essa maravilha perigosa pode hidratar o ar da sala, evaporando a umidade da superfície com suas folhas grandes. Isso ajuda a reduzir a poeira e a tornar o ar muito mais limpo.

Os fitoncídeos liberados por ela combatem microorganismos e bactérias, especialmente os estafilococos, desinfetantes do ambiente.

O comigo-ninguém-pode aprecia muito o bom cuidado. Como agradecimento, emite uma energia positiva que melhora o bem-estar das pessoas que estão dentro da casa.

Veja também

Frutas que Começam Com a Letra o: Nomes e Características

Essa lista com algumas das espécies frutíferas que começam com a letra O revela-nos algumas …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *