Home / Animais / O Que Fazer Para Curar Soluço de Cachorro?

O Que Fazer Para Curar Soluço de Cachorro?

Ter um cachorro para chamar de seu é uma das melhores coisas que pode acontecer a uma pessoa, principalmente naquelas que amam os animais e veem nos cachorros uma excelente forma de estar sempre em contato com eles e ao mesmo tempo brincar com um companheiro.

Porém, devemos dizer que nem tudo são flores, e por isso é importante estar atento que algumas coisas que você não estará preparado podem acabar acontecendo, fazendo com que você acabe por ficar perdido com relação ao seu cachorro, o que não é algo bom.

Os soluços são pouco comuns em cachorros mais velhos, mas são muito presentes nos filhotes por diversos motivos diferentes, e é por isso que é tão necessário saber lidar com eles da melhor maneira possível, principalmente para não acabar se desesperando e assustar o cachorro, já que soluços em cães podem ser perigosos.

Portanto, caso você não saiba o que fazer para parar o soluço do seu cão e também não entenda por que ele é causado, continue lendo o artigo para entender as causas desses soluços e ainda aprender 3 dicas que irão te ajudar na hora de parar os soluços no seu cachorro!

Por Que Filhotes Têm Soluço?

Antes de mais nada, é importante que você entenda exatamente por qual motivo os filhotes de cachorro possuem tanto soluço em seus primeiros 6 meses de vida.

Em primeiro lugar, isso é causado porque o cão costuma ser muito eufórico nessa fase, o que faz com que ele acabe desenvolvendo soluço por conta do alto nível de agitação que acaba mudando a frequência da respiração.

Em segundo lugar, um outro motivo que pode explicar a presença de soluço nos cães é o ato de comer ou beber algo de maneira muito acelerada, já que isso também muda a frequência da respiração e acaba fazendo com que o soluço apareça muito rapidamente.

Por fim, podemos dizer que um outro fator muito explicativo é basicamente o frio. Caso o cão esteja com frio a tendência é que ele fique com um pouco de soluço, e por isso é sempre interessante estar atento à temperatura do ambiente em que seu cão está.

Portanto, agora que você já entende quais são os fatores mais comuns na hora do soluço dos cães, é importante aprender dicas para acabar com esse soluço de maneira simples para que o seu cão não comece a sofrer com o problema, principalmente porque ele pode ser muito recorrente em cães mais novos.

Dica 1: Dê um Susto

Todo ser humano já levou um susto de algum amigo ao falar para ele que estava com soluço, não é mesmo? As explicações científicas para isso ainda não são exatas, mas é praticamente comprovado que tomar um susto é uma das melhores formas de se curar um soluço.

Dessa maneira, uma boa ideia é dar um susto no seu cão para que ele consequentemente mude sua frequência respiratória e com isso consiga acabar com o soluço da maneira mais natural possível.

Porém, é sempre muito importante lembrarmos que os cães são muito mais frágeis do que os seres humanos e por isso é de extrema importância que esse susto seja apenas o suficiente para o soluço melhorar e não para que o cão acabe ficando traumatizado ou até mesmo passar mal.

Cachorro Assustado
Cachorro Assustado

Assim, saber dosar esses fatores é algo essencial para que esse truque realmente dê certo e não acabe trazendo efeitos colaterais, o que poderia ser algo muito ruim.

Portanto, essa é a primeira dica para você colocar em ação quando o seu cão estiver com soluço e você não souber o que fazer.

Dica 2: Faça-o se Movimentar

É normal vermos que os cães com idade mais avançada acabam por ser menos ativos e ter menos energia, o que é extremamente comum já que eles realmente vão perdendo a vitalidade com o passar do tempo.

Porém, podemos dizer que os cães filhotes não são assim, e na verdade eles gostam de estar sempre ativos e fazendo alguma coisa que demande energia, principalmente aqueles que vivem em locais fechados e quando podem brincar ou correr gostam de extravasar.

Dessa maneira, uma excelente ideia é você fazer com que essa energia em excesso do seu cachorro seja usada para algo bom. Basicamente, você pode fazer com que o cachorro corra bastante ou se movimente de outras maneiras, já que já foi mostrado que ao fazer isso a frequência respiratória do cão aumenta e muito provavelmente isso fará com que ele se cure do soluço rapidamente.

Caminhando Com o Cachorro
Caminhando Com o Cachorro

Essa dica também exige um certo cuidado, já que é essencial perceber quando o seu cão está muito cansado para que ele não seja forçado a correr mais, já que assim também o soluço será curado mas depois ele estará mal demais para fazer outras coisas; por isso, sempre respeite os limites do seu bichinho, até porque apenas um pouco de movimento é necessário para que o soluço passe.

Dica 3: Dê Água

Todo ser humano já precisou fazer milhares de truques com água quando estava com algum soluço, não é mesmo? Eles vão desde tomar água com o nariz tampado até tomar água pelo copo ao contrário, por exemplo; e o mais surpreendente de tudo isso é que muitas vezes esses truques realmente dão certo.

Pensando dessa maneira, o cão também pode ter o soluço curado por meio da água. Nesse caso, não é necessário fazer ele beber 3 goles ou tampar o nariz para beber, mas basta dar um pouco de água para ele, que com o passar do tempo o soluço irá sim sumir.

Dê Água ao Filhote
Dê Água ao Filhote

Essa é uma excelente maneira de fazer o soluço do seu cão parar caso você não se sinta confortável para dar um susto nele e nem tenha local para fazer ele se movimentar no momento, já que essa opção é bem calma e simples.

Logo, essas são 3 formas descomplicadas de acabar com o soluço do seu cachorro!

Quer aprender mais informações sobre outros animais? Leia também aqui em nosso site: O Araçari-de-Bico-de-Marfim / Amarelo / Marrom: Habitat e Fotos

Veja também

Quais São os Cachorros Mais Famosos do Mundo?

Aqui vou apresentar uma lista dos cães mais famosos da história, tanto quadrinhos, cinema e …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *