Home / Animais / Araçari-de-Bico-de-Marfim / Amarelo / Marrom: Habitat e Fotos

Araçari-de-Bico-de-Marfim / Amarelo / Marrom: Habitat e Fotos

Olá, tudo bem? Espero que sim. Durante o artigo de hoje você irá conhecer o Araçari Bico de Marfim, uma ave endêmica da América do Sul e da América Central.

Para melhor entendimento de todo o mundo e ambiente no qual este animal vive,  você conhecerá as principais características de sua ordem de aves e de toda a sua família logo após isso.

Preparado(a)? Vamos lá então.

Aves

Para que você entenda um pouco melhor sobre o Araçari, é importante que antes você conheça e entenda um pouco melhor sobre as aves e as características que todas elas compartilham em comum.

Animais vertebrados que possuem penas, que são bípedes, ovíparos e homeotérmicas. Hoje, se conhece ao menos 9 mil espécies de aves diferentes em todo o mundo, que se espalham por todo o globo e possuem uma enorme variedade.

Descendentes dos Dinossauros que viveram na Terra a até 65 milhões de anos atrás, as aves contam com a habilidade de voar, que as auxílio a fugir de predadores, habitar em diversos ambientes diferentes, entre outros, durante toda a história de suas espécies.

Araçari de Bico de Marfim

Existem algumas características que são comuns a quase todas as aves são:

  • Penas: Isolantes térmicos, permite a capacidade de vôo e funciona como atrativo sexual;
  • Vôo: habilidade existente graças às penas; é usada para fugir de predadores, aumentar seu campo visual, para buscar alimentos, migrar, fugir de predadores e para habitar em ambientes diferentes;
  • Temperatura do corpo: as aves possuem sangue quente e são endotérmicas. Elas dispõem da capacidade de manter a temperatura de seu corpo alta e de forma constante;
  • Canto: habilidade utilizada como atrativo sexual, para a marcação de território e para comunicação. As aves conseguem cantar, graças a um órgão fonador que elas possuem, que é chamado de Siringe.

Normalmente elas se alimentam de sementes, grãos e frutos. Dispõem de diversas formas, tamanhos e cores diferentes devido a sua grande variedade de espécies.

Araçari

O Araçari faz parte da ordem Pteroglossus da família Ramphastidae, da qual o Toucanet e o Tucano fazem parte.

Assim como seus parentes, estes animais se destacam por seu grande bico e beleza exuberante. Dispõem em média de 35 a 45 centímetros de tamanho e bico um pouco menor que os outros de sua família.

Todas as espécies de Araçari são coloridas desde a cor de sua plumagem, até a cor de seu bico muda de cor de acordo com cada espécie.

Sua alimentação primária são frutos, contudo, eles também chegam a se alimentar de insetos e invertebrados como Sapos e Cobras.

Os Pteroglossus se dividem por toda América do Sul e América Central. Usualmente eles não possuem disformismo sexual.

Algumas espécies de Araçari são:

  • Araçari banana: vive em florestas de regiões montanhosas e se divide pelo Brasil, Argentina e Paraguai. Seu tamanho varia entre 35 e 39 centímetros de comprimento. Sua plumagem é predominada por amarelo que se mistura com oliva, verde e uma faixa vermelha que passa por seu corpo. Seu bico é uma mistura de tons verdes e amarelos;
Araçari Banana
  • Araçari mulato: seu tamanho varia entre 40 e 46 centímetros de comprimento, ele se destaca  por suas penas negras e brilhantes no alto de sua cabeça. Ave completamente colorida e que habita a Colômbia, Peru, Bolívia, a Amazônia Brasileira e a região da madeira no Amazonas;
Araçari Mulato
  • Araçari de pescoço vermelho: sua nuca, peito e uropígio são vermelhos, suas asas e cauda verdes enquanto sua barriga é amarela. Seu tamanho vai de 32 a 38 centímetros. Ele habita o sudeste da Amazônia;
Araçari de Pescoço Vermelho

Araçari de Bico de Marfim

Esta espécie de araçari é encontrada em copas de árvores de florestas úmidas, florestas em áreas montanhosas e até mesmo em plantações.

Este Araçari vive em pares ou em grupos de 3 a 5 aves. Ele se distribui por áreas do Brasil, do Peru e da Bolívia.

Sua plumagem é muito parecida com a do Araçari de Pescoço Vermelho. Seu peito é vermelho, contudo em sua parte mais baixa é preto, e sua barriga é de cor amarela com uma linha vermelha.

Seu bico tem cor marfim e sua mandíbula têm tons de marrom, laranja e vermelho misturados.

As fêmeas possuem cor castanho escuro no topo de sua cabeça, enquanto o topo da cabeça dos machos é preto.

Ele se alimenta de frutos e insetos voadores. Para se reproduzir, o macho corteja a fêmea com comida.

Seu nome científico é Pteroglossus Azara. Ele também é chamado de Araçari Bico de Marfim, retirando-se o primeiro “de” de seu nome.

Ramphastidae

Como o assunto é esta linda família de aves, que tal conhecer as características principais características que todos os seus membros possuem?

Estes animais se destacam por seus grandes bicos, que chegam a ter até 23 centímetros de comprimento, como no caso do Tucanuçu.

São aves endêmicas que habitam desde o México até a Argentina, se desdobrando por toda América do Sul e América Central.

Eles são divididos em 6 gêneros diferentes e hoje são conhecidos hoje 33 espécies de aves, que se dividem entre estes 6 gêneros, como o Tucano, o Toucanet e o Araçari por exemplo.

Ramphastidae

Suas espécies se dividem em muitos tamanhos e cores diferentes, devido a sua variedade.

Eles são animais de grande importância para a existência, equilíbrio e crescimento de biomas. Sua importância se encontra na grande capacidade que estes animais têm em dispersar sementes.

Grandes dispersores de sementes, eles são os maiores responsáveis por sua dispersão na América Central. A sua falta nos ecossistemas em que costumam viver, causa desequilíbrio e uma grande diminuição de arvores e vida nestes locais.

O desmatamento, queimadas e principalmente o tráfico ilegal de aves, faz com que as populações de Ramphastidae diminuam a cada dia mais de seus habitats naturais.

Conclusão

Olá novamente, durante o artigo de hoje você conheceu o Araçari de Bico de Marfim, uma ave membro da família Ramphastidae, da qual o Tucano e o Toucanet fazem parte.

Você conheceu também tudo que todas as aves desta família possuem e muito mais. Se gostou do artigo de hoje e ama descobrir novas coisas sobre as aves e toda a natureza, continue em nosso site. Você não vai se arrepender!!

Até a próxima

-Diego Barbosa

Veja também

Quais São os Cachorros Mais Famosos do Mundo?

Aqui vou apresentar uma lista dos cães mais famosos da história, tanto quadrinhos, cinema e …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *