Home / Plantas / Quanto o Bambu Cresce Por Dia? Qual Cresce Mais Rápido?

Quanto o Bambu Cresce Por Dia? Qual Cresce Mais Rápido?

O bambu é uma planta muito versátil. Ela pode ser utilizada para diversos fins, que vão desde a construção de cercas/casas até a utilização como matéria-prima para a fabricação de instrumentos musicais. Não podemos esquecer que ele também é uma vegetal muito apreciado e utilizado no ramo da decoração e paisagismo. Já pensou em cultivar bambu no jardim da sua casa? Acompanhe o artigo e conheça muitas curiosidades sobre essa planta.

Características do Bambu

Existem mais de mil espécies de bambu em todo o mundo. Suas raízes são muito espalhadas e eles possuem um caule que cresce rapidamente. Suas folhas e galhos são sempre sinônimo de muita beleza e composições incríveis.

Por possuir rizomas que se alastram com muita facilidade é muito importante saber onde o bambu deve ser plantado para que não atrapalhe o cultivo de outras plantas. Uma de suas espécies cresce em forma de touceiras e adaptam-se muito bem em climas quentes.

Bambu Preto e Folhas
Bambu Preto e Folhas

Quanto um Bambu Cresce Por Dia?

O bambu também é conhecido por ser uma das árvores que possuem crescimento mais intenso. Para se ter uma ideia, algumas espécies de bambu crescem mais rápido que as trepadeiras. A planta costuma crescer muito durante os primeiros anos de vida, mas depois de atingir a maturidade o bambu quase não muda mais de comprimento. Isso acontece porque ela canaliza seus nutrientes para a formação de brotos tornando a planta ainda mais exuberante.

Por falar em crescimento, uma espécie de bambu chamada bambu-moso (nome científico Phyllostachys edulis) é uma das plantas que possuem o crescimento mais acelerado. Estudos registraram que ele pode chegar a crescer um metro em apenas 24 horas. Ou seja, a cada quatro horas, a planta fica vinte centímetros mais alta. Inacreditável, não é?

O bambu-moso atinge mais de setenta metros de altura com um diâmetro de aproximadamente vinte centímetros. Um outro estudo destacou que foi registrado um indivíduo dessa mesma espécie com crescimento de vinte metros em apenas sessenta dias.  Ou seja, esse bambu é a planta com crescimento mais acelerado que se tem conhecimento até agora.

Como Plantar Bambu

Opte por fazer o plantio do bambu na estação da primavera. Eles se adaptam muito bem em climas quentes e úmidos, mas também podem viver bem em climas mais amenos, desde que sejam protegidos dos fortes ventos. O ideal é realizar o plantio em uma área que a temperatura não fique abaixo de 15 °C.

Uma boa alternativa para a proteção da planta aos ventos é cultivá-lo nas proximidades de cercas ou de outras árvores.  Outro detalhe importante é que o bambu precisa de muito sol para se desenvolver plenamente. Eles podem ficam em meia-sombra caso a região que você more tenha sol o ano inteiro.

Caso você more em regiões com climas mais frios, o ideal é também conservar a meia sombra para que ela não acabe morrendo por conta da falta de hidratação com a chegada da estação mais fria. O solo deve ser profundo e bem adubado. Você pode fazer o complemento com adubo orgânico caso seja necessário.

Cuidados Importantes

O plantio pode ser realizado por meio dos rizomas. De forma geral é a melhor forma de realizar a propagação dessa espécie. Procure priorizar aqueles rizomas que possuem no máximo um ano para obter melhores resultados.

Outra alternativa é realizar o plantio por mudas. Cave um buraco que caiba a muda com tranquilidade e a coloque cobrindo em seguida com terra. É preciso que as raízes fiquem molhadas para que a planta consiga crescer bem.

Um espaçamento de um metro a um metro e meio é ideal entre um plantio e outro. Com o crescimento, os bambus formarão uma linda composição de plantas. Não esqueça de regar bastante nas primeiras semanas após o plantio e capriche ainda mais caso a temperatura da região em que você mora seja alta.

Os especialistas indicam que a rega pode ser feita todos os das até a planta começar a apresentar sinais que vai crescer de forma saudável. Assim, você pode ir aos poucos reduzindo a frequência e regar somente de duas a três vezes na semana.  Uma dica importante é observar como o solo está no momento da rega: caso ele esteja úmido, você deve evitar colocar ainda mais água para  evitar o encharcamento do bambu.

Curiosidades Sobre os Bambus

Confira algumas curiosidade sobre o bambu:

  • O bambu pode ser consumido por seres humanos. Entretanto, sempre confira quais são as espécies que podem ser ingeridas para evitar a contaminações.
  • Por volta do terceiro ano de idade o bambu pode ser colhido com um corte na sua base. É indicado que a colheita seja feita nos períodos mais secos.
  • O bambu costuma ser uma planta que se espalha com muita rapidez. Portanto, se você não quer que ele invada outras plantas ou regiões é importante fazer uma espécie de barreira para evitar que ele atrapalhe o crescimento de outros vegetais.
  • É muito importante retirar folhas e galhos que que estão mortos ou secos. Isso faz com que a planta dedique energia apenas para as áreas que estão saudáveis.
  • Algumas pragas são mais comuns nos bambus, como é o caso da ferrugem e cochonilhas. Prefira ao uso de inseticidas orgânicos para evitar a contaminação da planta.
Bambu Cultivo
Bambu Cultivo

E você, imaginava que o bambu tinha o crescimento tão intenso em apenas um dia? Comente, pergunte e deixe sugestões de conteúdos que você gostaria de encontrar aqui no Mundo Ecologia. Até a próxima!

Veja também

Extração De Bambu No Brasil E No Mundo: Qual a Situação?

A extração de elementos naturais do meio ambiente para qualquer finalidade que seja, tem sido …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *