Home / Plantas / O que é Amoreira Negra? Planta Medicinal da Amora

O que é Amoreira Negra? Planta Medicinal da Amora

Amoras são uma fruta comestível, que geralmente são vistas crescendo em florestas e sebes. Os benefícios de saúde do amora incluem melhor saúde digestiva, defesa imunológica reforçada, funcionamento saudável do coração , prevenção de câncer e alívio da disfunção endotelial.

A amora negra oferece benefícios cognitivos e ajuda a melhorar a memória, controlar o peso , manter os ossos fortes, cuidar da pele , melhorar a visão, manter os olhos livres de doenças e coagulação normal do sangue. Também pode servir como um alimento valioso durante a gravidez devido a uma gama impressionante de nutrientes.

Características da Amora Negra

Cada amora, quando madura, é composta de 20 a 50 sementes, conhecidas como drupeletes, pequenas, cheias de suco e um preto arroxeado profundo. Tecnicamente, eles são uma ‘fruta agregada’ e não uma baga.  Amora negra é o nome comum para qualquer uma das várias plantas perenes do gênero  Rubus  e subgênero  Rubus  (ou  Eubatus ) com folhas compostas e produzindo frutos agregados   de numerosas  drupelas que amadurecem para uma fruta roxa preta ou escura. O termo também é usado para o fruto dessas  plantas , que é chamado de “amora”, embora tecnicamente envolva inúmeros drupelets em torno de um núcleo central. As plantas de amora, cujas hastes podem ser cobertas com espinhos, também são chamadas de amoreiras.

Amoras contêm uma grande variedade de nutrientes importantes, incluindo potássio, magnésio e cálcio, além de vitaminas A, C, E e a maioria das vitaminas do complexo B. Eles também são uma rica fonte de antocianinas , poderosos antioxidantes que dão às amoras a cor roxa profunda.

Propriedade Antibacteriana da Amora Negra

As amoras negras contém propriedades antibacterianas, além de efeitos anti-inflamatórios e antivirais, que podem oferecer potencial terapia natural contra infecções dentárias. Amoras também parecem ter propriedades antivirais – extrato de amora pode ajudar a tratar a herpes labial quando aplicado topicamente.

Ação Antiinflamatória da Amora Negra

Existem vários estudos sobre os efeitos anti-inflamatórios das amoras , que sugerem que eles podem oferecer proteção contra condições inflamatórias como a artrite, embora sejam necessárias mais pesquisas. Um estudo em particular documentou que as amoras reduziam a inflamação em condições gástricas , como úlceras estomacais, em até 88% dos casos.

Amora Negra Proporciona Ossos Saudáveis

Amora Negra
Amora Negra

O amora contém minerais vitais , como magnésio e cálcio, essenciais para manter os ossos saudáveis. O cálcio fortalece os ossos e o magnésio facilita a absorção de cálcio e potássio no organismo.  Além disso, o fósforo presente na amora ajuda na regulação do cálcio, auxiliando na construção de ossos fortes e também contribuindo para o bom funcionamento celular.

Amora Negra Facilita a Digestão

As amoras-pretas são uma fonte  de fibra insolúvel e solúvel, essencial para o funcionamento ideal do sistema digestivo. A fibra insolúvel nas amoras estimula a absorção fácil e melhor da água no intestino grosso e adiciona volume às fezes. Isso ajuda nos movimentos intestinais regulares, liberdade de constipação e saúde digestiva adequada.

O que é Amoreira Negra? Planta Medicinal da Amora

Medicinalmente, as amoras negras têm uma longa história, sendo usadas pelos europeus para esse fim há pelo menos 2.000 anos. As pessoas mastigavam as folhas ou faziam chá com brotos de amora para aliviar doenças na boca, sangramento nas gengivas e   feridas por câncer.

De médicos gregos a  índios americanos , as plantas de amora-preta eram usadas medicinalmente para fins de parar a diarreia ou para doenças bucais. As hastes de amora também foram usadas pelos índios americanos para construir uma corda forte e, em vários momentos da história da humanidade, partes da planta (frutas, folhas, raízes) foram usadas para pintar cabelos e tecidos.

Eles também foram usados ​​para prevenir ou tratar o escorbuto.  Sabe-se que a amora contém antioxidantes polifenóis, substâncias químicas naturais que podem regular positivamente certos processos metabólicos benéficos em  mamíferos. Além disso, a raiz adstringente de amora é às vezes usada hoje em fitoterapia como tratamento para diarreia e  disenteria. No entanto, não é aconselhável usar ou comer amoras que crescem perto de estradas movimentadas  devido às toxinas acumuladas   do tráfego.

Como Consumir Amoras Negras

Amoras Negras nas Mãos
Amoras Negras nas Mãos

Amoras são melhor consumidas o mais rápido possível após a compra ou colheita. Eles permanecem frescos por 1 a 2 dias, se refrigerados. Você pode impedir que as frutas se machuquem, espalhando-as por uma área de superfície maior. Você também pode congelar amoras silvestres, mas elas são adequadas apenas como parte de uma receita. Uma vez descongelado, eles perderão parte de sua forma e cor.

Não lave as amoras embaixo de uma torneira, mas use uma peneira para movê-las em água fria. Água gelada ajuda as amoras silvestres a permanecerem firmes e agradáveis. Retire o cálice apenas depois de enxaguar os morangos. Isso evita que eles absorvam muita água enquanto são enxaguados, o que também causaria um sabor aguado. Umedeça-os cuidadosamente com papel toalha ou toalha de cozinha.

Amoras são deliciosas por conta própria. Também podem ser saboreados no café da manhã com iogurte ou creme de queijo e muesli. Amoras têm um sabor refrescante, o que os torna um ingrediente popular para migalhas e bolos. Eles são um ingrediente delicioso para um fondue de chocolate ou uma salada refrescante. Não se esqueça de experimentar o Gin & Tonic original com amora e limão; sucesso garantido!

Importância das Amoras no Ecossistema

Amoras, como em outras plantas com polinização  animal , fornecem um exemplo popular da  harmonia  na  natureza . As flores de amora   fornecem uma   fonte de néctar para as  abelhas , enquanto as abelhas realizam a polinização, permitindo que as plantas produzam frutos. As plantas também fornecem um serviço importante para outros membros do  ecossistema , fornecendo alimentos para ursos negros, pássaros e outros animais, além de oferecer valores culinários e medicinais para os seres humanos. A combinação especial de amor, forma, cor e textura das amoras fornece uma experiência única para os seres humanos na alegria que eles recebem da natureza.

Mitos Envolvendo Amoras Negras

A superstição no  Reino Unido  sustenta que as amoras não devem ser colhidas após Michaelmas (29 de setembro) (às vezes o prazo é fixado em 10 de outubro), conforme o  diabo as  reivindicou, deixando uma marca nas folhas atribuídas de várias maneiras por atingi-las, pisoteando-os, cuspindo neles ou urinando-os, entre outras versões. Existe algum valor por trás dessa lenda, pois após essa data o clima mais úmido e frio geralmente permite que a fruta se torne azeda, aquosa e infectada por vários  fungos , como a  Botryotinia , que confere uma aparência desagradável à fruta e pode ser tóxica.

Veja também

Qual Planta Serve Para Inflamação?

As plantas são usadas, desde muito tempo atrás, para curar diversos problemas de saúde. Assim, …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *