Home / Animais / Mariposa: Curiosidades e Fatos Interessantes Sobre o Animal

Mariposa: Curiosidades e Fatos Interessantes Sobre o Animal

Tamanhos diversos, cores diversas, as mariposas são animais interessantíssimos mesmo que causem medo em muitas pessoas. Elas pertencem à mesma ordem que as borboletas e possuem hábitos mais noturnos que as “primas”. Acompanhe nosso artigo e conheça algumas curiosidades incríveis sobre esse animal. Preparado?

Qual a Diferença Entre Borboletas e Mariposas?

Por possuírem características bem semelhantes, as mariposas e borboletas são comumente confundidas. Algumas dicas são importantes para diferenciar os animais de forma prática. A primeira delas é observar as antenas, já que essa parte do corpo do inseto pode ser essencial para sanar essa dúvida. Perceba que enquanto as borboletas possuem uma espécie de bola pequeninha na ponta da antena, as antenas das mariposas são lisas e parecem mais com uma pluma. Simples,não  é mesmo?

Em estado de descanso, as asas dos dois animais também são bem diferentes. Enquanto a mariposa fica com elas caída e cobrindo a região posterior, as borboletas ficam com as asas na posição vertical. Existem ainda um terceiro grupo que deixa as asas da frente elevadas e as posteriores mais baixas. E aí? Depois dessa dicas você é capaz de diferenciar os dois bichos?

As Mariposas São Chamadas de Bruxas

Existem muitas lendas que envolvem as mariposas. Uma das mais famosas conta que as bruxas possuem a capacidade de se transformarem em mariposas. As lendas tem origem na época da inquisição e relatam que as bruxas poderiam realizar transformismo em determinados animais como as mariposas e os gatos. Assustador, não é mesmo?

Uma segunda lenda conta que as mariposas podem se transformar em beija-flores. A  história fantasiosa pode ter surgido devido a forma como os dois animais voam e retiram o pólen das flores. Por fim, elas também são associadas pela cultura popular ao mau agouro. Mas, calma! Tudo isso não passa de histórias, já que a mariposa não oferece nenhum perigo aos seres humanos!

As Mariposas Possuem Veneno?

De forma geral, podemos dizer que não! Já que as mariposas constituem um animal em fase adulta e , portanto,  não possuem veneno. Porém, na fase em que elas são apenas lagartas podem existir algumas espécies que possuem registros de acidentes com veneno.

A famosa taturana, por exemplo, possui veneno e se transformam em lindas mariposas depois da metamorfose. As cerdas existentes na lagarta podem queimar quando são provocadas, já que funcionam como uma forma de defesa contra o ataque dos inimigos. Quando essas cerdas encontram em contato com a pele um líquido é expelido e provoca irritação e problema como coceira e dermatite.

Portanto, as mariposas quando são adultas não apresentam veneno. No entanto, o cuidado deve ser redobrado quando esse animal ainda é uma lagarta, já que algumas delas podem causar ferimentos e alergias nos seres humanos.

O Que Comem as Mariposas?

Mariposa na Flor
Mariposa na Flor

As mariposas comem mais na fase em que são lagartas.  Você acredita que  na fase adulta elas não comem quase nada? Pois é! Em algumas espécies, inclusive, não existe uma cavidade como a boca.

Quando viram mariposas, os animais possuem uma única função: a reprodução. Portanto, elas se ocupam de acasalar e em seguida por milhares de ovos para a perpetuação da espécie.

Algumas mariposas se alimentam de néctar, polpas e até mesmo resíduos de animais. Na fase larval, o consumo de folhas é intenso para formar uma espécie de “reserva” para quando o animal se transformar em mariposa.

Hábitos e Predadores

Como falamos anteriormente, as mariposas preferem a noite para desenvolver as suas atividades. Por esse mesmo motivo são atacadas frequentemente por morcegos.

Como eles voam e emitem som para a localização das presas, as mariposas utilizam o seu excelente sistema auditivo para captar o barulho e desviar do perigoso predador. Outro hábito interessante do animal é que eles costumam ser atraídos pela luz.

Mariposa na Luz
Mariposa na Luz

Isso acontece porque as mariposas utilizam a luz da lua para orientação durante a noite. Com a existência de uma luz artificial, as mariposas ficam “confusas” e acabam achando que as lâmpadas são orientações. Interessante, não é?

Algumas espécies de mariposas conseguem se camuflar imitando folhas, outros animais e até mesmo fezes que aves. Esse recurso é muito importante para a sobrevivência do inseto até que eles cheguem na fase adulta e realizem o processo de reprodução.

Mesmo que não possuam nariz, a mariposa consegue identificar cheiro com um olfato desenvolvidíssimo. Por meio das antenas, os animais conseguem identificar um odor a mais de dez quilômetros de distância. Essa habilidade é usada pelos machos de algumas espécies  quando estão em busca de parceiras para o acasalamento.

Outras Curiosidades Sobre o Inseto

Confira outras curiosidades sobre as mariposas:

  • Em uma pesquisa realizada foi descoberto que as mariposas se sentem atraídas por cerveja. Depois da mistura da bebida com açúcar e banana nas árvores de regiões em que os insetos costumam frequentar, a “visita” das mariposas se tornou ainda mais intensa. Após o “coquetel” diversos indivíduos permaneceram nas árvores, quando deveriam está trabalhando no processo de reprodução. Agora você pode dizer que até mesmo as mariposas preferem tomar aquela cervejinha ao invés de realizar as obrigações!
  • A natureza abriga mais espécies de mariposas do que de borboletas. Enquanto existem mais de cento e cinquenta mil espécies das mariposas, existem apenas dezessete mil de borboletas.
  • Tanto borboletas quanto mariposas pertencem a classe dos insetos, ao filo dos artrópodes e a ordem  dos Lepdoptera.  Ambas possuem corpo dividido, presença de antenas e 6 patas.
  • Uma espécie de mariposa que é conhecida como cabeça de caveira (nome cientifico: Acherontia Atropos)  possui aparição de destaque em diversos filmes de terror e suspense. Dentre eles: Drácula, A Última Profecia e  O Silêncio dos Inocentes. Elas sempre são relacionadas à morte repentina nas películas. Por esse motivo, as mariposas são sempre vítimas de muito preconceito.

Nosso artigo acaba por aqui, mas podemos continuar mantendo contato por meio dos comentários aqui no nosso site. Caso tenha ficado alguma dúvida sobre as mariposas, não hesite e nos mande uma mensagem, ok?

Aqui no Mundo Ecologia você encontra os melhores conteúdos sobre natureza, plantas e animais!

Veja também

Pato Mergulhão: Características, Nome Científico, Habitat e Fotos

Você conhece o pato mergulhão? Quer aprender tudo sobre essa famosa e belíssima ave? Continue …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *