Home / Plantas / Quanto Tempo Leva Para Ixora Crescer?

Quanto Tempo Leva Para Ixora Crescer?

Pra quem tem jardins pequenos, algumas plantas são muito boas, como é o caso da ixora. Com flores bem resistentes, essa planta pode ser usada em espaços apertados sem nenhum problema.

Mas, você sabe quanto tempo a ixora leva pra crescer? Falaremos disso e muito mais a seguir.

Características Dessa Planta

A ixora tem origem asiática, possuindo flores que, além de serem bem resistentes a vários tipos de climas e habitats, ainda possui muitas matizes, que vão do branco ao vermelho, passando até mesmo pelo laranja, pelo rosa e pelo amarelo. No total, há 15 espécies de ixora que são mais usadas na área de paisagismo, contudo, existem mais de 300 espécies conhecidas. Os tamanhos delas também são bem diferentes entre si.

De um modo geral, essa planta tem preferência por solos arenosos, que sejam muito bem adubados, e também úmidos na medida certa. Importante que para se ter uma ixora bem desenvolvida não se pode encharcar esse mesmo solo. Trata-se de uma planta que tanto pode crescer de maneira individual, quanto em grupos, o que é ótimo para fins paisagísticos.

Na maioria dos casos em que se planta a ixora em jardins, o tamanho dela, em geral, não alcança os 2 m de altura. O arbusto que cresce é bem ramificado, compacto e com ramos lenhosos. As folhas, por sua vez, são grandes e de formato oval, com coloração verde-escura.

São plantas que podem ser usadas para diversas finalidades no tocante ao paisagismo, sendo muito usadas junto a muros ou na parte de baixo de muitas árvores. Servem bem para dividir caminhos em canteiros e jardins em geral, e para dividir os jardins em partes. Se bem cuidada, essa planta pode atrair muitos polinizadores em seu jardim, como beija-flores e borboletas.

As flores, que são o grande atrativo dessa planta, são tubulares, pequenas e não possuem perfume. As pétalas são arredondadas, e se a ixora for bem cuidada, ela pode florir durante todo o ano. E, por falar nisso, que tal saber como cultivar essa planta da melhor forma possível, e fazer com que ela cresça bem rápido?

Cultivando a Ixora E Tempo De Crescimento

De um modo geral, além de apreciar solos arenosos, essa planta também gosta de logares ensolarados, com luz do sol direta, pelo menos, umas 4 horas por dia. O solo em si precisa ser muito bem adubado, com muita matéria orgânica e um pH que seja de 5, ou seja, ácido.

Plantar esse tipo de arbusto, portanto, próximo a muros caiados ou de concretos novos ´prejudicará a planta devido à presença de cal nesses lugares.

Para o plantio em si, é necessário cavar bem a cova, e depois adicionar areia em seu fundo (isso vai possibilitar uma drenagem mais adequada). Além dessa areia, é recomendável colocar adubo animal de gado bem curtido, composto orgânico e turfa. Este último, por ter um pH baixo, evita a necessidade de colocar húmus de minhoca, por exemplo.

Depois, basta retirar a muda do recipiente, e plantá-la, colocando mais composto ao seu redor. Em locais de ventos fortes, o mais recomendável é colocar um tutor para evitar tombamentos. Durante a primeira semana regar bem, e depois, só regularmente.

Dentro de, pelo menos, umas 6 semanas, elas começam a enraizar e a crescer, e em poucos meses, o arbusto terá ficado adulto, sendo necessário somente a sua manutenção. Bom salientar que essa planta se adapta muito bem no litoral, já que aprecia climas mais quentes.

Adubação da Ixora

Ixora no Jardim
Ixora no Jardim

A adubação dessa ]planta precisa ser feita, pelo menos, umas 4 vezes ao ano, onde deve ser colocado adubo de gado bem curtido e composto orgânico, além de adubo granulado NPK formulação 4-14-8. Neste último caso a quantidade é de 15 gramas para cada muda de ixora.

O mais indicado é misturar todos esses produtos em um balde, sempre aplicando essa mistura ao redor da planta, sem nunca tocar no tronco. Importante que após a adubação, terá que ser feita uma rega, sem encharcar o solo.

Caso a ixora esteja em um vaso em comum com outras plantas, o mais recomendado é usar o adubo granulado dissolvido em água, colocando-se uma colher de sopa do adubo em uma garrafa PET de 2 litros com água, e sacudir bem. Depois é colocar essa mistura na forma de rega, tomando-se cuidado para não atingir as folhas.

Importante destacar alguns detalhes ainda para um melhor desenvolvimento dessa planta. Por exemplo, essa planta não aceita muito bem podas, mas ramos velhos e ressacados podem ser retirados sem nenhum problema. Isso induz a um crescimento mais acelerado, principalmente se estivermos na estação da primavera. A ixora floresce bem na ponta dos ramos, e é por isso que podas podem inibir inflorescências.

Alguns Tipos De Ixora

Ixora Japonesa

Ixora Japonesa
Ixora Japonesa

Dentre as várias espécies puras e híbridas dessa planta, uma das que mais se destacam no quesito paisagismo é esta aqui, cujo nome científico é Ixora coccinea L.‘Compacta’.

Sua origem remonta da Malásia, e produz flores de coloração creme, rosa ou mesmo vermelho, cujas pétalas são pontiagudas. Uma excelente pedida para decorar canteiros ou então vasos com outras plantas similares.

Ixora Chinesa

Ixora Chinesa
Ixora Chinesa

Esta tem por nome científico Ixora chinensis Lam., e pode chegar a 2 metros de altura. Suas folhas são o que chamamos de coriáceas, possuindo uma coloração verde-escura.

Já as suas flores possuem pétalas um pouco maiores que a variedade japonesa, porém, são menos numerosas, sendo que a inflorescência é do tipo umbela (inseridas no caule na mesma altura, lembrando o formato de uma sombrinha). É comumente usada para grandes maciços.

Ixora Anã

Ixora Anã
Ixora Anã

Como o próprio nome já sugere, trata-se de uma variedade bem pequena em termos de tamanho, porém, que pode ser uma ótima opção para quem deseja o cultivo dessa planta em locais pequenos, como apartamentos.

É uma variedade que só se desenvolve em regiões mais quentes do que o usual desse tipo de arbusto, podendo servir, entre outras decorações, para bordaduras de canteiros.

Só ressaltando que, independente da variedade, os cuidados para que essas plantas cresçam fortes e saudáveis são praticamente os mesmos. Dando tudo certo, em poucos meses, sua ixora estará florindo.

Veja também

Flores que Começam com a Letra M: Nome e Características

As flores são um presente da natureza para nós. Suas belíssimas pétalas, de diferentes colorações, …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *