Home / Plantas / Cebola Amarela: Benefícios, Fotos e Características

Cebola Amarela: Benefícios, Fotos e Características

No post de hoje iremos mostrar um pouco mais sobre a cebola amarela, suas características, benefícios e tudo isso com fotos! Continue lendo para descobrir mais sobre essa especiaria muito utilizada na nossa cultura.

Características da Cebola Amarela

A cebola amarela é a mais comum no Brasil, e normalmente utilizada em todos os pratos que fazemos. Apesar de ser a preferida no refogado, pois cruas possuem um sabor mais forte, mas alcançam o equilíbrio ao serem cozidas. Ficam mais doces e tenras. Seu tamanho é mediano, e possui uma casca dura, e camadas que são mais difíceis de perfurar do que outras como a cebola branca e roxa.

Há duas safras por ano, as do verão que são mais frescas e suaves, e tem as de inverno, que podem ser estocadas por mais tempo por não terem tanta água em sua composição. Em ambos os casos, ela é bem rica em minerais, e é uma das que possui menos calorias.

Benefícios da Cebola Amarela

A cebola amarela possui uma enorme quantidade de benefícios para o nosso organismo. Veja a seguir alguns deles:

Melhora a Circulação Sanguínea

Existem diversos compostos que fazem da cebola um ótimo alimento para melhorar a saúde em geral do nosso sistema cardíaco. O primeiro, é o seu alto nível de quercetina, que favorece a circulação sanguínea. Em conjunto com o silício, também presente na cebola, elas ajudam a prevenção da trombose e do envelhecimento de veias e artérias.

Além de deixar o sangue mais fluido, evitando formação de coágulos internos, também ajuda no controle do colesterol. Ele diminui o LDL, também conhecido como colesterol ruim. Consequentemente evita a formação de placa de ateroma nas artérias, também chamada de aterosclerose.

Ajuda na Hora de Emagrecer

A cebola é uma ótima aliada para quem está na luta para emagrecer. São vários os motivos para isso. O primeiro é a baixa quantidade de calorias, cerca de 40 kcal em 100 gramas. Segundo devido as fibras. Essas, são responsáveis por dar saciedade ao nosso organismo, fazendo com que a gente sinta menos fome, e não exagere na hora de comer.

Cebola Amarela
Cebola Amarela

As mesmas fibras também são capazes de melhorar a digestão, como explicamos no próximo tópico. E o terceiro ponto, é que a cebola amarela é rica em quercetina, um tipo de flavonoide que ajuda o metabolismo na hora da queima de gorduras.

Melhora Problemas Digestivos

A cebola possui algumas propriedades que ajudam a regularizar as funções do estômago, o que é ótimo para quem sofre dos mais variados distúrbios. Além disso, ela contribui para nossa flora intestinal. Devido a quantidade de fibras, e de alguns outros minerais como o cálcio e magnésio, ela trabalha diretamente nesse aspecto. As fibras colaboram também a aumentar o volume das fezes, o que melhora a passagem do bolo fecal.

Mantém os Níveis de Glicemia Equilibrados

Controlar os níveis de glicemia é algo muito importante para qualquer um, mas especificamente para os que lidam com a diabetes. A cebola é rica em glucoquinina e no nutriente chamado cromo. Ambos são ideais para regular o açúcar no nosso sangue, e mais do que isso, agem como uma insulina vegetal. Por isso, manter na dieta uma determinada quantidade de cebolas é ideal para quem quer evitar esse problema, e para quem já tem que lidar com ele e quer ficar no controle.

Age como Anti-Flamatória e Antiasmático

Os flavonoides são os populares antioxidantes que estão sendo estudados feverosamente pelos cientistas. Eles são antioxidantes, e trabalham principalmente para melhorar nosso sistema imunológico. Agindo contra a oxidação de ácidos graxos, pois quanto menos deles se oxidam, maior e melhor é a resposta de nosso organismo contra inflamações.

Sendo assim, vemos que a cebola consegue combater doenças como: inflamações na garganta, febres, gripes e até pneumonias e reumatismo. O alto teor de enxofre faz com que seja ideal para o tratamento contra a asma. Também é indicada contra furúnculo, e como antídoto em picadas de aranha. Basta realizar uma infusão com uma rodela fina da cebola em uma xícara de água quente. Depois, aplicar o líquido na região da picada.

Diminui Riscos de Hipertensão

Quem sofre com problemas de hipertensão, possui uma tendência ou está próxima de se tornar hipertenso, a cebola pode te ajudar. O potássio, responsável pela ajuda na eliminação dos líquidos que ficam acumulados, ajuda a diminuir a quantidade de sódio, principal componente que causa a hipertensão, de nosso organismo.

Além disso, o mesmo potássio, ao eliminar o excesso de líquidos, ajuda a diminuir riscos de cálculos renais e até gota.

Outros  Benefícios da Cebola Amarela

  • Essa cebola apresenta propriedades antianêmicas. Por ser rica em fósforo, ferro e vitamina E. Sendo assim, ajuda o organismo a repor o sangue e regenerar os glóbulos vermelhos.
  • Também é rica em vitaminas A e vitamina C, ótimas para o alívio de sintomas de problemas respiratórios. Os seus óleos essenciais, formados devido ao seu teor de enxofre, dão à cebola a capacidade de diminuir os sintomas de doenças como a bronquite, resfriado e constipações.
  • A cebola também trabalha como antioxidante. Isso porque contém uma quantidade perfeita de vitamina A e C, dos flavonoides, enxofre, quercetina e da famosa antocianina.
Cebola Amarela Anti Inflamatórias
Cebola Amarela Anti Inflamatórias

Fotos da Cebola Amarela

Veja a seguir algumas fotos da cebola amarela, tanto por fora, quanto por dentro. Não tem erro, pois é a mais utilizada aqui no Brasil, sua identificação é feita de forma fácil e rápida.

Esperamos que o post tenha te ajudado a aprender um pouco mais sobre a cebola amarela, suas características e benefícios para nosso organismo. Não esqueça de deixar seu comentário nos contando o que achou e também deixar suas dúvidas. Ficaremos felizes em ajuda-los. Você pode ler mais sobre cebolas e outros assuntos de biologia aqui no site!

Veja também

Para Que Serve a Flor de Hibisco?

O hibisco é amplamente conhecido por suas flores atraentes que não têm fragrância.  O hibisco …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *