Home / Animais / Dermatite Canina é Contagiosa? Pega em Humanos?

Dermatite Canina é Contagiosa? Pega em Humanos?

Ter animais, como os cães, de estimação virou algo completamente normal na vida de muitas pessoas. Isso porque eles são mais do que amigos, fazem parte da família e são muito cuidados e amorosos. Apesar de não adoecerem da mesma forma que nós, seres humanos, também podem ter problemas durante sua vida que requerem um certo cuidado.

Um desses problemas é a dermatite canina. E é sobre ela que iremos falar no post de hoje. Mostraremos o que é, suas características e diremos se ela é contagiosa e pega em humanos. Continue lendo para saber mais.

O Que é a Dermatite Canina?

A dermatite canina é um problema que afeta diversos cães. Ela é uma infecção na pele, causada por diversos motivos, e que gera coceira e alguns outros sintomas. Existem diversos tipos de dermatite, e cada uma é diferenciada pela forma que é contraída, como a dermatite alérgica, ou dermatite atópica. Cada uma possui características únicas, mas os sintomas são bem semelhantes.

Essa doença pode ser temporária, que alguns cuidados e tratamentos são suficientes, mas também pode ser um problema crônico. Os primeiros sinais aparecem entres os três meses e seis anos de idades.

Sintomas

O primeiro sintoma comum quando um cachorro está com dermatite canina é a coceira. É normalmente o primeiro e o sinal mais característico da doença. Junto com a coceira, ele costuma também lamber excessivamente o local irritado. Mas os sintomas vão além disso. É comum uma vermelhidão nessa área, bem maior do que normalmente algumas peles de cachorros são.

Os pelos podem começar a cair, não exatamente por todo o corpo, às vezes somente na área afetada primeiramente. Algumas feridas e crostas podem aparecer, como se tivesse realmente machucado ele mesmo. Os ouvidos e olhos também podem acabar sendo prejudicados, causando secreção e infecções. Quando perceber esses sintomas, deve buscar o médico imediatamente. Caso não tratados, podem evoluir para problemas ainda maiores, como algumas doenças infecciosas e até anemia.

Fatores Que Podem Causar a Dermatite Canina

Os fatores que podem causar a dermatite canina são os mais variados possíveis. Apesar de a maioria estar ligado a fatores externos, existem algumas espécies de animais que estão mais sujeitas a ter essa doença do que outros cachorros. Veja algumas das raças de cachorros que estão sujeitas:

  • Boxer
    Boxer
    Boxer
  • Poodle
    Poodle
    Poodle
  • Pug
    Pug
    Pug
  • Golden Retriever
    Golden Retriever
    Golden Retriever
  • Bulldogs
    Bulldogs
    Bulldogs
  • Dálmata
    Dálmata
    Dálmata
  • Beagle
    Beagle
    Beagle
  • Pastor Belga
    Pastor Belga
    Pastor Belga
  • Pastor Alemão
    Pastor Alemão
    Pastor Alemão
  • Shi-Tzu
    Shi-Tzu
    Shi-Tzu
  • Labrador
    Labrador
    Labrador

Fora isso, existem outros diversos motivos para a doença ocorrer. A principal forma, é através dos fungos e das bactérias, principalmente nos filhotes, devido a baixa imunidade. Quando o cachorro está com imunidade mais baixa, fica mais fácil adquirir esses fungos e bactérias de objetos ou lugares que possuam materiais sujos. Ambientes úmidos facilitam ainda mais essa proliferação. Manter a higiene de tudo que passe pelo animal é de extrema importância para evitar a dermatite canina.

Outros agentes são as pulgas, carrapatos e piolhos (ectoparasitas). Esses parasitas podem diretamente trazer a doença ou deixar a pele do cachorro vulnerável para que bactérias desencadeiem a dermatite bacteriana. Também, quando a pulga ou carrapato picam o animal, gerando alergias no cachorro. Isso o leva a coçar toda a área, permitindo que bactérias e fungos causem a dermatite no local.

Ainda na questão de alergias, uma má alimentação pode gerar alergia para o cachorro, apesar de ser mais difícil. Produtos de limpeza que usam direto no animal podem causar as dermatites alérgicas. Alguns distúrbios endócrinos, ou seja, problemas com hormônicas, podem causar a dermatite canina. Estresse também. É o caso do hiperadrenocorticismo canino, e o hipotireoidismo, duas doenças hormonais que atacam diversos órgãos, desregulando o sistema hormonal do cachorro.

Tratamento

Se após perceber que o seu cachorro está com dermatite, tendo a confirmação, é claro, de um veterinário formado. O tratamento vai variar, e é bem extenso, precisando de total dedicação do dono. Primeiro, para minimizar os sintomas, existem diversos tipos de shampoos que possuem um efeito hidratante específico para esse tipo de problema. Isso porque, a hora do banho é sempre ruim para os bichinhos. Ela deve ser feita toda semana, e nunca utilizar água ou secadores quentes, pois prejudica a dermatite.

Outro tratamento que é muito considerado é na base dos antiparasitários. O uso desses remédios devem ser feitos de forma regular, e não pode ser automedicada. O veterinário precisa dizer a quantidade e frequência, para o controle do animal. Outros medicamentos utilizados são os anti-inflamatórios e outros para ajudar a aliviar os sintomas da dermatite.

É importante lembrar, que a dermatite atópica canina, um dos tipos existentes, não possui cura. Existem alguns remédios e cuidados básicos que o veterinário passa, mas o cachorro precisa lidar com isso a vida toda. Nesses casos, o cuidado do dono deve ser ainda melhor em relação a tudo em volta.

A Dermatite Canina é Contagiosa? Passa Para Humanos?

Essa é uma pergunta muito comum. Afinal, existem muitas doenças que cachorros e humanos compartilham e que pode ser facilmente transmissível entre eles. Entretanto, na maioria das vezes, não é o caso. De acordo com pesquisas realizadas, e a confirmação da Médica Veterinária e Mestre em Ciências, Rita Carmona, a dermatite alérgica e atópica não é contagiosa. Ela não é passada nem para outros animais, quanto menos para nós seres humanos. Portanto, não há com o que se preocupar além da saúde do seu animal que está com essa doença.

Entretanto, as dermatites caninas infecciosas e causadas por ectoparasitas são transmissíveis. Por isso, é preciso ter uma confirmação de que tipo de dermatite seu animal está sofrendo.

Esperamos que o post tenha te ajudado a entender melhor sobre a dermatite canina, e ter explicado a relação dela ser contagiosa ou não. Não esqueça de deixar seu comentário nos contando o que achou e também deixar suas dúvidas. Ficaremos felizes em ajuda-los. Você pode ler mais sobre doenças caninas e outros assuntos de biologia aqui no site!

Veja também

Sauim, Choim, Ou Choim-Preto: Características, Habitat E Fotos

Sauim ou sagui é um animal que pode ser encontrado na Amazônia. Assim como vários …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *