Home / Animais / Dermatite Canina: O Que é? Como Tratar? Remédio Caseiro

Dermatite Canina: O Que é? Como Tratar? Remédio Caseiro

A maioria dos donos de animais são surpreendidos na primeira vez que eles têm um animal de estimação diagnosticado com Dermatite Atópica Canina. Muitas pessoas não percebem que as alergias são tão comuns em animais de estimação como são em humanos, e podem causar bastante sofrimento aos cães. Os donos de animais de estimação também costumam se surpreender ao saber que a dermatite atópica em cães geralmente é causada por alérgenos transportados pelo ar , embora os sintomas apareçam na pele.

Dermatite Canina: O que é?

A dermatite atópica canina (DA) é uma doença de pele comum, geneticamente predisposta, inflamatória e pruriginosa. Existem variação nas apresentações clínicas, devido a fatores genéticos, extensão das lesões, estágio da doença, infecções secundárias, bem como semelhança com outras doenças de pele não atópicas, que podem complicar o diagnóstico de DA canina.

Dermatite Canina:

O Que Causa

Sim, os cães podem ter alergias como os humanos. As alergias caninas são frequentemente causadas por alérgenos encontrados em pólen, pelos de animais, plantas e insetos, mas os cães também podem ser alérgicos a alimentos e medicamentos. Essas alergias podem causar sintomas como coceira excessiva e arranhões; erupções cutâneas; espirros; olhos marejados; pata mastigando; e inflamação da pele. Em alguns casos, os cães têm condições, como a dermatite atópica, que está associada e pode ser causada por alergias.

Cachorro com Dermatite Canina

Definição

A definição básica deste problema de pele comum é uma predisposição para desenvolver sintomas alérgicos após a exposição a substâncias que geralmente são inofensivas, mas desencadearam uma resposta alérgica . Dois dos ofensores mais comuns são ácaros e pólen , que são incrivelmente difíceis de serem evitados pelos animais de estimação, uma vez que os ácaros da poeira estão virtualmente em toda parte e o pólen permeia o ar.

Sintomas

Os sintomas mais comuns da Dermatite Atópica Canina incluem coceira excessiva, fricção no carpete, queda de pelos, pele oleosa ou escamosa com odor desagradável, mastigação excessiva nas patas e áreas como a virilha e as axilas . Com o tempo, a pele arranhada pode desenvolver ferimentos – lesões na pele e inflamações – que podem se infectar. Infelizmente, uma vez que os cães desenvolvem a atopia do animal de estimação, eles geralmente sofrem mais e mais a cada ano porque sua pele se torna mais sensível ao longo do tempo. O que pode começar como dermatite atópica canina apenas na primavera e no outono pode se tornar um problema durante todo o ano, à medida que seu cão envelhece e sua pele se torna cada vez mais sensível.

Predisposição da Raça

Dermatite Canina Boxers
Dermatite Canina Boxers

 

Alguns cães são mais propensos a desenvolver alergias do que outros. A dermatite atópica canina é especialmente prevalente em Boxers, Bulldogs, Retriever, Shar-Peis, Beagles, Dálmatas e Setters Irlandeses, embora qualquer raça de cão possa desenvolvê-la . Na verdade, a incidência de dermatite atópica em cães está aumentando a cada ano, de acordo com os veterinários.

Dermatite Canina: Como Tratar

Se o seu cão desenvolver sinais de dermatite atópica, ele deve ser visto por um veterinário o mais rápido possível. Esteróides ou shampoos anti-coceira podem ajudar a aliviar a coceira a curto prazo, e anti-histamínicos ou terapia com ácidos graxos podem manter as alergias sob controle por um período de tempo. Em casos graves em que a pele do cão está infectada, podem ser necessários antibióticos para eliminar os danos. Se as alergias persistirem, podem ser necessários disparos de dessensibilização regulares. Também é importante minimizar a exposição do seu animal de estimação aos alérgenos, se possível, caso contrário, eles retornarão quando o tratamento for interrompido.

Prevenção

Embora a dermatite atópica em cães esteja aumentando, existem maneiras de ajudar a proteger seu animal contra ele. Você não pode evitar o pólen completamente desde que seu cão vai passar o tempo fora de casa, mas se você pode manter o ar em sua casa limpa e fresca, você pode minimizar o potencial de uma reação alérgica. Você também pode limpar o ar dos ácaros para que eles não sejam mais um problema em potencial.

Purificador de Ar

Uma das melhores maneiras de se livrar de alérgenos em casa é o uso de purificadores de ar . Esses produtos removem alérgenos transportados pelo ar, como o pólen, e mata ou inativa os micro organismos do ar, como o mofo . Quando você os matou ou removeu com sucesso, eles não podem desencadear alergias em seu cão, impedindo que a Dermatite Atópica Canina assuma a posição e torne o seu cão infeliz .

Quando você leva seu animal de estimação para passear, ele pode ser exposto a pólen por um curto período de tempo ou colocá-lo em suas patas. Uma vez que seu lar está protegido por um purificador de ar, tudo que você precisa fazer é limpar as patas para remover o pólen de contato com a pele – uma vez que seu animal está respirando o ar fresco e limpo da sua casa, os alérgenos vão embora!

Dermatite Canina: Remédio Caseiro

– Trate os pontos quentes com partes iguais de Listerine, óleo de bebê e água – Coloque os três em um frasco de spray e massageie uma pequena quantidade na pele três vezes ao dia;

– Limpe alérgenos do seu cão – O simples ato de limpar o cão ou gato com uma toalha molhada quando eles vêm de fora pode realmente ajudar a diminuir a absorção percutânea de alérgenos.

– Cuide da coceira da pele com uma aveia de molho – Uma mistura de aveia e água pode ser esfregada na pele do cão para ajudar a aliviar a secura e aliviar a coceira. A farinha de aveia deve ser deixada na pele por aproximadamente 10 minutos e depois enxaguada com água morna.

– Adicione um óleo completo à dieta do seu animal de estimação – Uma maneira simples de tratar a pele seca e a caspa é adicionar um óleo completo à dieta do seu animal de estimação. Milho, cártamo, amendoim e girassol são exemplos de óleos que contêm todos os ácidos graxos essenciais.

Consulte seu veterinário quanto ao benefício de utilizar qualquer um destes tratamentos contra a dermatite de seu cão.

Veja também

Família da Ariranha e Parentes mais Próximos do Animal

Quem vê uma ariranha, pode até pensar que não existem outros animais parecidos com eles. …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *