Home / Animais / Ficha Técnica do Dobermann: Peso, Altura e Tamanho

Ficha Técnica do Dobermann: Peso, Altura e Tamanho

Quando se fala na ficha técnica do Dobermann, sempre há bastante informação para acessar. Infelizmente, essa raça é uma daquelas que, quando alguém ouve falar, por vezes torce o nariz. Isso se deve a algumas lendas completamente equivocadas que o descrevem como um cão agressivo.

Foi na década de 1970 que se deu o boato de que, quando completavam sete anos de idade, esses cães enlouqueciam. Assim, tornavam-se violentos e irreprimíveis.

Com o tempo, isso contribuiu para ampliar o terror à raça. Chegou-se a um ponto em que se acreditava que tal loucura se devia à liberação espontânea do cérebro do crânio. Mas isso não tem fundamento.

Para desmistificar esses boatos e conhecer um pouco mais desse pet, que tal dar uma olhadinha na ficha técnica do Dobermann que preparamos? Confira a seguir!

Dobermann: História da Raça

O cão Dobermann nasceu após uma série de cruzamentos entre diferentes raças, que ocorreu no período entre 1850 e 1870. Foi Friedrich Louis Dobermann, um coletor de impostos da Turíngia, que quis dar vida a uma espécie de cachorro que pudesse fornecer proteção e segurança, enquanto continuava sendo dócil e amável com seu tutor.

Assim, começou a cruzar os ancestrais do:

  • Pastor alemão;
Pastor Alemão
  • Do Rottweiler;
Rottweiler
  • Do Dogue Alemão;
Dogue Alemão
  • Do Pinscher;
Pinscher
  • Do Galgo.
Galgo

Infelizmente, o reconhecimento oficial da raça ocorreu apenas em 1898, após sua morte. Por outro lado, este pet é o único que adquiriu o nome de seu criador.

Devemos a Otto Goller, um grande amigo do Sr. Dobermann, o compromisso de difundir o conhecimento destes “novos animais”. O que ninguém sabe é que o nome verdadeiro deles é Gardshound Dobermann.

Durante a Primeira Guerra Mundial, o Dobermann se destacava por suas funções:

  • Costumava procurar desaparecidos e mortos sob os escombros;
  • Carregava cartas e comunicações a serem entregues;
  • Auxiliava os guardas e mantinha os prisioneiros na linha.

Uma vez que seu potencial era explorado, sobretudo no exército americano e nas forças policiais, o cão passou a se destacar realmente em uma atividade: a busca de drogas ou explosivos.

Ficha Técnica do Dobermann

Dentro da ficha técnica do Dobermann podemos destacar suas dimensões. Ele é um cão robusto e musculoso, com postura elegante e uma constituição nobre que lhe compete orgulho.

Do ponto de vista dos padrões dos vários clubes internacionais, não há uniformidade em relação aos exemplares da raça. Em geral, a altura mais reconhecida para espécimes masculinos varia entre 68 e 72 centímetros. Para as fêmeas, a altura é um pouco menor, entre 63 e 68 centímetros.

O que conta quando se trata de raças e padrões, no entanto, é, antes de qualquer coisa, as proporções. O Dobermann deve, nesse sentido, ter um comprimento igual à sua altura na cernelha. Dessa forma, será idealmente caracterizado como puro.

Finalmente, no que se refere ao peso, a norma exige que esteja entre 40 e 45 quilos para os exemplares masculinos e entre 32 e 35 quilos para os femininos. Desta forma, deve-se preservar a força, mas ao mesmo tempo também, a agilidade desses cães.

Até alguns anos atrás, o rabo e as orelhas eram cortados por uma questão puramente estética. Hoje, essa prática foi felizmente abolida por motivos óbvios: não há necessidade de submeter o pet a um procedimento que não faz a menor diferença.

  • A cabeça é cuneiforme e alongada;
  • O focinho profundo e largo;
  • Os olhos são médios e ovais;
  • Os membros são perfeitamente retos e na posição vertical.

Aparência

A aparência apresentada na ficha técnica do Dobermann, em se relacionando à cor, tem-se como mais comum a tonalidade preta. Entretanto, dentro da norma internacional, admite-se também o marrom e o caramelo.

É comum encontrar em certas áreas específicas do mundo, o reconhecimento do padrão do pelo em outras cores. Nesses casos incluem-se os animais albinos.

Há alguns anos foi descoberto que o gene que atribuía determinados tipos de coloração era o mesmo que causava nos cães uma forma de alopecia. Essa doença se relaciona com a perda acentuada de pelos, bem como com a formação de crostas infectadas. Esta doença é crônica e difícil de curar.

Saúde e Condições de Vida

Não se pode esquecer de citar na ficha técnica do Dobermann as informações relacionadas à sua saúde. Sua vida dura em média entre 10 e 11 anos. As principais causas de morte estão relacionadas à cardiomiopatia dilatada. Essa é uma disfunção que afeta os pets mais do que qualquer outra raça canina. Cerca de 40% dessas cardiomiopatias diagnosticadas em cachorros são nos Dobermanns, seguidas por 13% dos pastores alemães.

Existe um problema fatal e que parece estar relacionado, em particular, além das causas que também afetam outras raças. É a infiltração degenerativa adicional de gordura, que vem sendo objeto de estudos em vários periódicos veterinários.

Segundo pesquisas, mais de 50% dos exemplares da raça desenvolvem essa condição. Um quarto deles morre repentinamente por causas desconhecidas, enquanto cerca da metade morre por insuficiência cardíaca.

Ainda em se relacionando às doenças dentro da ficha técnica do Dobermann, sempre existem condições que podem se tornar bem letais. Se a expectativa de vida for comparada quando o pet adoece, temos um determinado quadro. A partir do diagnóstico de doenças, um cão de outra raça tem em média 8 meses de vida, enquanto um Dobermann tem apenas 2 meses.

Os outros dois problemas mais sérios dizem respeito à síndrome de Wobbler, por um lado, e à displasia da anca, por outro. O último já é bem conhecido, enquanto o primeiro é uma forma de compressão da medula espinhal cervical que se degenera progressivamente e pode levar à paralisia dos membros.

A Personalidade

Ao contrário da crença popular, na ficha técnica do Dobermann consta apenas que seu caráter é pacífico, especialmente com crianças. Ele é um cão inteligente, astuto e muito fiel ao seu dono, a ponto de defendê-lo até sua morte.

Só ataca se sente perigo, caso contrário, é um pet bastante equilibrado e brincalhão. É sempre importante ressaltar que apenas cães agressivos e teimosos refletem o caráter dos tutores.

Os exemplares dessa raça estão sempre muito atentos a tudo ao seu redor, mostrando uma atitude autoconfiante e orgulhosa. Facilmente treinados, eles conseguem socializar com tranquilidade, se devidamente educados.

Dobermann Características

No entanto, mostram uma atitude de desconfiança natural com estranhos, típico dos cães de defesa. É importante ter grandes espaços para as atividades diárias. Essa é mesmo uma necessidade, já que manterá seu humor e também a sua agilidade.

E então? Gostou de conhecer a ficha técnica do Dobermann? Conhecendo um pouco mais sobre essa raça será mais fácil tratar seu animalzinho, não?

Veja também

Como Cuidar de um Basset Hound Filhote: Cuidados e Doenças

Você já ouviu falar do cão Basset Hound? Pois bem, esta raça possui cãezinhos bastante …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *