Home / Animais / Estrela Do Mar 9 Pontas: Características, Nome Cientifico E Fotos

Estrela Do Mar 9 Pontas: Características, Nome Cientifico E Fotos

Um dos animais marinhos mais conhecidos é a estrela do mar. A alegria de quem conseguia ver uma quando ia passear na praia era sempre ótima, pois é um animal muito peculiar e que realmente não aparenta ser nem um pouco um animal mesmo. Existem diversos tipos de estrelas do mar, e apesar do mais comum aqui ser as que possuem apenas cinco braços, também é possível encontrar algumas que tem 9 BRAÇOS!

E é sobre essa espécie que iremos falar no post de hoje, contando um pouco mais sobre suas características gerais, nome e classificação científica e muito mais. Tudo isso com fotos! Continue lendo para aprender mais sobre esse animal tão diferente que é visto aqui no nosso país.

Estrela Do Mar 9 Pontas
Estrela Do Mar 9 Pontas

Características Gerais Da Estrela Do Mar 9 Pontas

As estrelas do mar são animais marinhos que fazem parte do filo dos equinodermos. Fisicamente, elas possuem um disco central e na maioria das espécies possuem cinco braços, o que não é o caso da estrela do mar 9 pontas. Como o próprio nome já diz, ela possui nove braços, de superfície superior lisa, granular ou espinhosa, sobreporta por placas. Sua coloração também é bem variada, podendo ser desde o laranja e vermelho até azul e marrom. Mas o mais comum é na coloração cinza azulado ou esverdeado.

Esses animais possuem o chamado pé ambulacrário, que não é exatamente um pé como estamos acostumados. O nome significa pés escondidos, e ele é operado pelo sistema hidráulico e a boca. Essas estrelas são predadoras, especialmente dos animais que ficam na zona bentônica. Apesar de terem muitas semelhanças com as outras estrelas do mar, elas possuem algumas características únicas.

Raramente é possível encontrar essas estrelas do mar com oito pés, mas é possível. Os braços inclusive são bem longos e achatados, e suas bordas são levemente esbranquiçadas. Na parte inferior a coloração dos braços é branco ou creme. No centro do disco fica a sua boca. O tamanho que ele pode chegar fica entre 30 a 40 centímetros, dificilmente passando disso. É uma espécie que pode ser encontrada na Jamaica, Antilhas, Belize, Nicarágua e pela costa da América do Sul, incluindo o próprio Brasil.

Nesses mares, nós só conseguimos encontrar a estrela do mar de 9 pontas em locais que tenham um baixo movimento de água, e preferencialmente com fundos lodosos ou até arenosos, entremeados por conchas. Seu comportamento é importante de ser entendido, antes de tudo é uma predadora muito boa, e possui uma grande quantidade diferente de presas, incluindo moluscos, crustáceos e alguns vermes aquáticos, também chamados de poliquetas. Sua alimentação ocorre da seguinte forma: ela lança o estômago pela boca, e engole o alimento diretamente e por inteiro. Com isso, ela acaba também pegando outros substratos, que são filtrados via oral e depois expelidos através da boca.

A reprodução da espécie Luidia é feita sexualmente, no qual ocorre a liberação dos gametas no mar, local que também ocorre a fecundação. Após a liberação dos ovos, eles eclodem em larvas, que são levadas pela corrente junto com o plâncton. Depois de 25, eles crescem o suficiente para se acomodar no leito do mar, para que enfim consiga se metamorfosear. Um dos predadores da estrela de nove pontas são outras próprias estrelas do mar e também de aves marinhas, que atacam quando a maré está baixa.

Mais do que isso, a estrela de 9 pontas também tem um significado religioso. Ela representa os nove frutos do Espírito presentes na epístola aos Gálatas. Ela quando aparece simbolicamente, cada ponta possui uma letra que inicia o nome dos frutos em latim. O primeiro registro de estrela do mar tem mais de 450 milhões de anos, apesar de ser bem pobre em informações. Isso porque após a morte, elas costumam se desintegrar pouco a pouco, deixando apenas suas espinhas e ossículos sendo possíveis de preservar.

Classificação E Nome Científico Da Estrela Do Mar De 9 Pontas

  • Reino: Animale (animal);
  • Filo: Echinodermata (equinodermos);
  • Subfilo: Eleutherozoa;
  • Superclasse: Asterozoa;
  • Classe: Asteroidea;
  • Ordens: Brisingida (possui 100 espécies), Forcipulatida (300 espécies), Paxillosida (255 espécies), Notomyotida (75 espécies), Spinulosida (120 espécies), Valvatida (695 espécies), Velatida (203 espécies).
  • Nome científico/nome binominal: Luidia senegalensis.

Efeito da Poluição

Essa estrela do mar, assim como todas as outras estão sofrendo por diversas ameaças de extinção. São vários os motivos de sua população estar caindo dessa forma. A primeira que podemos citar é a contaminação da água. Quando contaminamos a água, matamos diversas espécies, principalmente a estrela do mar, pois ela não possui filtro em seu sistema respiratório, impossibilitando que ela consiga processar as toxinas.

Outro motivo é sua captura em grande quantidade, especialmente para ser vendida como lembrancinha em lojas e tudo mais. Em alguns lugares, são utilizadas até na culinária. A espécie atualmente está na lista de ameaçadas da IUCN. Há uma estimação de apenas 1.000 indivíduos da estrela do mar de 9 pontas adultos atualmente, mostrando que a extinção dela pode ocorrer rapidamente.

Fotos Da Estrela Do Mar De 9 Pontas

É muito provável que você já tenha visto uma estrela do mar de cinco braços, mas raramente tenha visto uma de nove! Veja a seguir algumas fotos da estrela do mar de 9 pontas, para que na próxima vez você consiga reconhece-la.

Esperamos que o post tenha te ajudado a aprender e entender um pouco mais sobre a estrela de nove pontas e suas características e nome científico. Não esqueça de deixar seu comentário nos contando o que achou e também deixar suas dúvidas. Ficaremos felizes em ajuda-los. Você pode ler mais sobre estrelas do mar e outros assuntos de biologia aqui no site!

Veja também

Filhotes de Airedale Terrier

Criação de Filhotes de Airedale Terrier

Se você está considerando a possibilidade de criar filhotes de Airedale Terrier, saiba que está …

4 comentários

  1. Encontrei uma dessas, hoje. Tinha uns 25 cm de diâmetro total… pegamos, admiramos e devolvemos ao mar. Linda! Foi no litoral norte de Florianópolis.

  2. Vi uma dessas hoje aqui no Japão
    Foi um choque nunca tinha visto uma dessas tinha uns 30cm ou mais
    Que experiência maneira

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *