Home / Animais / Pinscher Alemão: Cores, Personalidade, Canil, Filhotes e Fotos

Pinscher Alemão: Cores, Personalidade, Canil, Filhotes e Fotos

O pinscher é raça canina de origem alemã, bastante empregada como cão de guarda, assim como cão de companhia.

Adestrar um pinscher é uma tarefa extremamente fácil e, ao contrário do que diz a crença popular, esta raça é mais antiga do que o Doberman, uma vez que surgiu na década de 60. O surgimento da raça foi motivado pela necessidade de captura de ratos.

Os primeiros ‘registros’ oficiais da raça foram uma pintura no final do século XVIII e uma citação no livro das origens alemãs no ano de 1880.

Neste artigo, você conhecerá muitas informações referentes ao pinscher alemão, seja sobre suas características físicas (nas quais está incluso o ‘padrão’ de coloração), seja por sua personalidade e fatores referentes aos filhotes.

Então venha conosco e boa leitura.

Pinscher Alemão: Características Físicas e Fotos

Esse cão é musculoso e de porte médio. A altura está compreendida entre 43 a 50 centímetros, ao passo que o peso está entre 11 a 20 quilos.

O corpo como um todo tem uma constituição quadrada, o que significa que comprimento e altura são praticamente iguais.

Essa raça possui um crânio de formato alargado, por essa razão, as orelhas são inseridas no topo da cabeça. Essas orelhas também apresentam formato triangular e são dobradas para frente, fazendo com que as extremidades internas estejam muito próximas de tocar o rosto do animal.

Pinscher Alemão Características

Alguns donos tem o hábito de cortar as orelhas do animal, contudo, essa prática é proibida.

A área das orelhas é bastante delicada e, portanto, possui facilidade em desenvolver feridas.

Os olhos desse cão são escuros e com formato oval. As pálpebras são de cor preta.

Pinscher Alemão: Cores e Fotos

Um pinscher alemão pode apresentar as cores marrom-avermelhado, ruivo, cervo e preto com manchas marrons avermelhadas.

Pinscher Alemão: Personalidade e Fotos

Este cão possui um temperamento forte, não se intimidando com facilidade, característica que o torna um excelente guardião, e o deixa sempre atento em relação à aproximação de estranhos.

São cães corajosos, ousados, curiosos, apegados ao dono, brincalhões e carinhosos. Mesmo estranhando outras pessoas, pode se dar bem com crianças.

Apesar de ser um bom guardião, possui um temperamento bastante possessivo e não gosta de ‘dividir’ seu dono com outros animais. Quando não recebe a devida atenção, ou não é correspondido pelo dono, costuma ficar irritado ou desanimado.

Gosta de ficar próximo à família, mas com acesso livre ao quintal (o qual deverá estar devidamente cercado). Insiste em acompanhar os donos na hora de dormir, já que é um animal bastante amoroso.

É uma raça inteligente e que aprende rápido, contudo, como costuma desenvolver naturalmente uma forte independência com o passar dos anos, recomenda-se adestra-lo o quanto antes. Métodos de adestramento incluem o reforço positivo e a consistência.

O pinscher costuma ser bastante agitado e a sua genética (através do porte atlético) são favoráveis a este comportamento. Logo, para quem mora em apartamento, levar o cão para caminhadas e exercícios regulares é quase obrigatório.

Pinscher Alemão. Cuidados Criação Doméstica

É importante escovar os pêlos no mínimo uma vez por semana, de modo a auxiliar na remoção dos pêlos mortos.

Em relação à rotina de banhos, é indicado de 1 a 2 banhos por mês, sendo que algumas limpezas periódicas podem ser feitas com pano úmido no intervalo entre um banho e outro.

As unhas devem ser aparadas de 1 a 2 vezes por mês, de modo que não incomodem ou machuquem o animal.

Os dentes devem ser escovados no prazo de 2 a 3 vezes por semana.

Caso o cão não disponha naturalmente de um bom espaço doméstico, recomenda-se 30 minutos diários de exercícios ao ar livre.

Pinscher Alemão: Filhotes e Fotos

Cada ninhada de pinscher tem uma média de 6 a 8 filhotes. A socialização e o adestramento precoce destes filhotes permite que os mesmos não cresçam dominantes ou distantes demais.

Quando um criador adquire um filhote, é muito importante que investigue o estado de saúde dos pais, de modo a ter conhecimento sobre a propensão do cãozinho a alguma doença.

Pinscher Alemão: Principais Complicações de Saúde

A raça já possui certa facilidade em manifestar quadros como displasia da anca, catarata e doença de Von Willebrand. Dessa forma, recomenda-se visitas periódicas ao veterinário, assim como a realização de exames como a avaliação oftalmológica, avaliação de quadril, teste de DNA e exame cardíaco.

A nível de esclarecimento, a displasia da anca ocorre quando o fêmur não se encaixa plenamente em sua articulação, resultando em sintomas como dor e claudicação em uma ou demais pernas traseiras. O diagnóstico é realizado através do exame de Raio-X.

No caso da catarata, há opacidade na lente natural dos olhos, resultando em uma visão nublada ou borrada. Esse quadro é muito característico da progressão da idade.

Já a Doença de Von Willebrand, é uma doença de natureza sanguínea, na qual o mecanismo de coagulação é prejudicado. Este quadro pode ocorrer tanto em humanos quanto em cães e resulta em hemorragias nasais e nas gengivas, assim como maior tempo de sangramento após cirurgias e parto. O diagnóstico é realizado entre três a cinco anos de idade, e não há possibilidade de cura.

Pinscher Alemão: Canil

Cãe pinscher filhotes podem ser encontrados à venda em canis certificados. É importante conferir se o local possui assistência veterinária, trabalha com vermifugação e vacinas, assim como oferece garantia de procedência e de saúde.

Em razão das doenças características da raça, quem deseja adquirir um pinscher também deve manter comunicação aberta com os funcionários do canil  a respeito dos progenitores do cãozinho.

Aqui no site, há um artigo publicado constando a referência de alguns canis para pinscher distribuídos ao longo do Brasil. Você poderá conferir a leitura aqui.

Depois de conhecer importantes e valiosas informações sobre a raça pinscher, nossa equipe convida você a continuar conosco e visitar também outros artigos do site.

Temos uma diversidade de temas publicados nas áreas da zoologia, botânica e ecologia de modo geral.

Até as próximas leituras.

REFERÊNCIAS

Petz. Guia de Raças Pinscher. Disponível em: < https://www.petz.com.br/cachorro/racas/pinscher/>;

Web cachorros. Pinscher Alemão. Disponível em: < https://webcachorros.com.br/pinscher-alemao/>.

 

 

Veja também

Hábitat do Iaque

Hábitat do Iaque: Onde Eles Vivem?

Os iaques ou yaks (nome científico Bos grunniens) são bovídeos encontrados em áreas de levadíssima …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *