Home / Animais / Historia Do Cachorro Pinscher E Origem Da Raça

Historia Do Cachorro Pinscher E Origem Da Raça

O que não falta nesses pequeninos é disposição! Esse é, inclusive um fator que contagia muitas pessoas.

Essa raça realmente segue à risca uma máxima bastante popular que afirma o seguinte: tamanho não é documento! Dono de uma energia quase infinita, sem exagero, ele também possui um latido daqueles.

Seus 30 cm não ajudam sequer a esconder seu temperamento energético! Sim, o Pinsher pode ser um cachorro bastante bravo e que não leva desaforo para casa, principalmente quando ele identifica que há algo de errado acontecendo ou que lhe incomode!

De maneira bem diferente de outras raças de cães  com porte pequeno, esse pequenino pode ser um grande guardião da casa.

Seus grandes olhos de tom mais escuro sempre estão devidamente alertas – e isso é algo que se pode perceber em praticamente todos os momentos!

Essa é uma raça bastante escolhida por quem mora em apartamentos e casa com tamanho reduzido (por conta de seu tamanho), ele é um cachorro que adora espaço, afinal, o que lhe falta de tamanho acaba sobrando de energia e vitalidade!

Conheça A Origem Do Pinsher!

Mesmo que existam inúmeras semelhanças a respeito da miniatura de Doberman, é importante não confundir esses dois.

De fato o Pinsher não consiste em uma miniatura dessa outra raça, uma vez que esse cãozinho é bem mais velho do que seu primo distante.

Historicamente não existem muitos registros confirmados acerca de sua origem, mas muitos especialistas levam em conta que seu país é a Alemanha.

Inicialmente, por conta de seu tamanho reduzido, o Pinsher acabou ganhando destaque como um excelente caçador de roedores e tal atribuição realmente tem tudo a ver com sua energia e temperamento!

Até os dias atuais essa raça é bastante comum na Alemanha, e isso ficou mais intenso ainda durante a Primeira Guerra Mundial, entre 1914 e 1918.

Dois Pinscher
Dois Pinscher

Com o final da sangrenta batalha histórica ocorreu uma evidente redução da raça no país, porém, alguns criadores americanos dedicaram esforços para manter por perto alguns Min Pins!

Min Pins é o apelido dado a esses pequeninos no Reino Unido e também na França, sendo que a sua chegada nesses locais ocorreu por volta de 1950!

Posteriormente Ele Recebeu Um Novo Nome De Batismo, Sabia? Descubra Qual!

O Pinsher Miniatura, chamado somente de Pinsher na América até o ano de 1972 recebeu mais um nome com o decorrer dos anos – que é justamente o que conhecemos nos dias atuais.

Já em território alemão, que é apontando como sendo seu país de origem, ganhou um nome um pouco para complicado para ser citado em português – Zwergpinscher!

Toda essa avalanche de consoantes em um só nome que dizer algo bastante engraçado no final das contas: anão mordedor!

Quando A Fama Do Pinsher Começou A Ganhar Força Por Aqui?

Esse pequenino sempre teve muitos fãs na Alemanha e também posteriormente nos Estados Unidos, mas aqui no Brasil sua história é razoavelmente recente, embora não seja em nada diferente!

Isso tanto é verdade que no ranking das raças prediletas dos brasileiros, o Pinsher fica somente atrás do Shih Tzu e do Poodle, todos de pequeno porte, mas de muito estilo e personalidade marcante!

Conheça As Características Físicas Desse Pequeno Grande Cão!

O Pinsher é naturalmente conhecido por conta de seu tamanho tão reduzido e também por conta de sua pelagem bem curta e lisa, sem contar brilhante e bem densa.

Para que os donos desse pequenino procurem evitar a queda de seus pelos por toda a casa, a sugestão é adotar uma rotina de escovação, contando com o uso de acessórios voltados para essa finalidade.

Ele também pode apresentar uma variação unicolor de seus pelos, indo do vermelho cervo ou o vermelho castanho. Ele também pode ter um visual bicolor, com preto e castanho!

Características Físicas do Pinscher
Características Físicas do Pinscher

Como todo mundo sabe, o Pinsher é um cão compacto e que ainda possui um crânio de visual mais achatado.  Já a arcada dentária dele é bastante afiada e ainda possui um formato de tesoura! Por isso, subestimar esse pequeno nunca é uma boa ideia!

Ele ainda é dono de um focinho pontudo e bem  escuro, com orelhas também pontudas e levemente dobradas. O destaque fica à  critério de seus grandes olhos ovais, que também são bem escuros e sempre estão alertas!

Já na sua vida adulta ele pode atingir no máximo de 25 cm até 30 cm e ter um peso que varia de 4 kg até 6 kg.

Conviver Com O Pinscher Pode Ser Uma Ótima Experiência!

A energia que esse cão possui é realmente contagiante, e por isso a interação dele com seu dono sempre permite uma ótima sinergia.

Porém, se por ventura ele não for correspondido, o resultado pode ser um cão bastante desanimado e até mesmo bastante irritado! Por isso, a recomendação para quem deseja ter esse cão em casa é sempre dedicar uma boa parcela de tempo para brincar e lhe proporcionar muito carinho! Acredite, a recompensa será em dobro!

No que diz respeito à interação com outros tipos de raças ou até mesmo espécies de animais, como é o caso dos gatos, por exemplo, é importante destacar que nunca é algo tão amistoso assim!

Para evitar possíveis problemas dentro de casa, caso o tutor tenha outros animais de estimação, é importante que a interação comece ainda enquanto o Pinsher é filhote!

E A Socialização? Como É  O Comportamento Do Pinscher Nesse Caso?

Filhote de Pinscher
Filhote de Pinscher

Da mesma forma que ele não é muito receptivo a conviver com outros animais, ele também pode não ser o cão mais amigável do mundo com pessoas estranhas ou até mesmo crianças!

Mas, nem tudo está perdido! Ao se promover a socialização desde cedo, essa poderá ser uma questão facilmente resolvida!

O fato é que ele adora brincar e gastar sua energia! O grande pulo do gato está em justamente aproveitar esse temperamento brincalhão para poder estimular a socialização com outras pessoas – até mesmo um treinamento profissional poderá ajudar nessa empreitada!

Mesmo sendo dono de um temperamento um pouco mais complexo, o Pinsher pode ser um grande amigo de quatro patas e mesmo tão pequenino, poderá preencher a casa com muita alegria!

Veja também

Lontra-Sem-Garras-Do-Cabo: Características, Nome Científico e Fotos

Também conhecida como lontra sem pés africana, essa espécie é adorável. Ela é a segunda …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *