Home / Animais / Tudo Sobre a Raça de Cachorro Maltes: Características e Fotos

Tudo Sobre a Raça de Cachorro Maltes: Características e Fotos

O cachorro Maltês é considerado uma das raças mais gentis e amigáveis de todas! E isso fica ainda mais intensificado por sua aparência!

Essa é uma das raças mais antiga do mundo e seu visual extremamente glamuroso sempre foi capaz de conquistar a todos desde sempre, principalmente por conta de seu pelo macio e ainda um temperamento extremamente brincalhão!

Esse é um tipo de cachorro que adora ficar no colo, mas não se engane – ele é um grande vigilante e ainda um cachorro perfeito para competições.

Entre as suas características mais marcantes, pode-se ressaltar seu espirito brincalhão e absolutamente afetuoso – o Maltês é famoso por fazer amigos de qualquer idade e ainda ser muito teimoso!

Justamente por esse aspecto pode ser recomendado apostar em algum tipo de adestramento para ele, principalmente um que seja baseado em reforço positivo – que envolve recompensas!

Conheça a História Dessa Raça!

Existem registros que permitem indicar que o Maltês é  um cachorro que faz parte da vida do homem a mais de 28 séculos. É possível identificar sua presença em esculturas e cerâmicas gregas ainda no século V, sem contar as inúmeras pinturas com muitos anos de existência.

Porém, a raça da forma como é conhecida nos dias atuais é proveniente de Malta, sendo que seus ancestrais residiam em portos junto à Ilha Marítima, no Mar Mediterrâneo.

Raça de Cachorro Maltes Características

Mesmo que o nome dessa raça tenha se tornado bastante popular, ele também foi chamado durante muito tempo de “cão de companhia para as damas romanas”, bem como de “cão leão maltês”, “maltês terrier”, “o spaniel gentil”, “bichon” e “o confortador” – entre muitos outros.

E fica evidente que cada um dos nomes citados acima permite descrever uma boa parcela da personalidade dessa raça de cachorro.

O Temperamento do Maltês

O cão Maltês é bastante conhecido por ter um temperamento muito brincalhão de maneira geral, sendo simultaneamente sofisticado e bastante delicado.

Tudo isso combina perfeitamente com o pelo macio dessa raça, algo que acaba ajudando potencialmente a explicar porque ele se tornou um cachorro tão requisitado entre os membros da realeza e ainda círculos de pessoas das classes artísticas de eras antigas.

Até mesmo Aristóteles criou alguns relatos sobre essa raça de cachorro, sabia? Isso mesmo! Ele atribuiu ao Maltês o título de “canes malitenses”, que quer dizer cão de Malta, em latim.

Muitos ainda acreditam que o Maltês tenha vindo da Inglaterra e posteriormente foi levada para a América. Isso considerando a época de 1800, e ainda por meio das famosas e recorrentes trocas realizadas por comerciantes e marinheiros na época.

O principal objetivo para a adoção dessa raça era justamente para que eles fossem cães de companhia.

Já nos Estados Unidos, os primeiros cães dessa raça passaram a chegar nas mãos das pessoas ainda em 1877, sendo posteriormente reconhecidos pelo American Kennel Club – AKC, no ano de 1888.

Conhecendo as Principais Características do Maltês!

Algumas características são bem marcantes quando se trata do Maltês! Confira abaixo as de maior destaque:

  • Cores existentes:

É importante evidenciar que o cão Maltês não apresenta qualquer tipo de variação acerca das cores de seu pelo, sendo que a mais recorrente é a branca.

Mesmo assim, é possível encontrar alguns cães com uma nuance próxima ao tom marfim e também com pelos mais escuros, principalmente na região das orelhas e também das patas!

  • Temperamento da raça:

Quem quer um cachorro em casa para promover vários momentos especiais, com muita brincadeira e companheirismo, pode ter certeza que a melhor escolha é de fato o Maltês!

Esse cachorro adora uma boa dose de colo, carinho e até mesmo receber muitos abraços e apertos! – claro, sem exageros!

Eles adoram ser o centro das atenções e ainda não metem qualquer esforço para devolver todo o amor que recebem por meio de seu carisma e charme!

  • Um cão extremamente gentil:

Outro ponto positivo se dá pelo seu temperamento gentil e ainda uma extrema inteligência. Também são muito sociáveis, convivendo sem qualquer problema com outros animais e pessoas!

Porém, eles são conhecidos por serem muito teimosos e ainda determinados, e por isso recorrer a um adestramento que seja baseado em recompensas pode ser a melhor maneira de educá-los!

Um Cão Perfeito Para o Convívio Com Crianças!

Uma das maiores preocupações de quem deseja adotar um pet é justamente entender se a escolha da raça é ideal para o convívio com as crianças! E nesse critério, o Maltês realmente consegue obter muitos pontos positivos!

Para muitas pessoas, a melhor definição acerca dessa raça de cachorro consiste no seu poder diplomático, uma vez que eles são capazes de se relacionar perfeitamente bem com tudo e com todos.

Mas, é válido salientar que mesmo que sejam considerado um cão de família, eles geralmente se relacionam melhor com crianças mais velhas, porém, nada que uma boa dose de socialização não possa resolver facilmente.

Isso porque, se ele conviver com crianças menores desde filhote, poderá ter uma resposta extremamente positiva!

Não se Engane Pela Aparência – O Maltês  é Um Cão Muito Corajoso!

Quem se depara com esse cão certamente poderá se enganar pela sua aparência “fofa” e cheia de glamour, achando que se trata de uma raça inocente e frágil!

Nada disso! Uma das fortes características do Maltês é a sua enorme coragem!

Em geral, ele não tende a ficar com medo de outros cães que tenham um porte bem maior que o seu, e por esse motivo, é sempre aconselhável procurar ao máximo monitorar a interação dele com os demais – afinal, ele poderá comprar um briga com um “grandalhão” e sair machucado!

Essa Raça Late Muito?

Justamente por conta da sua coragem acima da média o Maltês pode sim latir mais do que muitas outras raças, e isso pode ser um ponto de conflito com os vizinhos!

Mas, é possível tentar contornar isso ao contar com um bom adestramento! Quanto antes o cão passar por um treinamento, melhor!

Em suma, ele pode ser considerado um grande e inseparável companheiro, podendo se tornar um importante membro da família!

Veja também

Hábitat do Iaque

Hábitat do Iaque: Onde Eles Vivem?

Os iaques ou yaks (nome científico Bos grunniens) são bovídeos encontrados em áreas de levadíssima …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *