Home / Animais / Boca-preta, Jurupari ou Jurupixuna: Nome Cientifico e Imagens

Boca-preta, Jurupari ou Jurupixuna: Nome Cientifico e Imagens

Desde o sagui travesso até o macaco uivante, passando por orangotangos e micos, uma diversidade incrível de animais são presente no Brasil, principalmente na Amazônia. A seguir vamos demonstrar o que os macacos comem e alguns desses bichinhos! Incluindo o macaco-do-cheiro-comum, conhecido também como boca-preta, jurupari ou jurupixuna.

Os macacos são mamíferos e, portanto, durante os primeiros meses de vida, comem apenas leite materno. Após o desmame, os macacos começam a se alimentar principalmente de frutas.

Os Hábitos Alimentares dos Macacos

Os macacos se alimentam a princípio de sementes, apesar de também ingerirem frutos secos, folhagem, filhotes não chocados de outros pássaros, plantas, seiva de certas espécies da natureza, flores e animais de pequeno porte, como insetos e aranhas. Eles utilizam fundamentalmente liquido de tudo comestível que ingerem: as frutas e folhagem que acham em seu ambiente natural contém muito líquido – porém diversas espécies também consomem água de rios e córregos.

Macaco do Cheiro Comum na Mata

Os costumes alimentares das múltiplas espécies de macacos, no entanto, são muito diferentes e ocorrem de acordo com cada espécie. A forma de se alimentar varia de cada um, porém muitos alimentos são comuns. Por exemplo, todas as espécies comem bananas. Os padrões de comportamento alimentar geralmente são o resultado de necessidades físicas específicas, mas também do ambiente em que os macacos vivem e crescem porque sua dieta é influenciada pelo ambiente.
Algumas espécies são capazes de usar pedras ou pedaços de madeira para quebrar conchas que protegem frutos do mar ou capturam peixes, formigas ou cupins.

Quais São os Alimentos Favoritos dos Macacos?

A maioria dos macacos prefere consumir frutas fáceis de obter no ambiente em que vivem. Os macacos conhecem as estações do ano e sabem quando certas árvores dão seus frutos; é por isso que eles se mudam para onde sabem que encontrarão sua comida, prova de que são inteligentes: sabem onde e quando viajar para não passar fome.

Plantas e folhas também fazem parte de sua dieta, mas as consomem apenas quando não conseguem encontrar frutas.

Macacos do Novo Mundo

As espécies de macacos são distinguidas em duas grandes categorias bem distintas: ” Macacos do Novo Mundo” e “Macacos do Velho Mundo”. Os macacos do Novo Mundo são assim chamados porque foram descobertos recentemente, no século XV, durante as grandes descobertas.

Todos eles vivem na América e na maior parte na Amazônia. Eles evoluíram diferentemente de seus primos na Ásia e na África.
O macaco-do-cheiro-comum o macaco-aranha, o douroucouli, o sagui-pigmeu, o capuchinho e tantos outros macacos são espécies endêmicas da América. Todos eles povoam a floresta amazônica.

Descubra Aqui Como Diferenciá-los

O Macaco-Aranha

O macaco-aranha também é um macaco do Novo Mundo encontrado na Amazônia, mas também nas florestas tropicais da América. Ele tem o hábito de viver em grupos de até trinta congêneres.

No entanto, os indivíduos se separam durante o dia para buscar folhas, flores ou insetos que comem. Um sinal que o distingue é certamente o seu grito muito surpreendente, semelhante ao relinchar de um cavalo.

Existem sete espécies de macacos-aranha, todas ameaçadas e algumas também ameaçadas pela destruição de seu habitat natural. Este macaco também é caçado pela população local por sua carne e usado por laboratórios para estudar a malária.

O Douroucouli

O douroucouli é um pequeno macaco que pode medir até 50 centímetros de altura. Seus grandes olhos lhe dão um olhar atônito, o que lhe valeu o apelido de macaco coruja. Eles permitem que ele tenha uma visibilidade muito boa à noite, o que lhe dá a distinção de ser o único macaco noturno.

Muito discreto, é difícil de localizar. Sua dieta consiste em frutas, flores, insetos, pequenos animais e ovos. Ao contrário de outros tipos de macacos, ele vive apenas com sua família: o casal e seus filhos. E, como muitas espécies, também é ameaçada pelo desmatamento.

O Macaco-de-Cheiro-Comum

Possui o nome científico de Saimiri sciureus L.. O Saimiri é um macaco do tamanho de um esquilo. Ele é muito vivaz e barulhento. Ele vive principalmente em florestas secundárias e vai muito pouco para a floresta primária da bacia amazônica. A enorme bacia Amazônica, que atualmente é a maior bacia hidrográfica do planeta é uma seção estrutural, que atravessa toda a faixa andina no norte da Bolívia até adentrar em território brasileiro.

A compressão causou a formação de falhas sobrepostas na placa continental que produziram repetição e espessamento da crosta, relevos e encurtamento da borda ocidental do continente. Durante todo o percurso tropical, sob a influência do peso da corrente ascendente, o prato sul-americano cedeu e afundou; com esse processo chamado subsidência, a bacia sedimentar da Amazônia se desenvolveu. Nessa área reside grande partes das espécies da região. Atualmente, mais da metade dos sedimentos da erosão andina permanecem presos ao pé dos relevos. O macaco-de-cheiro possui hábitos matutinos, sendo geralmente muito comum na região. Você certamente terá a oportunidade de vê-lo durante uma estadia na Amazôni.

Sagui-Pigmeu

O sagui pigmeu Amazônia é o menor macaco do mundo, ele pode ser segurado em uma só mão. Minúsculo, além de muito fofo, ele tem muitos predadores, como aves de rapina. Devido ao pouco tamanho, para se proteger ele ostenta uma pelugem marrom/cinza. Além disso, seu movimento é muito discreto e, se não se move, é quase imperceptível.

Ele também pode se mover como um gafanhoto saltando até cinco metros e subindo em árvores da maneira e velocidade de um esquilo. É a única espécie de sagui que conseguiu atravessar o Rio Madeira e encontrada hoje no alto Amazonas.

O Tamarindo

Outra espécie de baixa estatura! O tamarindo é um macaco reconhecível graças ao seu tamanho pequeno (20 a 30 centímetros na idade adulta) e sua pelugem no mínimo diferenciada: crina espessa, bigodes grandes, cristas ou franjas de todos os tipos e cores. O tamarindo é um termo que refere-se a várias espécies que habitam as florestas tropicais e equatoriais da América. Como o outras espécies, é chamado de “macaco esquilo”.

Eles se distinguem dos saguis, que também são pequenos em tamanho, mas cujas mandíbulas são em forma de V, diferentemente dos tamarindos em forma de U. Esses animais se alimentam de insetos, frutas, flores e néctar.

Veja também

Filhotes de Airedale Terrier

Criação de Filhotes de Airedale Terrier

Se você está considerando a possibilidade de criar filhotes de Airedale Terrier, saiba que está …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *