Home / Animais / Samoieda: Tamanho, Altura, Peso, Ficha Técnica Da Raça

Samoieda: Tamanho, Altura, Peso, Ficha Técnica Da Raça

Já se perguntou qual é a origem do nome da raça Samoieda? Pois, sabia que as pessoas nômades Samoiedas é que inspiraram o nome dessa raça de cachorro.

Essas pessoas conseguiram chegar à parte noroeste da Sibéria vindos da Ásia Central. Esses nômades dependiam de manadas de renas para poderem se alimentar na sua rotina diária e também para se manterem em movimento para que essas mesmas renas pudessem encontrar uma boa quantidade de comida.

Mas, um dos grandes aliados desses grupos de pessoas eram os cachorros spitz! Esses cães eram grandes parceiros no dia a dia, principalmente por serem altamente resistentes as temperaturas mais baixas e também corajosos!

Tanto é que esses cães ajudavam a manter o rebanho de renas devidamente protegidos, até mesmo de poderosos e temidos predadores que pudesse lhes surpreender no caminho!

Por isso, há muitos relatos de que esses cães até mesmo chegavam a caçar ursos – isso  mesmo! Ursos!

Conheça O Temperamento Dessa Raça!

Há duas características que podem definir muito bem essa raça de cachorro – gentileza e alegria! Os Samoiedas simplesmente adoram brincar e ainda são excelentes companheiros para qualquer família, principalmente para quem possui crianças em casa!

E isso faz total sentido, uma vez que se trata de uma raça que é intimamente ligada à família – a breve história contata no início desse conteúdo ajuda a confirmar os motivos, não é mesmo?

Outro detalhe interessante é que esse é um cachorro bastante amável até mesmo com pessoas estranhas e também com outros animais de estimação – em geral, se dá muito bem com outros cães!

Ele também costuma ser muito calmo dentro do ambiente do lar, mas é importante destacar que para que isso seja uma realidade, essa raça extremamente inteligente precisa de estímulos diários, tanto físicos como também mentais!

Se por ventura o Samoieda ficar aborrecido por algum motivo, pode ser bem comum que ele comece a cavar ou até mesmo a latir com mais frequência.

Trata-se de uma raça bastante independente e, em alguns casos, até mesmo dona de uma boa dose de teimosia, mas isso não impede em nada seu temperamento agradável e sempre disposto a ser parceiro, sensível e ainda muito brincalhão e amoroso!

Cuidando Desse Amigão De Quatro Patas!

Como já deve ter ficado evidente até aqui, o Samoieda é um cão tipicamente bem ativo e por isso precisa se manter em movimento constantemente para poder lidar com toda essa vitalidade!

Correr ou uma longa caminhada são ótimas opções, bem como uma boa e divertida sessão de brincadeiras, de preferência, bem cansativas – o jogo de pegar a bolinha pode ser uma ótima alternativa, pode apostar!

Esse é um cão que tem preferencias por viver dentro do ambiente da casa, principalmente porque gosta e se sente melhor perto da sua família de humanos!

Samoieda e o Dono
Samoieda e o Dono

Sua pelagem mais espessa também pode exigir um pouquinho mais de cuidados, sendo que é importante manter uma rotina de escovação – pelo menos umas três vezes por semana para evitar que os pelos acabem com nós ou caiam demais pelo chão da residência!

Confira A Ficha Técnica Dessa Raça De Cachorro E Fique Ainda Mais  Por Dentro De Sua Características!

Quem está querendo ter esse cão como melhor amigo, poderá conferir abaixo algumas caraterísticas dele:

  • Família: o Samoieda pertence à família Spitz, Setentrional.
  • Origem: essa raça de cão é proveniente da Rússia, mais precisamente da Sibéria.
  • Principal atribuição: a função original dessa raça é destinada para a criação de renas, sendo um excepcional guardião
  • Tamanho médio desse cão: os machos podem atingir uma altura de 0,5 até 0,6, o mesmo vale para as fêmeas.
  • Peso: o Samoieda macho pode pesar entre 20 kg e 30 kg! Já o peso das fêmeas é um pouco menor, variando dentre 15 kg e 23 kg

É Caro Obter Essa Raça?

Essa é uma dúvida bastante comum, mas se você está realmente querendo comprar essa raça precisa ter em mente qual o investimento que deverá ser feito para os seus filhotes.

O valor do Samoieda poderá depender, basicamente, da qualidade dos pais, avós e até mesmo bisavós da ninhada em si – se eles tiverem sido campeões nacionais ou internacionais o valor poderá ser um pouco mais salgado.

Para que você possa e fato saber quanto poderá custar um filhote de Samoieda ou de outras raças,  o único caminho é fazer uma boa pesquisa, e certificar que a origem não seja ilegal ou proveniente de maus tratos!

Três Filhotes de Samoieda
Três Filhotes de Samoieda

E A Saúde Desse Cão?

Consiste em um cão forte e que tem uma excelente resistência, mas alguns aspectos a respeito da sua saúde podem ser importantes de se conhecer:

  • Preocupações mais comuns: displasia coxofemoral
  • Menores preocupações: torção gástrica
  • Casos menos frequentes mais possíveis: alguns cachorros podem desenvolver atrofia progressiva em sua retina
  • Quais os testes preventivos: pode ser recomendado levar o cão ao veterinário para fazer alguns testes sugeridos, como de quadril ou visão. Isso poderá ajudar a prevenir tais condições.
  • Expectativa de vida: o Samoieda pode viver em média de 10 até 12 anos proximamente!

Uma Das Raças Mais Queridas Do Mundo!

Dois Samoieda no Veterinário
Dois Samoieda no Veterinário

Embora ele tenha uma aparência parecida com a de um bicho de pelúcia e ainda apresente uma pelagem bastante suave, não se engane: esse é um cão extremamente corajoso, amigo e fiel e que faz parte da vida do ser humano à muitas décadas.

Além de um visual absolutamente agradável, ele também é dono de um caráter e tanto, e por isso é um pet perfeito para se ter por perto!

A hora do banho também exige cuidados! Nesse caso, considere dar banhos de uma até duas vezes a cada dois meses, sempre tendo o cuidado de fazer uma escovação prévia.

O excesso de banhos pode ser prejudicial para a saúde desse cão, pois é algo que diminui a oleosidade natural que acaba revestindo o corpo do animal.

Para poder a higiene em dia, a recomendação é limpar o Samoieda diariamente, tirando as remelas que se acumulam nos olhos e também lembrar de escovar seus dentes – ao menos de 3 a 4 vezes por semana!

Veja também

Qual a Ração Mais Indicada Para Pastor Alemão?

O pastor alemão é um cão bastante utilizado como cão de guarda e cão policial. …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *