Home / Animais / Quais os Animais que Comem Insetos?

Quais os Animais que Comem Insetos?

Há diversos animais na natureza, e todos sabemos que cada um deles possuem características diferentes e próprias.

No entanto, há alguns temas comuns que diversos animais compartilham, e um deles é o tipo de alimentação que possuem.

Hoje, iremos falar sobre os principais animais que comem insetos. No geral, eles são conhecidos como insetívoros, e além de se alimentarem de insetos, como moscas, as aranhas, centopeias, e outros, também fazem parte do cardápio.

Os insetívoros podem ser encontrados em diversos grupos de animais, como répteis, aves, peixes, anfíbios e também mamíferos.

No entanto, são considerados animais insetívoros aqueles que comem com maior frequência e quantidade os variados tipos de insetos que existem no planeta Terra.

Na maioria das vezes, os animais que se alimentam principalmente de insetos, possuem um porte de tamanho pequeno ou médio.

Esses conseguem se alimentar de insetos e aproveitar todos os nutrientes pois possuem um organismo próprio para isso.

Além disso, para que eles possam ficar satisfeitos, a quantidade de insetos que devem ser introduzidas precisa ser em um número muito grande.

Os animais que se alimentam de insetos vivem normalmente em locais mais quentes, pois há mais insetos, no entanto, há também alguns que vivem em locais mais frios.

Um lugar, no entanto, que a quantidade de animais que se alimentam de insetos é muito baixa ou quase nula, é nos polos, tanto norte como sul. Nos polos o frio é tão intenso que insetos são impossíveis de existir, por isso, animais que o comem também não estão presentes.

Vamos falar hoje de quatro animais que comem insetos: morcegos, camaleão, tatu e aranha.

Morcegos

Os morcegos são animais mamíferos que vivem em diversas regiões do planeta, e é muito encontrado, por exemplo, no Brasil.

De porte pequeno, com membranas finas entre os seus dedos, que formam pequenas asas, eles são os únicos animais voadores que fazem parte dos mamíferos.

Entre todos os mamíferos que são conhecidos pelos pesquisadores e cientistas, os morcegos possuem grande participação, correspondendo a cerca de 25%.

Dentre os morcegos, cerca de 70% são insetívoros, ou seja, se alimentam principalmente de insetos.

A importância dos morcegos para a humanidade é enorme, pois eles comem insetos de diversos tamanhos, e também os que transmitem doenças, como malária e dengue.

Para que fiquem satisfeitos, os insetos ingeridos por morcegos podem chegar a cerca de 3 mil em apenas uma noite. Quando estão em grupo, chegam a comer cerca de meio milhão. É inseto que não acaba mais!

Camaleão

Os camaleões são animais muito apreciados pela humanidade, pois eles possuem habilidades e características muito exclusivas.

Essa espécie de animal consegue trocar de cor para poder se camuflar, possuem línguas grandes e pegajosas, e também olhos que se movimentam independentes um do outro, que chegam a se movimentar até 360 graus.

Com essas habilidades de visão e língua pegajosa, os camaleões conseguem se alimentar de diversos tipos de insetos, até os voadores e mais velozes.

Camaleão

Sua alimentação é composta praticamente por: gafanhotos, besouros, joaninha entre outros. Para conseguir, ele prende os insetos com uma substância pegajosa que há em sua língua, e o deixa paralisado.

Porém, o que diferencia o camaleão do lagarto, por exemplo, é que o primeiro se esconda e aguarda para atacar e comer um inseto.

Dessa forma, um camaleão por aguardar por horas parado e camuflado, e quando sentem que é o momento correto, eles atacam e comem os insetos.

Tatu

Os tatus são mamíferos que pertencem à família Dasypodidade. São nativos da América, e normalmente vivem nos cerrados, savanas, em florestas molhadas e também em matas ciliares.

Para a medicina, os tatus possuem uma importância muito grande, pois como são os únicos, além dos homens, a contraírem a doença lepra, muitos estudos e pesquisas de medicação são feitos com eles.

Na natureza, exercem um papel de grande importância também, já que conseguem equilibrar a flora ecológica.

Isso porque os tatus se alimentam principalmente de insetos como formigas e cupins. Em uma única noite, um tatu é capaz de comer cerca de 8 mil insetos.

No entanto, há muita caça de tatu, para se transformada em alimento, e quando isso ocorre de maneira muito frequente em regiões com muitas formigas e capins, pode gerar um grande transtorno.

Ao comer formigas e capins, os tatus auxiliam na remoção dessas pragas em plantações de diversos tipos de plantas e frutas, no entanto, quando estão em falta, os produtores acabam tendo grandes perdas em suas produções agrícolas.

Por isso, é de extrema importância que os tatus sejam protegidos e estejam devidamente inseridos na sociedade para que ele diminua os efeitos negativos que os insetos podem causar no âmbito social e também no âmbito econômico.

Aranha

As aranhas são animais da ordem artrópodes e também da classe Arachnida, e podem ser encontradas em praticamente todos os cantos da Terra, com exceção dos polos Norte e Sul, por serem muito frios.

Possuem oito pernas, e a maioria das aranhas possuem venenos, que são injetados em suas preses, podendo causar morte, paralisação, ou ainda outros efeitos.

Esse veneno é utilizado principalmente quando as aranhas precisam se defende, ou quando precisam atacar para poderem se alimentar.

Por possuírem intestinos muito pequenos, as aranhas normalmente sugam o líquido interno de suas presas, para poderem adquirir as proteínas e nutrientes internas deles.

Aranha Comendo Inseto

Sua alimentação é composta basicamente por outros tipos de aranhas e também de diversos tipos de insetos, como:    grilos, baratas, formigas e também besouros.

As aranhas conseguem comer grandes quantidades de insetos, no entanto, apenas quando elas se encontram em grandes matas e também em áreas de pastagem.

Em locais desérticos, por exemplo, a quantidade de insetos digeridos por uma aranha é muito menor.

A maioria das aranhas possuem um veneno que é inofensivo aos seres humanos, por isso, quando você ver uma aranha comendo insetos na sua teia, não se preocupe, elas está até fazendo um grande favor para você e para a sua casa!

E então, você sabia que todos esses animais comiam insetos? Deixe nos comentários as suas impressões e dúvidas que surgiram durante a leitura do texto!

Veja também

Quais as Raças Que Deram Origem ao Bulldog Francês?

O Bulldog Francês tem origem do cruzamento entre os cães da raça Terriers Pequenos, e …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *