Home / Animais / Qual o Peso Ideal de um Schnauzer Adulto e Filhote

Qual o Peso Ideal de um Schnauzer Adulto e Filhote

O Schnauzer é um adorável cão por sua personalidade amigável e bastante brincalhona, companhia boa para todos os momentos. Mas para ele sempre estar ativo e alegre, é preciso controlar sua alimentação a fim de manter seu pet no peso ideal.

Entretanto, existem tipos diferentes na raça Schnauzer, o que, consequentemente, vai apresentar variação no peso corporal sendo um quando filhote e outro, quando adulto.

Assim, para manter o seu cão sempre saudável, saiba Qual o Peso Ideal de um Schnauzer Adulto e Filhote e outras dicas!

Qual o Peso Ideal Para Schnauzer Adulto?

O peso ideal do Schnauzer adulto varia de acordo com o porte. Veja:

  • Schnauzer miniatura: tem o peso entre 5 e 6,5 quilos
Schnauzer Miniatura
  • Schnauzer standard ou médio: tem seu peso entre 10 e 20 quilos
Schnauzer Standard
  • Schnauzer gigante: pesa entre 30 e 43 quilos
Schnauzer Gigante

Essas informações são em valores aproximados por isso, para saber exatamente qual é o peso do seu cão, leve ao veterinário.

Qual o Peso Ideal Para Schnauzer Filhote?

O peso ideal do Schnauzer filhote também varia de acordo com o porte. Confira a seguir:

  • Filhotes de Schnauzer miniatura: de 300 gramas a 1,5 quilos
  • Filhotes de Schnauzer standard ou médio: devem ter de 1 a 3,5 quilos
  • Filhotes de Schnauzer gigante: de 1,5 quilos a 3 quilos

Novamente, frisamos que estes números são valores aproximados e não exatos, sendo necessário uma consulta do seu pet a um veterinário para saber o peso exato dele.

Como Proceder Para Que o Schnauzer se Mantenha em Seu Peso Ideal?

Não é difícil manter o peso saudável do Schnauzer, pois esse animal é muito agitado, ou seja, bem ativo, sendo difícil ganhar peso de forma exagerada. Mas, mesmo assim, sempre monitore a alimentação do seu pet – para evitar uma futura obesidade, por mais remota que pareça essa possibilidade.

Estimule seu pet fazendo caminhadas, corrida e brincadeiras divertidas para ele gastar energia com essas atividades físicas. Acima de tudo, cuidar da alimentação dele é a chave para evitar como já descrito, uma obesidade por falta de cuidados básicos.

Existem rações específicas para o porte como também idade do seu Schnauzer ou comida caseira com os nutrientes indicados para trazer nutrição com o peso ideal para seu pet.

Problemas do Excesso de Peso e da Obesidade no Schnauzer

É, parece impossível, mas sim, existem cachorros, como também os Schnauzers, que são obesos e eles sofrem com isso – semelhantemente com os seres humanos. Saiba que problemas de obesidade nos cães em geral, podem ser até mais sério que nas pessoas.

Entre estes problemas que acometem os cães obesos estão:

  • Aumento das taxas de triglicérides e colesterol
  • Problemas articulares e ortopédicos
  • Doença gordurosa hepática
  • Diabetes
  • Pancreatite
  • Hipertensão ou pressão alta
  • Aterosclerose
  • Falta de disposição e energia
  • Depressão e ademais doenças

Dicas Para Detectar o Excesso de Peso ou Obesidade

Antes de qualquer coisa, sempre busque a orientação médica do veterinário. Mas, mesmo assim, acompanhe aqui alguns indicativos de que seu cão pode estar obeso:

1 – Olhe a silhueta do seu cão, principalmente visualize de cima como também pela parte lateral do corpo e saiba que a cintura deve ser bem cavada. Se não estiver assim é sinal claro de obesidade.

2 – Coloque as mãos e pressione as costelas do cão, se for palpável, ou seja, sentir a gordura já acumulada a ponto de você não conseguir contar a quantidade de costelas, também é indício de estar acima do peso.

Obesidade no Schnauzer

3 – Se logo após todos esses procedimentos, ainda tiver dúvidas, com toda a certeza, leve seu pet para uma consulta ao veterinário.

Outros Cuidados Com o Schnauzer, Além do Peso Ideal

Apesar de ser um animal saudável por natureza, não descuide da saúde do seu cão, sempre tomando o cuidado de levá-lo para fazer exames específicos como, por exemplo, cardiovasculares.

Veja agora quais órgãos precisam de atenção:

1 – Coração

A doença de sopro no coração ou estenose pulmonar é uma doença cardíaca onde é obstruída a veia principal que liga o coração ao pulmão. É manifestada por tosse, inchaço abdominal, dificuldade de respiração e, consequentemente, intolerância a se movimentar.

2 – Pâncreas

Infelizmente a raça Schnauzer tem tendência a desenvolver pancreatite que seria a inflamação crônica do pâncreas. Uma dieta balanceada com pouco carboidrato e principalmente sem aqueles petiscos industrializados vai ser essencial para prevenção dessa enfermidade em seu cão.

Características Gerais do Schnauzer

O Schnauzer veio da Alemanha e antigamente era usado para acompanhar as carruagens principalmente as que faziam longa viagens na Europa. Ele ia à frente dos cavalos durante o dia para ir verificando o perímetro e latia como um alarme de que existia algum perigo à frente.

Este cão tem as espécies miniatura, média e gigante sendo que sua estrutura corporal é de aspecto quadrado. Entretanto, os machos parecem ser visualmente mais curtos que as fêmeas da mesma raça.

Como já descrito anteriormente, o temperamento desse cão é doce ou dócil, sendo um presente brincalhão a todo tempo com adultos, seus tutores e qualquer criança. É amável com a família do seu dono. Porém, é ressabiado com estranhos e nesse caso demora a ganhar confiança dele.

O sistema sensorial do Schnauzer, por certo, é muito desenvolvido. Tem a prudência como característica, gosta de ser adestrado, é atencioso e irremediavelmente fiel. É muito forte em relação a doenças e ademais problemas que possam surgir.

A cor dos olhos do Schnauzer é escura com formato oval. Já sua cauda, é alta e elevada – conforme o temperamento desse animal. Seu pelo é duro, espesso e muito saudável e sempre alerta – ou melhor, sempre curto, levantado, não aderente e sustentado por uma camada de subpelo.

Uma particularidade da pelagem desse cão é seu pelo e formato de barba rígida e suas sobrancelhas são destacadamente espinhosas o que sombreia um pouco seus olhos. Na testa e nas orelhas, os pelos do Schnauzer é visualmente curto, mais que em qualquer outra parte do corpo, sendo, consequentemente, duro em toda região da cabeça.

Veja também

Comportamento do Marisco, Hábitos e Modo de Vida do Animal

Por definição, mariscos ou frutos do mar seriam algumas espécies de moluscos ou crustáceos de …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *