Home / Animais / Qual o Peso Ideal de um Shih Tzu Adulto e Filhote

Qual o Peso Ideal de um Shih Tzu Adulto e Filhote

O cachorro Shih Tzu é uma um legítimo amigo para todas as horas, principalmente para fazer companhia ao seu tutor. Tem porte pequeno, pelos charmosamente longos e macios e para completar, tem uma personalidade calma e muito carinhosa.

Ele é conhecido por ser um dos mais conhecidos cães de companhia do planeta terra. Sua cabeça tem um formato visual diferenciado: em forma de crisântemo, o motivo disso, é o fato da sua pelagem na parte do nariz, ter os pelos curiosamente crescidos para cima.

Além disso, é uma raça que tem tendência ao ganho de peso, o que exige atenção do dono. Assim, fique pode aqui e saiba Qual o Peso Ideal de um Shih Tzu Adulto e Filhote e outras informações curiosas e importantes!

Shih Tzu Adulto e Filhote: Qual o Peso Ideal?

O peso ideal dos filhotes seria de 500 gramas a 8 quilos.

Enquanto que o peso dos adultos é de 4,5 a 8 quilos.

Problemas de Peso no Shih Tzu

Infelizmente, a raça Shih Tzu tem em sua genética, o problema de tornarem-se obesos se sua alimentação não for equilibrada. Isso quer dizer que este cão precisa, obrigatoriamente, de rações com ingredientes propensos a nutrir o animal que o ajudem a perder peso e não ao contrário.

Cães nessas condições, de obesidade, precisam ser acompanhados de perto por um veterinário, pois além do sedentarismo causado pelo sobrepeso, esse problema causa diversos problemas de saúde como, por exemplo:

  • A vida do cachorro “perde a graça”, pois pela dificuldade de se movimentar, torna o pet preguiçoso sem vontade de andar, brincar, estar interagindo com os humanos e outros animais. E, além disso, as habilidades de aprendizagem, cognitiva, emocionais como de atenção ficam mais lentas e, consequentemente, prejudicadas.
  • O aumento de gordura no organismo do Shih Tzu traz doenças no coração como aumento na taxa de colesterol, AVC, que seria o acidente vascular cerebral, demência, problemas no sistema respiratório, dentre outras doenças.
  • O sobrepeso aumenta a pressão nos ossos bem como nas articulações causando, posteriormente, um desgaste constante que vai gerar problemas no futuro como por exemplo displasia no quadril e artrite, doenças essas degenerativas.
  • A obesidade canina desequilibra os níveis de açúcar no sangue do animal tornando o seu organismo resistente a insulina. Isso porque o corpo não consegue sintetizar a quantidade necessária do hormônio que regula essa taxa o que com toda certeza, aumenta o risco do Shih Tzu ter diabetes Com isso, sua mobilidade motora, sistema cardíaco, pulmonar e sua saúde mental ficam prejudicados e, progressivamente, ficam debilitados.
  • Pesquisas científicas já revelaram que o cachorro obeso tem 2 anos de vida a menos que um cão saudável.

Características Físicas da Raça

Características do Shih Tzu
Características do Shih Tzu

O Shih Tzu tem uma postura de “beijinho no ombro”, ou seja, parece ser bem arrogante e isso fica mais evidente devido ao seu porte robusto juntamente com sua pelagem abundantemente, porém, na medida certa, sem exageros. O focinho desse cão é curto, largo, quadrado com stop bem definido e para finalizar, trufa preta.

Entretanto, os cães da coloração parecida com fígado ou que possuam manchas nessa cor tem a trufa na cor marrom escuro. Seus olhos são escurecidos e ao mesmo tempo grandes, redondos, bem separados, mas não destacados.

Apesar de geralmente serem escuros, os olhos do Shih Tzu na espécie da cor fígado, também podem ser claros. Já as orelhas deste cão são caídas, grandes, abaixo do alto da cabeça com muito pelo. A cauda do bichinho sempre está alta, possuindo franjas enroladas.

Os pelos do Shih Tzu são admirados pela beleza: são longos, lisos, não lanoso e na medida certa. Geralmente são brancos, mas, nos registros oficiais internacional da raça Shih Tzu, eles podem ser de qualquer cor.

Neste caso, quando sua pelagem é mesclada, geralmente há possibilidade de uma ligeira listra branca na testa ou na ponta da cauda para dar aquele toque especial.

Temperamento da Raça Shih Tzu

Todo cão tem sua personalidade única e o Shih Tzu é um dos mais adoráveis entre os cães de companhia como já descrito anteriormente. Ele apesar de ser todo docinho, também é a mil por hora e muito atento a tudo que está acontecendo ao seu redor.

Ele é dono do seu próprio nariz, todo independente, mas apesar disso, é só carinho. Seu caráter é só virtudes como por exemplo lealdade e alegria com seu jeito brincalhão e sempre em alerta, sendo considerado um protetor nato.

O cão Shih Tzu é sociável e extremamente dócil, bem diferente do Lhasa Apso – raça essa desenvolvida para ser um cachorro desconfiado ao se deparar com estranhos.

Isso porque o Lhasa Apso tem caráter de um cão de guarda, pronto para alarmar qualquer evento estranho ao seu redor. Já o Shih Tzu se dá super bem com crianças outros animais e também é tolerável com pessoas que nunca viu antes, fazendo amizade facilmente.

Curiosidades sobre o Shih Tzu
Curiosidades sobre o Shih Tzu

Mas, este cãozinho consegue se irritar facilmente, por isso, apesar de adorável, é preciso o monitoramento de um adulto quando a criança pequena estiver brincando com o pet, pelo menos no primeiro momento do encontro de ambos.

Este cachorro é independente, mas na ausência do seu tutor como também de familiares, cada um tem sua maneira de expressar esse momento específico. Alguns ficam calmos como sempre e outros demonstram uma carência exagerada.

Uma boa dica é disciplinar seu Shih Tzu, sendo treinado desde pequenino, pois eles serão sempre amigos extrovertidos e ótimos companheiros para qualquer momento demonstrando equilíbro e tranqüilidade…

Algumas Curiosidades sobre o Shih Tzu

1 – Não é raro que alguns materiais se referiam a raça como “cão leão”. Isso porque se trata de um nome popular para do Shih Tzu, em especial, na China – onde é considerado um cão de companhia de pessoas nobres, como foi durante a dinastia Ming.

2 – O Shih Tzu é uma cão chinês. Pesquisas apontam que a raça teria surgido no Tibet – durante o século 17, quando recebeu o status de “cão sagrado”.

 

Veja também

Marreco Pompom: Características, Hábitat e Nome Científico

O marreco pompom (crested duck) é uma ave ornamental considerada uma variação genética do marreco …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *