Home / Animais / Iguana-Azul : Características, Nome Cientifico, Habitat e Fotos

Iguana-Azul : Características, Nome Cientifico, Habitat e Fotos

As iguanas azuis, cujo nome científico é Cyclura nubila lewisi, são endêmicas da ilha caribenha de Grand Cayman. Antigamente estavam espalhados em habitats secos e costeiros por toda a ilha, mas devido à severa perda e predação de habitats, agora são encontrados apenas na área de High Rock-Battle Hill, a leste e sul da estrada da rainha.

Habitat da Iguana Azul

As iguanas azuis rochosas de Grand Cayman podem ocupar vários habitats, incluindo florestas, prados e regiões costeiras, além de habitats modificados pelo homem. Ocorrem principalmente no mato xerofítico natural e ao longo das interfaces entre as clareiras da fazenda e a floresta seca do dossel. As fazendas fornecem uma variedade de recursos, como vegetação, frutas caídas e solo de nidificação.

As iguanas das rochas de Grand Cayman passam suas noites em retiros, como cavernas e fendas encontradas dentro de rochas erodidas, geralmente calcário altamente erodido. Embora as iguanas selecionem preferencialmente substrato de rocha natural para retirada, elas também utilizam retiros artificiais, como pilhas de material de construção e espaços sob edifícios. Enquanto os adultos são principalmente terrestres, os indivíduos mais jovens tendem a ser mais arbóreos. Ocasionalmente, as iguanas terrestres de Grand Cayman podem recuar nas cavidades das árvores ou expostas nos galhos das árvores.

Características da Iguana Azul

As iguanas de Grand Cayman estão entre os maiores lagartos do Hemisfério Ocidental, pesando 11 kg. e medindo mais de 1,5 m. da cabeça à cauda. Os machos são geralmente maiores que as fêmeas. O comprimento do focinho pode medir até 51,5 cm. nos machos e 41,5 cm. nas fêmeas, e a cauda tem o mesmo comprimento.

As iguanas azuis das rochas de Grand Cayman são caracterizadas por espinhos dorsais uniformes e rígidos e barbelas sem espinhas. Seu corpo está coberto de escamas e algumas escamas aumentadas estão presentes na região da cabeça. As iguanas jovens têm uma cor de base cinza, alternando as divisões cinza escuro e creme.

À medida que amadurecem, o padrão juvenil desaparece e a cor da base do filhote é substituída por uma tez base azul-cinza. Algumas divisas escuras são mantidas na idade adulta. Esta cor azul acinzentada é típica das iguanas moídas ao descansar. No entanto, as iguanas terrestres são mais conhecidas pelos impressionantes tons de azul turquesa que assumem durante a estação de acasalamento.

Ciclo de Vida da Iguana Azul

As iguanas azuis das rochas de Grand Cayman depositam seus ovos em uma câmara de ninho, escavada cerca de 30 cm abaixo da superfície do solo. Enquanto no ninho, os ovos absorvem a umidade da terra. Eles preenchem gradualmente até ficarem firmes e sob leve pressão. Em média, Cyclura ovos estão entre os maiores de todos os lagartos. Os ovos eclodem em 65 a 100 dias, dependendo da temperatura. O processo de incubação pode levar mais de 12 horas. Os filhotes cortam a casca do ovo com couro usando um “dente de ovo” microscópico na ponta da mandíbula.

A época de reprodução das iguanas de Grand Cayman dura 2 a 3 semanas entre o final de maio e meados de junho. A oviposição ocorre aproximadamente 40 dias após a fertilização, geralmente durante os meses de junho e julho. As fêmeas depositam 1 a 22 ovos a cada ano. O tamanho da embreagem varia com a idade e o tamanho das fêmeas. As fêmeas maiores e mais velhas são capazes de produzir mais ovos.

Iguana Azul na Mão de uma Pessoa
Iguana Azul na Mão de uma Pessoa

Os ovos são incubados na câmara do ninho, escavada cerca de 30 cm abaixo da superfície do solo. O período de incubação varia de 65 a 90 dias. A temperatura dentro do ninho permanece relativamente constante entre 30 e 33 graus Celsius durante esse período. As iguanas das rochas de Grand Cayman geralmente começam a se reproduzir em torno dos 4 anos de idade em cativeiro. Na natureza, atingem a maturidade sexual entre 2 e 9 anos de idade.

Comportamento da Iguana Azul

As iguanas de Grand Cayman são solitárias, exceto durante a estação de acasalamento. O acasalamento é geralmente polígamo, mas alguns indivíduos também podem ser promíscuos ou monogâmicos. Durante a estação reprodutiva, a área de um macho dominante freqüentemente se sobrepõe à de uma ou mais fêmeas.

Durante a estação reprodutiva, as iguanas de Grand Cayman assumem uma intensa coloração azul. Na primavera, os hormônios aumentam e os machos começam a reafirmar o domínio. Os machos perdem peso durante esse período, pois dedicam sua energia à criação e ao domínio de outros machos. Os machos expandem seu território, tentando monopolizar o maior número possível de territórios femininos.

Os machos em territórios sobrepostos se desafiam e, na maioria dos casos, iguanas menores fogem de indivíduos maiores. O contato físico e a luta são raros e geralmente são restritos a indivíduos de tamanho semelhante. As brigas podem ser cruéis e sangrentas. Dedos dos pés, pontas da cauda, espinhos da crista e pedaços de pele podem ser arrancados em combate.

Modo de Vida da Iguana Azul

As iguanas azuis de Grand Cayman rock passam a maior parte do dia se aquecendo ao sol. São principalmente inativos, com alerta baixo a moderado entre a emergência da manhã e o retiro noturno. Durante a atividade, as iguanas buscam principalmente, viajam e inspecionam substratos, incluindo retiros e fezes. As iguanas são ativas por períodos mais longos durante o verão. Por serem ectotérmicas, a maior quantidade de luz solar e temperaturas mais altas durante o verão permitem que as iguanas mantenham as temperaturas ideais do corpo por um período mais longo a cada dia.

Eles defendem seu território de outras iguanas. As iguanas usam gestos agitados para alertar as iguanas invasoras e podem até atacar o invasor. Em contraste com as iguanas fêmeas, as iguanas terrestres masculinas ocupam territórios muito maiores, cerca de 1,4 acres, e tendem a ocupar territórios maiores à medida que crescem.

Filhote de Iguana Azul
Filhote de Iguana Azul

As iguanas do Grand Cayman rock usam sinais visuais, como balançar a cabeça, para se comunicar. Eles também se comunicam usando feromônios, que são liberados pelos poros femorais localizados nas coxas dos machos.

Dieta da Iguana Azul

As iguanas de Grand Cayman são principalmente herbívoras, consumindo principalmente matéria vegetal de pelo menos 45 espécies de plantas em 24 famílias diferentes. Folhas e caules são consumidos com mais frequência, enquanto frutas, nozes e flores são consumidas em quantidades menores. Carnes compõe uma pequena porcentagem da dieta. Isso inclui a predação de invertebrados, como insetos, lesmas e larvas de mariposa. As iguanas rochosas de Grand Cayman também foram observadas ingerindo pequenas pedras, solo, fezes, pedaços de derramamento e fungos.

Ameaças de Extinção da Iguana Azul

As iguanas jovens de Grand Cayman são pesadamente atacadas por uma variedade de espécies invasoras, incluindo gatos selvagens, mangustos, cães, ratos e porcos. A predação por exóticos selvagens é considerada uma das principais ameaças às espécies e é amplamente responsável pelo declínio crítico da população. Os ratos podem causar ferimentos graves em filhotes e causar mortalidade. O predador nativa primária de filhotes é Alsophis cantherigerus . As iguanas adultas de Grand Cayman não têm predadores naturais, mas são ameaçadas por cães itinerantes. Os adultos também são presos e mortos por seres humanos. As iguanas terrestres podem usar a oscilação da cabeça para afastar os predadores.

Veja também

Hábitat do Iaque

Hábitat do Iaque: Onde Eles Vivem?

Os iaques ou yaks (nome científico Bos grunniens) são bovídeos encontrados em áreas de levadíssima …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *