Home / Animais / O Que Fazer Quando o Cachorro Não Quer Comer a Ração

O Que Fazer Quando o Cachorro Não Quer Comer a Ração

Os cachorros, apesar de serem animais irracionais, têm sua escolha na hora de se alimentar. Com toda a certeza, os cães usam do seu paladar seletivo, sabendo muito bem o que gostam ou não de comer.

Sendo assim, uma pergunta que não quer calar é: porque o meu dog não quer comer ração de jeito nenhum? É preciso fazer uma investigação específica, pois em toda uma causa, houve uma motivação antes.

Saiba como proceder, então, Quando o Cachorro Não Quer Comer a Ração!

Meu Cachorro Não Quer Comer a Ração: o Que eu Faço?

Como descrito anteriormente, faça uma cuidadosa inspeção, ou seja, investigação:

1 – O Cheiro E a Textura Da Ração

Assim como nós a cor e textura dos alimentos devem ser vívidos e atraentes. Por isso, para atrair seu cão, a ração precisa parecer apetitosa. Isso requer que a ração seja armazenada de forma adequada para manter suas características e manter seu cão interessado por essa refeição que é a ideal para ele.

2 – Ambientes Muito Tumultuados

Ambientes muito barulhentos e, consequentemente, agitados, podem tirar a atenção do pet para alimentação e ser repassada para que está acontecendo ao redor dele.

O indicado é escolher um canto quieto e mais tranquilo para seu cão comer sossegado, concentrando-se só em limpar o prato. Aqui já é uma resposta para a pergunta “porque meu cachorro não quer comer ração”?

3 – Cachorros Que Já Estão Idosos Ou São De Grande Porte

Os grandalhões ou idosos caninos podem ficar desconfortáveis na hora de abaixar a cabeça para alcançar sua ração. Nestes grupos em especial, usar um suporte alto para eles ficarem mais tranquilos no período da alimentação vai trazer a eles prazer na hora de comer. Além disso, vai evitar futuros problemas de coluna.

4 – Menos Apetite, Sem Apetite

Perdemos a fome quando está muito quente. É o mesmo que acontece para os cães, por isso, tome a precaução de deixar a ração do seu animal em local bem arejado como também fresco.

5 – Resto De Ração, Não!

Às vezes, seu dog acaba deixando a ração no pote e se ficar por mais de 2 dias, o alimento tende a perder a cor bem como seu sabor e textura característica e além do seu animal não comer mais, vai atrair insetos.

E, além disso, se ele sempre tiver a ração ali a sua disposição, com o tempo, ele vai perder o interesse. Por isso, prepare horários regrados e só coloque o alimento para ele em um horário determinado.

Ele vai ficar ansioso esperando a hora da refeição.

Cachorro Cheirando a Ração
Cachorro Cheirando a Ração

6 – Mais Moderação Com Os Petiscos

Os petiscos são os docinhos dos cães, porém, não o acostume oferecer uma quantidade exagerada de petiscos, pois ele vai passar a recusar a ração. É a mesma coisa que acontece com criança, doce antes da refeição, tira todo o apetite.

Não deixe de conferir idéias valiosíssimas sobre “Meu cachorro continua sem comer a ração”.

Não querer comer a ração pode ser um alerta de que o seu pet está com algum problema de saúde, apesar de consumir outros tipos de alimentos. Saiba que existe enfermidades que fazem seu dog perder a vontade de comer.

Outro indício disso é que ele passa a escolher o que comer e recusa o alimento de sua dieta normal. Por isso, não continue oferecendo apenas o que ele aceitar consumir e leve-o imediatamente ao veterinário a fim de saber o que está acontecendo.

Com uma boa avaliação profissional, pode ser detectado problema de saúde e até emocionais, quando o veterinário souber o histórico do seu cão. Em último caso, pode ser necessário trocar a marca da ração e até alimentá-lo com ração caseira, mas tudo deve ser feito com orientação médica.

Tipos Adequados de Ração Para o Seu Cachorro

Resolvida a questão “O Que Fazer Quando o Cachorro Não Quer Comer a Ração”, saiba que existem diversos tipos de rações para cada raça, porte físico e, principalmente, para cada fase da vida sendo: para filhotes, adultos, com problemas de saúde.

E também para cachorros idosos. Confira agora quais são:

1 – Filhotes a Partir De 45 Dias De Vida

Antes de tudo, saiba que a ração seja é a mais indicada para seu pet. Felizmente, os alimentos, ou seja, rações para os cães têm os nutrientes certos para corresponder as necessidades físicas conforme a idade desses animais.

Por isso, não se apegue a modismos ou porque aquele alimento apresenta um novo sabor ou preço mais barato. É importante que o alimento para filhotes seja conforme a raça do animal, balanceada especificamente para ele.

Será essencial para o bom desenvolvimento do seu bichinho.

Quando ele estiver completando 45 dias de idade, ofereça rações secas com sabores como, por exemplo, fígado, vegetais, franco como também carne bovina. Com toda a certeza ele vai se deliciar com um desses sabores.

Filhote Comendo Ração
Filhote Comendo Ração

2 – Adultos a Partir De Um Ano De Vida

Curiosamente, bem diferente de nós, os cãezinhos se tornam adultos após 1 ano de vida e, consequentemente, eles passam a comer menos. Seria 2 refeições ao dia, o suficiente para nutrir e dar energia ao seu cão.

Se for oferecido mais que isso, você pode ser o responsável por deixar seu pet obeso. Por isso, vai depender muito de você, o crescimento saudável dele.

Na idade de 1 aninho, os cães passam a ter a ousadia de pedir comida quando estamos à mesa. Mas não dê mal costume ao seu pet. Repreenda-o e não dê nenhum tipo de comida, salvo se for a pedido do veterinário.

3 – Cães Idosos

Os cães chegam à terceira idade, ou seja, velhice, a partir dos 7 anos de idade, isso para os de grande porte. Já os de pequena ou média estatura, ficam idosos com 10 anos de idade, aproximadamente.

Esta fase de vida do animal é delicada e de certa maneira complicada. Isso porque seu cãozinho muitas vezes não vai querer se alimentar e não é toda ração que lhe agrada.

Cão Idoso Comendo
Cão Idoso Comendo

Á medida que eles envelhecem, preferem as rações voltadas para sua idade avançada. A saída é oferecer ao seu pet, pequenas porções de ração durante o dia. Isso pode estimular o desejo do seu cão comer.

Outra coisa muito importante, é proporcionar a ele um ambiente tranquilo e com paz durante a alimentação do cachorro. Mas acima de tudo, busque a orientação do veterinário nessa questão.

4 – Cães Especiais

Ainda bem que existe a opção de alimentos para cães especiais, ou seja, com problemas de saúde tais como obesidade, diabetes e animais com problemas cardiovasculares.

Se o seu cão tem algum desses problemas, é bem provável que necessitará de ração especial

Atenção!

Nunca ofereça ração sem a prescrição do veterinário, principalmente se caso seu cão tiver problemas de saúde. Busque sempre a orientação médica para seu cachorro não ter sérios problemas agora e no futuro.

Veja também

Marreco Pompom: Características, Hábitat e Nome Científico

O marreco pompom (crested duck) é uma ave ornamental considerada uma variação genética do marreco …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *