Home / Animais / Texugo Arctonyx: Características, Peso, Tamanho e Fotos

Texugo Arctonyx: Características, Peso, Tamanho e Fotos

O texugo arctonyx, também conhecido como porco texugo, vivem principalmente no sudeste da Ásia, a partir de Sikkim e nordeste da China para a Tailândia. Eles são encontrados no subcontinente indiano e na ilha de Sumatra. Eles também são nativos das regiões paleárticas e orientais.

Texugo Arctonyx: Características, Peso, Tamanho e Fotos

O texugo arctonyx tem seu habitat em pastagens, colinas, montanhas até 2.000 m de altitude, florestas tropicais e semi tropicais, além de florestas cauducifólias. Sua cor de pele varia de cinza escuro a marrom, enquanto a cor da cauda varia de branco a amarelo claro.

Duas faixas escuras são encontradas na face e a garganta é branca. A característica mais notável é o “focinho de porco” que é usado para alimentação, juntamente com dentes modificados usados especificamente para mover o solo. Comprimentos de cauda variam de 12 cm a 17 cm.

Outra característica notável usada para distinguir o texugo arctonyx, ou porco texugo, dos texugos euro-asiáticos é a cor de suas garras. O texugo arctonyx têm garras de cor clara, enquanto os texugos da Eurásia têm garras escuras.

Para distinguir entre arctonyx collaris (o porco texugo), de alguns outros texugos do gênero que também possuem semelhante “focinho de porco”, a taxonomia fez análise também da forma e tamanho do crânio. Sua aparência geral até lembra o meles meles (texugo europeu), mas ele, em geral, é menor.

Nenhuma informação foi encontrada sobre a taxa metabólica basal de texugo arctonyx. No entanto, o texugo europeu (com o qual é intimamente relacionado), têm uma taxa metabólica basal de 1.323 kJ por dia.

Porco Texugo Características

Também há pouca informação sobre o dimorfismo sexual no texugo arctonyx, mas a sugestão é de que machos são maiores que fêmeas. O texugo arctonyx mede em média entre 55 a 70 cm de comprimento e seu peso corporal fica entre 7 a 14 kg.

Não há informações conhecidas sobre a vida útil do texugo arctonyx na natureza. No entanto, em cativeiro, a expectativa de vida média é de 14 anos. Aliás, o pouco que se sabe sobre a espécie é baseada na observação dos raros em cativeiro.

Texugo Arctonyx: Reprodução e Status de Conservação

Como já dissemos, pouco se sabe sobre o texugo arctonyx, a não ser aquilo que pode-se observar da espécie em cativeiro. No entanto, não há nenhum casal cativo disponível para análise. Deduz-se, entretanto, que seu comportamento reprodutivo pouco difere do que se sabe de mustelídeos em geral.

Sendo assim, baseado no que já se sabe sobre família de texugos, os machos começam suas temporadas sexuais antes das fêmeas e, portanto, iniciam a procriação. Isso geralmente é feito pela primeira obtenção de território. O período de reprodução ocorre de abril a setembro, com um período de gestação de 5 a 9,5 meses de duração.

Seu ninhada provavelmente é de 2 a 4 filhotes. Embora não haja nenhuma informação conhecida sobre a maturidade sexual dos dois sexos, as informações sobre a família de texugos, lontras, doninhas oferece alguns insights sobre o que pode ocorrer com o texugo arctonyx também.

Para os texugos, lontras, e a família de doninhas, as fêmeas atingem a maturidade sexual após 2 a 3 meses, enquanto os machos não atingem a maturidade sexual até um ano de idade. Além disso, nada se sabe do tempo de independência do texugo arctonyx. No entanto, texugos americanos se tornam independentes entre 5 e 6 meses de idade.

O texugo arctonyx, em 1996, foi listado como menos preocupante. No entanto, sua população está diminuindo, e eles estão atualmente listados como quase ameaçados. Na Tailândia e na Índia, eles estão sob altos status de proteção sob a lei. Eles estão ameaçados devido ao uso de cães de caça em toda a Indochina.

Texugo Arctonyx: Comportamento e Dieta

O texugo arctonyx é uma espécie solitária e móvel, o que significa que viaja sozinho. Eles também são ativos à noite (notívagos). O texugo arctonyx muitas vezes enterra-se no solo (fossorial) para encontrar comida ou criar um habitat.

As áreas domésticas do texugo arctonyx descrevem uma seção menor da área geográfica onde ele pode encontrar uma fonte de alimento sustentável e abrigo. Embora, não há nenhuma informação conhecida sobre o tamanho do território exata do texugo arctonyx, as fêmeas do meles meles têm uma gama que engloba 12 quilômetros quadrados.

Não há informações conhecidas sobre os padrões de comunicação para o texugo arctonyx. No entanto, sugere-se que a comunicação tátil e a comunicação via aromas podem ser usadas como visto em outras espécies de mustelídeos como texugos, lontras, e doninhas.

O texugo arctonyx alimentam-se de uma variedade de coisas com base no que está disponível, desde plantas a vermes e pequenos mamíferos. Portanto, é considerado um onívoro. É capaz de encontrar comida usando seu focinho adaptado para sentir cheiros. Ele cava o chão usando o focinho, incisivos e dentes caninos de suas mandíbulas inferiores.

Eles também comem frutas, raízes e tubérculos. Sua comida favorita parece ser minhocas terrestres. O texugo arctonyx é um predador bem equipado, pois possui garras grandes, mandíbulas fortes, pele flexível e temperamento desagradável. Seu padrão de coloração é apozemático, o que significa que tem coloração ou padrões distintos para alertar outros organismos de que é perigoso e deve ser deixado em paz.

O texugo arctonyx é um grande escavador, e pode se esconder fora de vista caso sinta-se ameaçado. Além disso, ele pode produzir secreções de suas glândulas anais, mas não se sabe se é ou não um mecanismo de defesa. Seus predadores conhecidos apenas são felinos, como tigres e leopardos.

Texugo Arctonyx: Importância Ecológica

Há pouca ou nenhuma informação conhecida sobre o impacto do texugo arctonyx em seu ecossistema circundante. No entanto, devido aos seus comportamentos de forrageamento, eles desempenham algum papel no controle das populações de invertebrados. Além disso, eles arejam o solo cavando. Outro papel interessante que desempenham é criar um habitat para outros pequenos animais através de tocas abandonadas.

Há pouca evidência conhecida para sugerir um benefício positivo para os seres humanos do texugo arctonyx. No entanto, alguns grupos na Índia comem o texugo arctonyx e, por isso talvez, é caçado e cultivado para a China. No Laos, a preferência pelo gosto dos texugos varia entre os grupos étnicos. Alguns grupos não se importam com sua carne, enquanto grupos em partes da bacia de Nam Theun os procuram para comer.

Não há efeitos adversos conhecidos do texugo arctonyx em humanos. No entanto, seus parentes, texugos eurasianos, são conhecidos por transportar tuberculose bovina. Existe a possibilidade de que o texugo arctonyx também carregue doenças comuns ao gado. O texugos arctonyx e o texugos eurasiano meles meles possuem uma dieta semelhante e talvez por isso possa ser responsabilizado por danificar colheitas.

Veja também

O Que Fazer Para Acabar Com Ratos no Forro de Casa?

É muito comum que os ratos sejam um grave problema para as famílias de todo …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *